Por Agência Trii
20 de junho de 2018

Segundo um estudo do IBGE, só no Brasil, 116 milhões de pessoas estão conectadas à internet, o que equivale à 64,7% da população com idade acima de 10 anos. Considerando este cenário, as empresas estão lucrando cada vez mais com o uso do mobile marketing.

Podemos considerar o Mobile Marketing como uma estratégia que utiliza as características e funcionalidades dos smartphones para melhorar o relacionamento com consumidores. Investir neste método atualmente é quase um pré-requisito para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. Por isso, a Trii reuniu neste artigo todas as informações que você precisa para começar a aplicar essa técnica.

O que torna o mobile marketing interessante para a sua empresa?

entenda o mobile marketing

Possibilidade de aumento nas vendas

Criar uma estratégia voltada para a internet pode ser extremamente lucrativo para empresas de e-commerce. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Google, o comércio eletrônico vai dobrar o seu faturamento até 2021, com o crescimento de 12,4% ao ano.

O motivo dessas estatísticas é a praticidade que o consumidor encontra por meio do celular. Além do conforto de não precisar sair de casa para realizar a compra, as chances de encontrar o produto desejado são maiores, por causa da variedade de opções na internet. Sem contar que muitas vezes o custo e benefício é melhor. Isso acontece porque os donos de e-commerce não precisam arcar com os custos que uma loja física oferece, tendo maior flexibilidade para baixar preços.

Interatividade com o público

Investir no Mobile Marketing também te aproxima dos clientes, o que é um fator indispensável para aumentar a fidelidade com a marca. A praticidade do celular também auxilia na resolução de problemas, garantindo maior satisfação ao consumidor e aumentando a confiabilidade dele na sua marca.

Sem contar que, a agilidade da informação propagada é muito maior do que nos outros meios de comunicação. Dessa forma, as chances do conteúdo divulgado por sua empresa em redes sociais alcançar mais pessoas são muito maiores. Não se esqueça de que as pessoas estão o tempo inteiro no celular, checando notificações. Utilizar isso a favor de uma marca é uma estratégia efetiva e simples.

Segmentação

Fazer uma estratégia de marketing voltada para a grande massa não é efetivo há muito tempo. A chave para alcançar mais pessoas é a segmentação e isso é ainda mais simples com o Mobile Marketing. Quando levamos em consideração negócios locais, essa ferramenta é ainda mais necessária.

Atualmente, a maioria dos celulares tem localização por GPS, o que facilita que empresas direcionem anúncios apenas para determinada região. Dessa forma, as pessoas atraídas serão apenas aquelas com potencial para se tornarem clientes, aumentando a taxa de conversão e diminuindo o custo com campanhas pouco eficazes em outros canais.

Quais os principais métodos de aplicação do Mobile Marketing?

Criação de páginas e sites responsivos

Qualquer empresa que deseja investir em Mobile Marketing precisa criar uma página web responsiva para ontem! Considere os dados sobre a utilização de smartphones que divulgamos no início desse artigo e pense na dificuldade que o consumidor terá se o site da sua empresa não for adaptado para dispositivos móveis. As chances de perder potenciais clientes são muito maiores.

Sem contar que esse é um requisito exigido pelo Google para permitir que a sua página na web apareça entre os primeiros resultados nas buscas. As vantagens de ter um site responsivo são a diminuição da taxa de rejeição nas métricas e, um website mais leve e ágil por ser otimizado para mobiles. Portanto, desenvolver esse passo é fundamental para qualquer marca.

Código QR

O código QR tem se tornado muito comum entre as empresas e tem alta aprovação dos consumidores, pela praticidade de uso. Ele é utilizado como um código de barras em que a leitura é feita pela câmera do celular. Esse é um método simples e seguro para direcionar possíveis clientes para uma página específica na internet.

Você pode utilizar o código para direcionar clientes para o seu site ou para vídeos institucionais da empresa. Também é atrativo realizar promoções com o código ou até mesmo pesquisas de qualidade. Essa ferramenta é muito versátil e com poucas desvantagens, por isso não tenha medo de investir na criatividade.

Redes sociais

É claro que as redes sociais são vantajosas para o negócio de qualquer marca e explorá-las nunca é demais. Incentive o seu público a compartilhar o conteúdo da sua página por meio de um material criativo e inovador, focado em curiosidades e soluções para os clientes.

Tenha a ciência de que a internet é um ambiente que exige variedade, por isso nem sempre é interessante fazer apenas posts institucionais e repetitivos. Garantir que o seu negócio tenha uma boa presença nas redes é uma forma potente de aumentar o número de clientes e a lucratividade da sua empresa.

Entretanto, também é importante estar atento quanto ao material publicado. Da mesma forma que as redes sociais para empresas trazem inúmeros benefícios, uma campanha mal intencionada ou respostas ríspidas em postagens podem destruir a imagem da sua empresa, justamente pela facilidade de viralizar conteúdos. Tenha um plano de ação bem elaborado para colocar essa estratégia em prática.

Podemos concluir agora que o Mobile Marketing é fundamental para o sucesso de uma marca e se for bem aplicado, as chances de aumentar os lucros do seu negócio são inúmeras.

Se você deseja utilizar o mundo digital para alavancar a sua organização, conte com a Trii! Nosso objetivo é ajudar pequenas e médias empresas a vender mais pela internet, criando soluções ideais para cada cliente. Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos serviços!

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