Conheça nosso Blog
evergreen content

Evergreen content: guia prático de utilização

Definir os assuntos a serem abordados pela sua empresa no âmbito digital costuma ser um desafio na estratégia. Ainda mais com a frequente e crescente onda de novos conteúdos que são produzidos diariamente. Para “disputar” com essa atualização e manter-se bem posicionado nos buscadores, o evergreen content é a solução.

Posts que podem ser lidos hoje ou daqui a um ano e transmitirem os mesmos valores são essenciais. Em outras palavras, deve-se construir um conteúdo atemporal que possa sempre servir de referência para o seu público. Neste novo artigo, entenda melhor o que é conteúdo evergreen e as melhores formas de utilizá-lo.

Conheça o conteúdo evergreen

conheça evergreen content

Definição

Em palavras mais claras e objetiva, o conteúdo evergreen aborda um tema que está sempre em alta. Independentemente da época (seja dia, mês ou até ano), é capaz de atrair atenção da audiência. Sabe aquela sua pergunta que é jogada no Google e você acha um post que abrange várias vertentes do assunto? Podendo saciar dúvidas de milhares de outras pessoas? Você foi apresentado, neste caso, ao evergreen content.

A escolha por uma tema que tenha um cunho atemporal e que esteja de acordo com o negócio é missão especial. O importante é entender que o conteúdo pode sim tratar de um tema atual, mas a análise a ser feita precisa ser aprofundada. O que vale mais a pena: um post curto sobre um assunto pontual que será lido uma vez e esquecido ou um post melhor desenvolvido que servirá de base para muitas coisas na vida de quem está lendo, fazendo-o voltar outras vezes ao conteúdo? Investir no conteúdo evergreen pode ser grande diferencial perante os correntes que se preocupam com quantidade em vez de qualidade.

Utilização

A forma como o conteúdo evergreen será aplicado ao seu projeto contará muito no sucesso do planejamento. Esse procedimento é indicado para quem deseja, principalmente, atrair mais visitas ao blog (um aumento significativo). Termos genéricos que atraem a atenção das pessoas não é um erro. O segredo está em transformar esse termo em um conteúdo com informações bem distribuídas e desenvolvidas. Afinal, fornecer uma leitura desagradável também pode fazer a pessoa nunca mais voltar em seu site/blog.

Em geral, o resultado do conteúdo evergreen é a longo prazo. É uma ótima maneira de manter estabilizado e sustentável o tráfego de visitas no site. Além, é claro, de ser um incentivo para sempre praticar a atualização de conteúdos. Quanto mais investimentos em conteúdos do tipo, mais chances de se tornar um site confiável e de qualidade mediante condições do Google, por exemplo.

Vantagens

O evergreen content é muito valioso, e isso já deu para entender até aqui. Porém, existem diversas outras qualidades que fazem desse estilo de redação item indispensável no marketing digital. O tempo, grande inimigo de muitas ações na era da internet, encontra mais empecilhos para atingir negativamente um conteúdo evergreen. A seguir, outras vantagens.

  • Um dos principais objetivos do evergreen content é focar no crescimento nos buscadores de busca. Com esse poder de chamar atenção a longo prazo, é possível otimizar o post e fazer com que o Google atraia mais visitas;
  • autoridade no assunto tratado é importante para qualquer site, principalmente quando de uma empresa. Existe muita concorrência para determinados temas, e se destacar neste meio é preciso. Invista sempre no diferencial que está em desenvolver um conteúdo honesto, completo e com o que seu público almeja encontrar;
  • backlinks são menções feitas por terceiros sobre o seu conteúdo, com a criação de links. Isso gera um aumento nas referências ao conteúdo disponibilizado por você. Para ganhar autoridade e alcançar o topo do Google e ser influente, backlinks são extremamente importantes;
  • no geral, isso tudo influencia na conquista de mais leads para o seu blog. É preciso tratar de assuntos de acordo com o que sua persona deseja.

Como fazer um evergreen content?

fazendo evergreen content

Quais são os tipos?

Existem vários tipos de textos que são considerados conteúdo evergreen e você pode apostar em seu blog. Posts comparativos (diferença entre x e y), listas (x dicas para aumentar a produtividade), guias – você está em um deles, glossário (x termos sobre marketing de conteúdo), checklist (o que não pode faltar na estratégia de marketing digital), curiosidades (tudo o que você precisa saber sobre x), lições aprendidas, mitos, indicações de aplicativos/filmes/séries, conceituais, entre outros.

Como escrever?

O importante é seguir o caminho ideal para escrever um conteúdo evergreen. Primeiro, defina o lugar do funil que deseja ocupar. O indicado é que seja sempre o topo. Defina o tema e, antes de desenvolver o conteúdo, faça uma pauta mediante persona, descrição, referências para o conteúdo, briefing e linguagem utilizada por você.

Depois, estude o assunto a fim de não deixar nenhuma informação mal apresentada. Lembre-se de pesquisar a palavra-chave ideal. Durante a escrita, faça uso de links internos, o que aumenta a permanência e absorção de outros conteúdos do seu site. Por fim, invista no CTA (call to action) ideal. Esse é o momento de incentivar o leitor a executar ações que se convertam positivamente para seu site/empresa.

Quando atualizar?

Com dito anteriormente, manter o conteúdo atualizado é indispensável. Mesmo que seja de cunho atemporal, existem demandas que o tempo apresenta. Além disso, sempre que for possível acrescentar informações ou atualizá-las com novos termos, melhor o ranqueamento nos buscadores. Atente-se aos dados passados, já que eles podem mudar e ter um conteúdo errado é prejudicial ao site.

Por que investir em evergreen content?

Investimento em evergreen content

Para todos os segmentos e tendências, investir em evergreen content é investir na atração de visitantes/clientes. Hoje em dia, se destacar no mercado digital é imprescindível. Para ter resultados sobre melhores, conte com uma agência de marketing digital. A Agência Trii conta com profissionais altamente treinados em conteúdo evergreen prontos para te ajudar. Em nosso blog, você encontra muitos outros conteúdos exclusivos. Entre em contato conosco, nada melhor que uma agência com certificado Great Place to Work ao seu lado.

 

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags