O valor do marketing digital hoje em dia é evidente. A influência que as mídias digitais têm no sucesso (ou derrota) de uma empresa é cada vez maior, portanto, é preciso refletir sobre a importância do conteúdo de tudo o que é postado na rede em nome da empresa. Ter um site com informações básicas sobre os produtos ou serviços prestados já não é suficiente para ser encontrado por um cliente em potencial, nem para se destacar da concorrência. É preciso não apenas conquistar, mas fidelizar e engajar seu público-alvo para se obter sucesso. Dessa forma, a resposta para a questão “como consigo engajar pessoas?” hoje é mais do que urgente.
Por isso, a Trii vai te dar algumas dicas e explicar um pouco mais sobre o que é Inbound Marketing, e como esse conceito relaciona-se com o marketing de conteúdo.
Podemos simplificar dessa forma: no Inbound Marketing a intenção é conquistar o interesse das pessoas, enquanto no Outbound Marketing esse interesse seria forçado, ou comprado (aquela velha tática de “empurrar” os produtos ou serviços para os clientes), o que torna o Outbound Marketing uma estratégia tradicional, mas que traz pouco resultado.
Hoje o consumidor busca empresas que passem credibilidade antes de pedir seu dinheiro. Propagandas de TV, telemarketing ou revistas, por exemplo, custam caro e atingem muitas pessoas que podem não se interessar pelo que a empresa tem a oferecer, enquanto manter um blog ativo, gravar vídeos, produzir conteúdo para mídias sociais direcionados a um público-alvo é muito mais barato e traz mais resultado. O Inbound Marketing custa 62% menos que o Outbound Marketing.
O comportamento do consumidor atual é claro: ele busca aquilo que o interessa. Portanto, a regra número um é conhecer bem o público-alvo que a empresa quer atingir. Saber o que o público procura, o que espera da empresa, como se comporta, sua linguagem, que mídias acessa – tudo isso deve ser levado em consideração na hora de se produzir conteúdo. Tenha em mente que é através desse conteúdo que um potencial cliente chegará até sua empresa, e, além disso, poderá desenvolver um relacionamento através do site, blog ou redes sociais. É preciso focar e ser criativo, buscando entreter e/ou educar.
Todo o conteúdo criado e disponibilizado na internet será visto e compartilhado, se gerar interesse. Por isso é importante que esse conteúdo seja relevante, e não apenas uma propaganda sobre a empresa.
O segredo é fazer o conteúdo certo, no momento certo, para as pessoas certas. Dessa forma, será possível gerar tráfico de qualidade para sua página, e atrair potenciais leads para que eles se tornem, posteriormente, clientes satisfeitos.
O engajamento está associado à confiança do consumidor na marca. Portanto, nunca poste informações falsas ou plagiadas, pois isso pode resultar na perda de credibilidade da empresa perante o consumidor. Salvo isso, não há limites para o Inbound Marketing, à não ser a criatividade de quem o faz.
O Inbound Marketing serve para atrair tráfico, transformar visitantes em leads, transformar leads em vendas, fidelizar clientes, agregar valor à marca, e tem como objetivo último encantar os clientes para que eles se tornem verdadeiros divulgadores de seu negócio.
Gerar conteúdo de qualidade é importante tanto para a startup quanto para uma grande empresa. A Trii pode ajudar a sua empresa a crescer com a ajuda do Inbound Marketing. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!
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