Conheça nosso Blog
2019 08 07 Analista De Conteudo

O que faz um analista de conteúdo?

Produzir conteúdo é uma tarefa de extrema importância e funcionalidade para empresas que desejam investir no marketing digital. Aliás, outro grande questionamento é exatamente esse: qual área do marketing entra tal produção? O que ela abrange? Apenas aquele texto que entra nas redes sociais ou em alguma página do site, só para preencher espaço? Se engana quem pensa dessa madeira. Para esclarecer quaisquer dúvidas, acompanhe este artigo e descubra quais são as funções atribuídas a um analista de conteúdo.

Afinal, o que é um analista de conteúdo?

Uma analista de conteúdo está digitando texto em um notebook

O analista de conteúdo desenvolve estratégias ligadas ao marketing digital, que está, inclusive, em grande crescimento. Por meio de técnicas embasadas nas regras de SEO, e copywriting, são desenvolvidos textos que estampam diversas plataformas. Seja site, blog, redes sociais, anúncios e tudo que abrir essa demanda. Todo o trabalho é planejado, executado e monitorado com ferramentas que possibilitam alcançar e converter os usuários em leads.

Marketing digital

No marketing digital, o analista de conteúdo assume a função de cuidar, texturalmente, de redes sociais, anúncios e outras campanhas. Ter um bom conteúdo é a base para quaisquer ações de marketing, e o texto — bem como sua estrutura baseada em palavras-chave — consegue entregar bons resultados.

Marketing de conteúdo

A área específica do marketing digital que cuida do segmento é o marketing de conteúdo. Aqui, encontra-se o ciclo de produção: planejar, pesquisar, criar, publicar, analisar e monitorar. O profissional, ou seja, analista de conteúdo, fica responsável por produzir conteúdos que gerem interesse pela área do cliente. Oferecer soluções e suporte ao público desse cliente é uma das táticas para conversão.

Inbound marketing

Inbound marketing é uma maneira de atrair clientes para o site por meio do conteúdo produzido. Esse conteúdo aposta na atração voluntária. Por isso, na maioria das vezes, o conteúdo busca oferecer solução para um problema da pessoa. Aqui, encontram-se as etapas de topo, meio e fundo de funil, cada uma com suas funcionalidades e estratégias.

Quais são as etapas do trabalho?

Planejamento

Aqui, o analista de conteúdo define a persona e define qual é a jornada de compra. Com isso, é possível elaborar um calendário para as empresas com conteúdos relevantes e que convertam. Deve-se valorizar o conteúdo de qualidade informativa, com soluções ideais para problemas comuns.

Elaboração

Criar o que foi planejado é, obviamente, a segunda etapa do processo de criação de conteúdo. Na verdade, onde ele é de fato criado. É possível incluir textos, ebooks, infográficos, podcasts, vídeos e outras mídias. Além disso, não se deve ignorar as regras de SEO de copywriting.

Análise

Checar se a palavra-chave foi utilizada corretamente, ou se o call-to-action, responsável por manter o usuário em outras páginas de interesse e convertê-lo, foi bem desenvolvido. A análise de texto e SEO busca entregar um conteúdo com linguagem clara e abastecido de mídias interessantes. Isso gera visualizações orgânicas e compartilhamento.

Monitoramento

Depois de entregue (publicado), o analista de conteúdo deve monitorar os resultados. Geração e qualificação de leads, aumento de tráfego no site, de compartilhamentos e seguidores nas redes sociais. Esse monitoramento é essencial para entender as demandas do público e continuar oferecendo soluções.

Habilidades necessárias para analista de conteúdo

  • Regras de SEO;
  • redação para web;
  • Google Analytics;
  • copywriting;
  • redes sociais;
  • Google Search Console;
  • e outras habilidades.

Como contratar os serviços?

Óculos, papel e caneta em cima de uma mesa fazem parte do trabalho de um analista de conteúdo

A sua empresa precisa de um analista de conteúdo para se destacar nas pesquisas do Google sobre assuntos que você domina. Conte com uma agência de marketing digital de qualidade. Conte com a Agência Trii. Oferecemos serviços de marketing digital em São Paulo, soluções em marketing digital no RJ, gestão de links patrocinados, gestão de Google Ads, marketing de conteúdo e muito mais. Entre em contato e conheça as nossas soluções!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags