Por Agência Trii
17 de julho de 2017

As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida de pessoas e, por conta disso, o uso delas por parte das empresas tem sido cada vez mais interessante, tanto como um meio de divulgação da marca como também para melhorar o relacionamento e o atendimento entre a empresa e o cliente. Mas você sabe como usar essas ferramentas ao seu favor? Confira cinco dicas para usar as redes sociais para empresas e expandir o seu negócio.

utilizando redes sociais para empresas

 

5 dicas de como usar as redes sociais para empresas

1- Tenha um perfil completo

Em primeiro lugar não vai adiantar de nada utilizar várias redes sociais para empresas sem dedicar um tempo do seu dia para fazer atualizações, acompanhar todas as publicações e responder ativamente seus clientes por meio de mensagens e comentários. Você deve alimentar a sua página com conteúdos relevantes e interessantes relacionados ao seu nicho ou sua área de atuação. Além do mais, você precisa estar sempre disponível para receber e responder todas as críticas sobre seu produto, bem como responder as dúvidas que possivelmente vão aparecer.

2- Tenha um objetivo

É interessante também ter transparência e dominar os assuntos sobre os quais você vai publicar. É necessário deixar bem claro a área de atuação de sua empresa, o que ela oferece e quem são os profissionais responsáveis pelo setor de comunicação da instituição. Caso a sua empresa restrinja os conteúdos apenas para assuntos relacionados ao seu campo de atuação, não terá qualquer possibilidade de cometer erros em suas publicações e com isso, o seu cliente terá mais confiança.

Não utilize as redes sociais para empresas para responder as mensagens de seus clientes de maneira padronizada. Os usuários querem se relacionar, possuem dúvidas e comentam em posts, querem ser ouvidos e lembrados. Responder seus fãs de maneira mais pessoal é importante para que ele se sinta especial e, por isso, trate cada um deles como se fossem os únicos clientes que a sua empresa possui. Eles vão admirar toda a sua postura e com certeza a sua marca será uma das mais queridas por ele.

3- Aposte em bons conteúdos

Outra dica extremamente relevante para quem deseja usar as redes sociais para empresas é analisar e sempre estudar os conteúdos antes de publicá-los. Você precisa separar o tipo de conteúdo para cada rede social veiculada e é importante focar sempre em pontos fortes da instituição. Para que você possa fazer isso, você precisa postar o conteúdo certo na rede social certa e no momento certo; isso fará toda a diferença na hora de engajar o público a ser atingido.

É importante que você mantenha sempre o ritmo das postagens. Um dos grandes erros das empresas com relação às redes sociais é começar seu perfil com um excesso de postagens e ir diminuindo com o decorrer do tempo. Você deve equilibrar isso para que não haja nem excessos, nem faltas. Deve postar o suficiente para não ser esquecido e manter uma produção de postagens estável.

4- Transmita uma boa imagem

Um dos maiores erros das empresas é tentar cobrir suas falhas de serviço. Através da web, inúmeras vezes clientes insatisfeitos fazem publicações com muitas reclamações e a empresa apaga essas publicações, mensagens e comentários sem dar a satisfação devida para o cliente. Ações como essa podem prejudicar a imagem de sua empresa diante os olhos dos clientes e não ajudam a resolver o problema, uma vez que o cliente insatisfeito pode ainda continuar reclamando. O mais recomendado é utilizar as redes sociais para empresas como uma forma de mostrar toda a atenção possível para o problema do cliente e responder suas mensagens, com o objetivo de solucioná-lo o mais breve possível. Com isso, a sua empresa ganha mais credibilidade e confiança até mesmo por parte do cliente que relatou o tal problema.

5- Crie grupos para promover conversas acerca do seu mercado de atuação

Esta é uma estratégia usada por muitas empresas de diversos segmentos, que é a criação de grupos com o intuito de promover conversas acerca de determinados assuntos ou serviços oferecidos. Assim é possível que a marca ou o usuário possua contato mais próximo com seus seguidores.

Nesta era de conectividade, vence a empresa mais completa e preparada. É demasiadamente fácil perder o potencial de um cliente, por isso, mantenha os dados de contato sempre à vista. As redes sociais para empresas podem ser o caminho mais curto para que seus futuros clientes conheçam o seu negócio e façam o primeiro contato.

Dica extra: Gerencie processos

Não adianta ter um bom relacionamento nas redes sociais para empresas se você não gerencia esse processo. A questão é que você precisa acompanhar os resultados para ver se eles realmente estão sendo positivos e qual a dimensão deles.

Esse processo de otimizar as redes sociais para empresas certamente aumentará seus lucros, já que há uma maior atração dos clientes. Por isso, a dica extra é utilizar um sistema de gestão empresarial para auxiliar no controle de novas e das atuais vendas e na gestão financeira.

Isso porque, ao ter uma completa visualização do seu fluxo de caixa através de um sistema de gestão financeira e acompanhamentos das vendas através de relatórios, você conseguirá saber o que pode melhorar e o que deve manter na sua estratégia de marketing nas redes sociais e fora dela.

Sabendo como um ERP auxilia na sua estratégia de marketing, você tem mais chances de construir uma estratégia sólida para desenvolver o marketing da sua empresa.

As redes sociais para empresas, aliadas aos links patrocinados podem ser a melhor escolha para que a sua empresa cresça e fidelize cada vez mais clientes. Deixe que a agência Trii te ajude nisso! Navegue em nosso site e conheça tudo o que podemos fazer pela sua empresa!