Conheça nosso Blog
O que é usabilidade

O que é usabilidade, e por que isso importa?

Nos últimos tempos, o termo usabilidade vem ganhando forte notoriedade quando o assunto é desenvolvimento de páginas para a web.

Esse é um termo já familiar aos profissionais de UX (user experience), UI (user interface), tecnologia da informação, mas talvez seja algo novo para você.

Dentre os significados dessa palavra, podemos destacar que usabilidade é aquilo que permite um fácil uso. Além, é claro, de fornecer satisfação às necessidades de um uso eficiente. Em outras palavras, para quem busca saber o que é usabilidade de sites, basta focar em como o site é compreendido pelas pessoas – os usuários. Ele entrega o que almeja de forma fácil? Ou as pessoas navegam dentre botões intermináveis até chegarem ao que realmente procuram?

Ao longo deste artigo, tire suas dúvidas sobre o que é usabilidade e se você está fazendo corretamente dentro da sua página. Boa leitura!

Grupo de pessoas realizando um planejamento de usabilidade para um produto digital

 

O que é usabilidade e o que mais você precisa saber sobre o assunto

Definição

Usabilidade se enquadra no projeto de desenvolvimento de um site, aplicativo, ou produto digital fácil de ser utilizado pelo usuário. No caso de um site, é preciso que ele tenha uma disposição clara dos elementos e funcionalidade dos botões, por exemplo, estimulando um bom entendimento. Para isso, é preciso que os seguintes 7 tópicos sejam bem trabalhados:

  1. conteúdo objetivo;
  2. fácil visualização do contato;
  3. definição de estrutura de links;
  4. títulos limpos;
  5. navegação facilitada;
  6. páginas para assuntos específicos;
  7. linguagem clara.

Importância

Entender o que é usabilidade significa entender que o mais importante, no que diz respeito a produtos digitais, é oferecer uma boa experiência ao usuário.

Em suma, a usabilidade está para as páginas de web como uma solução em prol da boa experiência de usuário.

Hoje, as pessoas estão cada vez mais exigentes e sabem o que procuram nos sites e aplicativos. Quando não se satisfazem, podem facilmente deixar seu site, desinstalar o app, e encontrar o que procuram na concorrência.

Portanto, investir em conhecer seu usuário, quais são suas dores e anseios em relação ao produto ou serviço que você tem a oferecer, e como eles utilizam seu site ou app é algo indispensável.

Principais componentes

A fim de executar um bom plano de usabilidade, é preciso seguir alguns componentes essenciais. Dentre eles, estão a aprendizagem, eficiência, satisfação, reminiscência e os erros. Com eles, é possível avaliar, respectivamente, os seguintes 5 tópicos:

  1. grau de facilidade na realização de tarefas simples no primeiro encontro dos usuários com o design da interface;
  2. depois que entendem o conceito, quão rápido os usuários conseguem executar outras tarefas;
  3. se o design é, de fato, agradável;
  4. se depois de um tempo sem utilizar a interface, os usuários permanecem realizando tarefas com êxito;
  5. análise de erros, e quais são as possíveis soluções de recuperação.

Pontos de análise

Entender o que é usabilidade também significa entender a relevância e o papel dos métodos de análise de eficiência.

O sistema avaliado deve sempre informar ao usuário sobre o que acontece. Isso significa dizer que toda a comunicação do produto digital deve ser pensada e planejada para estar próxima da realidade dos usuários, com frases e conceitos familiares, sem margem para duplo sentido ou sem gerar qualquer dificuldade de interpretação.

A principal ideia é que haja uma correspondência entre o produto e a vida real, de forma intuitiva.

8 pontos de análise para a avaliação de usabilidade:

  1. prevenção de erros;
  2. plataforma consistente;
  3. liberdade do usuário;
  4. design minimalista;
  5. documentação;
  6. suporte a usuários na resolução de erros;
  7. utilização flexível e eficiente;
  8. navegação intuitiva e clara.

Experiência do Usuário

O termo experiência do usuário, oriundo do termo inglês UX Design (clique no link e leia nosso artigo completo sobre o processo), é o mais corriqueiro quando se busca o que é usabilidade. Ele representa o processo de criação de produtos digitais de utilização facilitada. Ou seja, basicamente tudo o que vimos até aqui neste artigo.

Quem trabalha com UX Design busca desenvolver uma experiência simples e intuitiva ao usuário. O ideal é que seu trabalho esteja sempre alinhado às estratégias de marketing para captação de leads. Para uma comunicação fluida e eficiente, esse departamento não pode faltar na elaboração da presença digital de uma empresa.

De qualquer forma, o profissional que busca entender a relação que um cliente desenvolve com o produto digital, e que busca métodos para aprimorá-lo e torná-lo cada vez mais intuitivo é o UX Design.

Para realizar isso tudo, é preciso conhecer as necessidades do negócio, reunir informações necessárias e analisar seu público e produto constantemente.

Investindo na experiência do usuário, você está investindo em melhorias na forma como as pessoas enxergam o que a empresa oferece. Automaticamente, aumentando interesses e, dando continuidade ao trabalho de marketing e vendas, aumento de negociações.

Se você quer entender melhor como melhorar a experiência do usuário em um site, leia também o artigo linkado.

Marketing digital

A melhor forma de adequar sua empresa/projeto às demandas atuais para uma saudável presença digital, é contando com serviços de marketing digital. Por isso, vale a pena conhecer as soluções ideais que a Agência Trii tem para você.

Somos uma agência de marketing digital com experiência no mercado. Ao longo dos anos, oferecemos serviços de agência de marketing digital no RJ e marketing digital em São Paulo, sempre focando nas particularidade de cada cliente, buscando a melhor forma de colocá-los mais perto de seus objetivos de marketing.

Em nosso blog, você pode ler outros artigos que explicam melhor conceitos do mundo digital como Call to Action, evergreen content, como funciona o marketing digital para pequenas empresas e muito mais.

Para mais informações, entre em contato conosco!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags