Escrever textos persuasivos que convencem o usuário a praticar uma ação, como comprar um produto/serviço, se inscrever em uma newsletter ou acessar uma página. Essa é a função do copywriter, ou seja, o responsável pelo copywriting no marketing digital. Essa é uma definição básica de um modelo muito mais profundo de escrita, e que envolve até mesmo psicologia para se basear, acredita? Conheça mais sobre o assunto no novo artigo da Agência Trii.
Se engana quem pensa que as estratégias de copywriting no marketing digital ficam restritas a apenas uma área. O copy, para os íntimos, pode ser utilizado desde os anúncios, passando pelo e-mail marketing e finalizando em um post blog completo. Ou seja, o copywriting pode ser utilizado em qualquer lugar, desde que seja bem feito.
Com o passar dos anos, o crescimento do marketing digital e do inbound marketing, foi possível perceber que o que atrai o usuário não é só uma boa propaganda, mas informações claras sobre o produto/serviço e que agreguem valor a ele. Ou seja, resolver um problema.
Entenda a dor do usuário
Parece missão para psicólogo, não é mesmo? Mas não é! Sempre que você pesquisa algo na internet, está buscando resolver um problema. Esse problema pode ser econômico, como ganhar mais dinheiro; pode ser uma necessidade, como adquirir um produto ou serviço, e por aí vai. Ou seja, problemas envolvem dores e são essas dores que você deve resolver. Mas, como?
O consumidor pode fazer uma compra por impulso ou por necessidade. Nos dois casos, o que faz a diferença na hora da tomada de decisão são os gatilhos mentais utilizados da forma correta.
Os gatilhos mentais são estímulos que influenciam diretamente na tomada de decisão. Saber como aguçá-los é uma ótima ferramenta de persuasão. Alguns tipos são:
Sim, este artigo utilizou técnicas de copywriting no marketing digital em sua escrita.
No Blog da Trii, especialista em marketing digital em São Paulo e no Rio de Janeiro, você encontra um guia completo de como vender com palavras utilizando o copywriting. Acesse agora mesmo e perceba a diferença nos seus métodos de escrita!
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