Marketing digital

Memes no marketing digital: veja como usá-los na sua empresa!

Nos dias atuais, é muito comum ver pessoas usando memes. Tanto em conversas quanto compartilhando abertamente em redes sociais. Porém, mesmo com essa fama, nem todas as empresas não optam por este recurso por não entenderem como ele pode ser utilizado. Isso pode ser um erro. É preciso entender como usar os memes no marketing digital.

Uma coisa essencial para a sobrevivência de uma empresa é que ela se mantenha atualizada às novas tendências. Mas o negócio não sobrevive só com essa consciência de que essa atualidade existe. É preciso utilizá-la. Para te auxiliar nessa adaptação, a Trii mostrou este artigo lhe dando dicas de como empregar memes no marketing digital. Continue lendo!

Por que usar memes?

Como dito anteriormente, meme é um conceito extremamente atual. Por isso, se você deseja alcançar o público que é heavy user de redes sociais, os memes são um recurso interessante. Utilizando memes no marketing digital, você estará:

  • se aproximando do seu público;
  • criando um sentimento de empatia;
  • ganhando chances de seu post ser compartilhado;
  • gerando uma relação de confiança com o consumidor;
  • tornando sua página um lugar de descontração.

Ou seja, você cria um ambiente atraente e divertido para o público. Além disso, ainda a “amizade” e a experiência do cliente com a sua marca melhoram. Se seu engajamento está ruim, o meme pode ser um ótimo recurso para ajudá-lo. Agora, você precisa entender como deve usá-lo.

Como usar memes no marketing digital?

Após entender o quão benéfico pode ser o meme no marketing digital, chegou a hora de saber como usar. Veja as dicas a seguir e entenda o que fazer para se dar bem com seu público.

Conheça sua marca

Se sua marca já existe há um tempo, é preciso que você analise o perfil dela. Usar memes no marketing digital da sua empresa realmente faz sentido? A personalidade da sua marca realmente usaria esse tipo de conteúdo?

Entenda seu público

Para o setor de marketing é extremamente útil entender quem é seu público. Através de métricas, por exemplo, você consegue identificá-lo. Dessa forma, você precisa saber se o seu público realmente se encaixa no grupo de heavy user de redes sociais. Se seu público é mais velho, muitas vezes ele não está nesse meio. Ou seja, será que vale a pena investir recursos nesse tipo de conteúdo? Descubra.

Tenha bom senso

Alguns memes não são apropriados para certa idade. Assim como existem outros conteúdos que não são bem interpretados pelo público, ou são ofensivos. Observe se eles farão bem à sua reputação. Analise se realmente vale a pena investir nesse, especificamente. Trará consequências ruins? Pense melhor antes de publicar.

Analise o contexto

É interessante que, antes de usar um meme em seu marketing, ocorra uma pesquisa para saber de onde veio. Não é interessante para a marca que seja compartilhado em sua rede social um meme que não converse com seu departamento. Uma empresa do setor têxtil não deve falar de um meme direcionado ao futebol.

Preste atenção no timing

Existem memes que tem validade curta. Ou seja, ele faz sentido em um momento. Mas, depois de certo tempo, ele não faz mais tanto sentido e perde a graça. Isso acontece com frequência. Observe qual a durabilidade daquele meme e tente entender se ele ainda é engraçado. Será que o público ainda ficará animado com ele?

Usar esse método descontraído para se comunicar com o público é ótimo! Assim você pode garantir que ele ficará por perto. Seu consumidor deduzirá que você o entende. Essa é uma ótima estratégia para se aplicar no plano de marketing digital de uma empresa.

Entre em contato com a Trii!

Nós somos uma agência de marketing que possui vários cases de sucesso. Atuamos no Brasil inteiro e contamos com uma equipe totalmente qualificada. Você precisa de uma agência de confiança e que saiba como usar memes no marketing digital? Está no lugar certo. Entre em nosso site e conheça-nos melhor! Tem dúvidas ou deseja contratar nossa empresa? Entre em contato conosco!

 

Links Úteis:

Marketing Digital em SP

Compartilhe

Artigos recentes

Gestão Empresarial: benefícios da inteligência artificial para empresas

Entenda como aproveitar os benefícios da inteligência artificial para empresas e aumentar os resultados com…

3 semanas atrás

Como dominar as buscas online através do marketing de conteúdo

Com dificuldade para dominar as buscas online com marketing de conteúdo? Aprenda tudo neste artigo…

1 mês atrás

Redes sociais para empresas: como usar em seu favor?

Aprenda como se deve usar as redes sociais para empresas de pequeno porte impulsionarem seus…

3 meses atrás

Quanto custa anunciar no Google: entenda como investir!

Quer aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes? Nesse artigo, confira quanto custa anunciar no…

4 meses atrás

Descubra qual é o uso do copywriting no marketing digital!

Consegue entender para que serve o copywriting no marketing digital? Onde se aplica? Confira essas…

5 meses atrás

Quais são as métricas de marketing mais importantes?

Quer saber quais são as métricas de marketing mais importantes na sua empresa? A Trii…

6 meses atrás