Você já se perguntou quais são as métricas de marketing mais relevantes para o seu negócio? Independente da praça do seu negócio, é essencial entender os números e resultados. Por isso, em algumas situações, é interessante saber quais indicadores é necessário acompanhar.
Neste artigo, a Trii explica quais são as métricas de marketing que realmente importam para o sucesso da sua estratégia. Descubra como medir o desempenho das suas campanhas!
Calcular as métricas de marketing é fundamental para empresas e marcas que desejam, um dia, alcançar bons resultados. Afinal, são elas que oferecem uma visão clara e objetiva do desempenho das estratégias e campanhas. Esses dados permitem uma avaliação precisa do impacto das atividades de marketing, ajudando a identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria.
Ao compreender o que está e o que não está funcionando, as equipes de marketing podem ajustar suas abordagens de maneira mais eficaz. Assim, é possível maximizar o retorno de investimento e impulsionar o crescimento do negócio.
Abaixo, confira quais são as métricas de marketing mais importantes!
A taxa de Retorno sobre ativos, também conhecida por ROAS, é uma métrica financeira. É usada para saber quanto uma empresa está ganhando em cima de um investimento de campanhas e ações. Qual o retorno desse gasto? Ele é positivo? Ou, será que é melhor repensar o investimento em determinada estratégia?
O cálculo para essa métrica é o seguinte:
ROAS = Receita gerada por anúncios / Custo
E, como saber se o valor do ROAS é alto ou baixo? Na verdade, não existe uma resposta certa para essa pergunta. São necessários testes práticos. Além disso, não compare valores de campanhas diferentes, isso não funciona. Com a prática e tempo, você passa a entender se o valor de retorno é o suficiente, se o resultado foi baixo ou alto.
Também conhecido pela sigla CPL, o custo por lead pode ser resumido da seguinte forma: o quanto a empresa gasta para atrair um possível cliente. Lead não é um cliente ainda, mas é uma pessoa que atende ao público que sua marca deseja atrair e, se as estratégias de marketing digital utilizadas forem as corretas, pode ser convertida em cliente.
Será que o seu investimento está sendo útil? Será que o gasto está compensando pela quantidade de pessoas atingidas e atraídas? Para saber isso, usa-se a seguinte fórmula:
Custo por lead = Custo total / Leads Gerados
Uma variação do CPL, o CPA, ou custo por aquisição, trata-se de uma das métricas de marketing mais importantes: a que diz se o valor gasto está compensando pelo número de clientes adquiridos. Avalia o desempenho de uma campanha de marketing e indica se o investimento foi lucrativo. Isto é, se comparado ao valor médio de venda da sua solução. O valor gasto compensou, se pensar no valor que irá ganhar por cada cliente adquirido?
O cálculo que geralmente utilizamos para classificar esse resultado é:
Custo por aquisição = Custo total / Clientes convertidos
NPS – Net Promoter Score é uma métrica crucial para avaliar a satisfação e fidelidade dos clientes. Eles são leais? Geralmente, é obtido por meio de uma pergunta simples: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa/produto/serviço para alguém?” Assim, as respostas variam entre:
No fim, ao juntar o resultado de todas as respostas, subtraí-se a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. O resultado varia entre -100 a +100. O ideal é que o número seja o mais alto possível, indicando que a maioria dos seus clientes é leal e promoveria a empresa.
A análise do total de tráfego e conversões é uma peça-chave quando falamos em métricas de marketing. É essencial quando se busca entender o desempenho das estratégias utilizadas pela empresa ou marca. Monitorando o site pelo Google Analytics ou SE Ranking, por exemplo, é possível entender o número de visitas em seu site e as interações, como cliques em links e tempo de permanência (tráfego). Também é importante avaliar as vendas, cadastros ou downloads que essas visitas geraram (conversão).
Dessa forma, é possível entender o que está funcionando ou não, permitindo direcionar seus recursos para as iniciativas mais lucrativas, aumentando as chances de crescimento da sua taxa de conversão.
Deseja ajuda qualificada para saber quais são as métricas de marketing que sua empresa precisa acompanhar, como interpretar e melhorar os resultados? Conte com a Trii! Somos uma agência de marketing digital do RJ. Oferecemos os mais diversos serviços para garantir uma gestão completa da sua empresa, como gestão de Google Ads e Mídia em geral, site, SEO, blogs, redes sociais, e mais.
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