Por Agência Trii
23 de junho de 2016

O marketing digital é uma tendência indiscutível. São diversos os campos que o utilizam atualmente, em infinitas maneiras de aplicação. Uma delas, que está em crescimento constante, é o marketing político digital. Você já percebeu a presença desta ferramenta no seu dia a dia?

O marketing político digital vem sendo cada vez mais utilizado por conta de seus diferenciais: uma forma barata e simples de divulgação, diálogo com os eleitores, facilidade de organização de militâncias e geração de engajamento político. A seguir, veja como funciona e alguns exemplos de políticos que utilizam esse método constantemente.

Marketing digital político: o que é

saiba sobre o marketing político digital

 

O marketing digital em si é um conjunto de ferramentas online que fazem com que uma empresa ou pessoa apareça de diversas formas na internet. Isso pode ser feito com um site, blog, rede social e outros. O marketing político digital nada mais é do que todas essas práticas aplicadas em um âmbito político, a fim de divulgar candidatos, suas plataformas, manifestações, etc.

Por dia, aproximadamente 62 milhões de brasileiros acessam o Facebook. Dessas, 50 milhões o faz por dispositivos móveis. Outro dado considerável é que por volta de 67% dos brasileiros com acesso à internet se informam pelo Facebook. Ou seja, tanto para uma empresa quanto para uma pessoa pública, investir em marketing digital garante um retorno praticamente certo.

Atualmente, os políticos vêm fazendo uso constante desses instrumentos como uma forma de vencer a comunicação tradicional, na qual o público não tem chance de resposta. Nessa nova maneira, os eleitores, no caso, têm total liberdade de comentar nos artigos e posts e esclarecer suas dúvidas sobre as plataformas do candidato, o que gera maior aproximação e identificação.

Conheça alguns casos de marketing político digital

Hoje em dia, já podemos notar diversas personalidades políticas que se formaram na internet e, por causa dela, são muito conhecidas e constantemente citadas nas grandes mídias de massa tradicionais.

Um dos exemplos mais conhecidos é o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo. Em conversa com sua assessora de comunicação, Renata Souza, ela nos contou um pouco sobre como eles utilizam as mídias digitais nas campanhas. A estratégia principal deles é utilizar as redes sociais como base da divulgação. Essa escolha se deu por eles não quererem depositar verbas em propaganda eleitoral na televisão e rádio.

Tanto pelas redes sociais quanto pelo site do candidato, a assessora afirma que eles sempre buscam uma comunicação simples e clara. Além disso, eles dependem, basicamente, das redes sociais para esclarecer qualquer tipo de desentendimento causado por notícias divulgadas nas grandes mídias.

Renata também disse que percebe que o bom gerenciamento do blog e redes sociais gerou um retorno maior do que o esperado por eles. Diariamente, a página do deputado estadual no Facebook recebe relatos de pessoas que mudaram seus posicionamentos políticos ou puderam saber sobre militâncias e participar delas por conta dessa presença nas redes sociais. Isso faz com que eles acreditem na efetividade do marketing político digital e continuem alimentando as páginas.

Outro político que ficou muito conhecido por seu posicionamento nas mídias digitais é o deputado Jair Bolsonaro. Por uso de sua página no Facebook, site e blog, Bolsonaro construiu sua imagem e pôde demonstrar de forma ainda mais clara seu posicionamento e defesas. Assim como Freixo, ele também usa suas páginas para esclarecer divergências das mídias de massa, organizar militâncias e gerar engajamento.

O fato de esses e outros políticos estarem presentes na internet faz com que sejam cada vez mais conhecidos tanto pela massa quanto por personalidades influentes. Existem muitos artistas e cantores que os apoiam e, por isso, colaboram com essa divulgação de forma orgânica. Com isso, pessoas que antes não se interessavam por política passam a se identificar com um candidato que é apoiado por um artista ou formador de opinião.

Invista com quem entende de marketing digital

Preparar um plano de marketing digital não é fácil. Você precisa saber a melhor estratégia para o seu negócio e como deve aplicá-la. Por isso, contar com quem entende é essencial e garante retorno positivo. A Trii é especialista no ramo e irá te ajudar a elaborar a melhor maneira de realizar o seu marketing digital. Entre em contato conosco para mais informações.

 

Links úteis:
marketing digital RJ
agência digital RJ
anunciar no Google
links patrocinados
como anunciar no Google