Por Agência Trii
31 de julho de 2018

Ganhar destaque e credibilidade em meio a tanto conteúdo sendo produzido simultaneamente na internet é o objetivo de muitas pessoas. Se tornou comum usar o meio como uma fonte de renda e divulgação de seus produtos e/ou serviços. Aumentar o tráfego no site é fundamental para o crescimento do projeto. Por isso é um dos primeiros objetivos a serem traçados logo nos primórdios. Mas o que muitos não esperam, é que existe todo um estudo necessário para colocar o site no topo do Google e poder finalmente chamar a atenção das pessoas interessadas no assunto.

Dicas essenciais para alcançar o topo do Google

O SEO (Search Engine Optimization) quando bem trabalhado pode resolver boa parte dos problemas na trilha pelo topo do Google. A página do seu projeto precisa gerar interesse no público-alvo. Assim, fica bem posicionada no buscador, que nada mais é que o reflexo do que as pessoas estão procurando e precisando encontrar.

Entenda o Google

Objetivando o topo do Google, é indispensável entender todos os critérios e códigos usados pelo buscador. Eles  influenciam diretamente no bom rendimento digital da sua página. O Google apresenta constantemente diversas atualizações no sistema focadas na experiência que o usuário terá ao acessar seu site. Por essa razão, indica-se ter total dedicação e investimento.

A experiência do usuário não é uma das coisas que constituem o ranqueamento, e sim o ranqueamento propriamente dito. Entender o Google é entender as mudanças de comportamento das pessoas na internet e dos clientes em potencial para a empresa. Ou seja, como se comunicam, os gostos, o que eles esperam quando utilizam buscadores e o que precisam encontrar.

Escolha a palavra-chave

alcançando o topo do google

A palavra-chave vai ajudar a posicionar a página no topo do Google e atrair um número considerável de visitas. É também o que define ao Google os assuntos específicos que a empresa domina, segmentando o tipo de público que o site pode proporcionar uma boa experiência.

No Brasil, o Google recebe 90% do tráfego de pesquisas. O SEO é responsável por otimizar os conteúdos de sites e blogs e incluí-los nesse dado fornecido pelo buscador. Existem várias ferramentas que auxiliam na busca por palavras-chave. Nelas, é possível filtrar algumas possibilidades com o que está sendo mais pesquisado no momento e suas variações com concorrência mais baixa, que pode gerar um acesso mais rápido ao topo do Google.

Por exemplo, pense numa empresa especialista em artesanatos. Nela, as pessoas encontram cursos presenciais e online e também os produtos disponíveis para venda. Com o foco em aumentar a visibilidade digital e investindo em SEO para conquistar bons espaços nos buscadores, a empresa pode abrir um espaço no site dedicado aos artigos (são postagens feitas geralmente na aba “blog”). O propósito é elaborar conteúdos textuais utilizando palavras-chaves. Tendo “artesanato” como palavra-chave do site/empresa, especula-se que a utilização de “cursos de artesanato online” como palavra-chave de um artigo possa atrair novos públicos que estejam buscando especificamente pelo tema e não só por “artesanato”, que é mais generalizado e já faz parte do site.

Faça um bom conteúdo

De nada adianta o investimento em plataformas de pesquisas de palavras-chave se o conteúdo não for relevante. O propósito de tudo o que for inserido no site deve ser para chamar a atenção e apresentar utilidade na vida das pessoas. Quanto mais tempo alguém passa lendo um artigo, a quantidade de vezes que repassam o link nos compartilhamentos em redes sociais e fóruns e alguns outros itens ajudam o Google a entender que sua página soluciona com efetividade os problemas de quem pesquisa pelo assunto.

Encontrar temas não é tão difícil quanto encontrar informações úteis, mas é o que definirá a importância do conteúdo para as pessoas. É essencial proporcionar experiência otimizada e acesso a um assunto único e completo, diferente dos outros disponíveis. Para isso, destaca-se a fundamental relevância de analisar a concorrência e ter certeza que a visão passada sobre determinado assunto, mesmo que replicada em vários outros lugares, possui um diferencial.

Nada melhor para alcançar o topo do Google do que estudar o público e seu interesse em determinados assuntos. A estrutura de um conteúdo textual pede algumas ações importantes para bom ranqueamento e uma delas é fazer links internos durante o texto. Isso ajuda a manter o visitante por mais tempo no site e a criar mais interesse pelo que é abordado.

As imagens que compõem o conteúdo também são necessárias para atrair bons resultados ao executar as técnicas de SEO. Além do tamanho e peso, algumas informações na hora da publicação devem ser preenchidas, como o título e o texto que é exibido quando o mouse se posiciona sobre a foto. Isso influenciará também nas buscas, principalmente quando feitas no Google Imagens.

Invista na construção do site

Construir um site que se adapte a todos os formatos de visualização (computador, celular, tablet e outros) tem grandes chances de atrair a atenção do público-alvo presente dentre as mais de 110 milhões de pessoas que estão conectadas à internet no Brasil, segundo um estudo do IBGE e comentado por aqui anteriormente quando falamos sobre mobile marketing.

Manter o site rápido também ajuda muito a atrair mais visitantes e manter o lugar no topo do Google. Pesquisas apontam que usuários não têm paciência para sites que demoram mais de 3 segundos no carregamento. Para corresponder às buscas por respostas imediatas, é extremamente importante fazer a manutenção do sistema constantemente e atualização do conteúdo.

Divulgue e tenha paciência

O trabalho de SEO demanda certo tempo e deve ser constante. O topo do Google não é fixo e o site pode perder seu lugar em questão de segundos. Destaca-se a prioridade do Google para os sites com mais tempo no ar. Então mesmo que o conteúdo de uma página online seja o mais completo e estruturado, só o tempo, constante trabalho das técnicas de SEO e divulgação em outros meios que levarão o site ao tão almejado topo do Google.

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