Existem vários índices de desempenho que precisam ser pensados e avaliados durante a execução do planejamento de marketing digital. Entre eles estão os KPIs e métricas. Apesar de serem essenciais, esses dois termos podem gerar muitas dúvidas por estarem bastante relacionados. Por conta disso, muitas vezes, acabam não sendo bem interpretados. Assim, saiba que a falta de compreensão deles prejudica futuros planejamentos e ações. Continue lendo este artigo que a Trii preparou para lhe ajudar!
Primeiramente, falaremos das métricas para que a compreensão fique mais fácil!
De uma forma simples de falar, as métricas são as informações de uma ação. Elas monitoram o comportamento do usuário dentro do site, blog ou loja. Apresentam, assim, os dados que formam a base da análise de performance. Dessa forma, por meio do resultado delas é possível verificar a necessidade de modificar ou não o planejamento feito.
Assim, as métricas aparecem nas seguintes opções:
À vista disso, as métricas são comumente observadas pelos profissionais que trabalham com Google Analytics e Google Ads, ferramentas que ajudam análise de resultados no digital.
Key Performance Indicator ou KPI é o nome dado aos indicadores-chave de desempenho. Este índice é gerado a partir das métricas por meio de cálculos que o Google Analytics gera. Desta forma, o KPI aponta os resultados que foram obtidos de acordo com o que foi previamente estabelecido.
Podemos encontrar esse indicador nas seguintes categorias:
Além do marketing digital, o KPI pode ser aplicado em algumas áreas da empresa, como:
Portanto, a principal diferença entre KPIs e métricas está em quando devem ser definidos e planejados. Sendo assim, o primeiro está relacionado com o desempenho do negócio e com os resultados. Já o segundo índice está voltado para os objetivos das campanhas e o comportamento dos usuários.
Apesar de serem diferentes, o KPIs e métricas estão relacionados entre si e são codependentes. Ou seja, um precisa do outro para existir. Portanto, são essenciais para que um bom plano de marketing funcione como esperado. Por isso, saber interpretá-los corretamente é tão importante.
Conheça a Trii! Nós somos uma agência de marketing digital e estão sempre atentos ao desempenhos dos KPIs e métricas dos nossos clientes. Os nosso profissionais estão sempre atentos, além de muito bem formados para interpretar estes índices de maneira correta. Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços!
Gostou do nosso conteúdo? Então, confira mais algumas dicas para o seu negócio que separamos:
O que é marketing humanizado? Venha descobrir seus benefícios e por que a produção feita…
No artigo, a Agência Trii te mostra a importância do marketing de posicionamento para pequenas…
Quer começar bem o ano? Então, comece desacreditando nestas 7 mentiras sobre SEO, que a…
Já ouviu falar na sigla NEEATT? No artigo, a Agência Trii explica para você. Confira…
Nesse guia, a Agência Trii explica a importância do uso de SEO para pequenas empresas!
Veja nesse artigo as novas tendências do marketing digital para 2025. Venha conferir com a…