Por Agência Trii
02 de setembro de 2020

Escrever textos persuasivos que convencem o usuário a praticar uma ação, como comprar um produto/serviço, se inscrever em uma newsletter ou acessar uma página. Essa é a função do copywriter, ou seja, o responsável pelo copywriting no marketing digital. Essa é uma definição básica de um modelo muito mais profundo de escrita, e que envolve até mesmo psicologia para se basear, acredita? Conheça mais sobre o assunto no novo artigo da Agência Trii.

Copywriting no marketing digital: entenda!

Se engana quem pensa que as estratégias de copywriting no marketing digital ficam restritas a apenas uma área. O copy, para os íntimos, pode ser utilizado desde os anúncios, passando pelo e-mail marketing e finalizando em um post blog completo. Ou seja, o copywriting pode ser utilizado em qualquer lugar, desde que seja bem feito.

Com o passar dos anos, o crescimento do marketing digital e do inbound marketing, foi possível perceber que o que atrai o usuário não é só uma boa propaganda, mas informações claras sobre o produto/serviço e que agreguem valor a ele. Ou seja, resolver um problema.

Entenda a dor do usuário

Parece missão para psicólogo, não é mesmo? Mas não é! Sempre que você pesquisa algo na internet, está buscando resolver um problema. Esse problema pode ser econômico, como ganhar mais dinheiro; pode ser uma necessidade, como adquirir um produto ou serviço, e por aí vai. Ou seja, problemas envolvem dores e são essas dores que você deve resolver. Mas, como?

  1. Entendendo quem é seu usuário, do que ele gosta, o que o motiva;
  2. adaptando sua linguagem para o seu tipo de público;
  3. oferecendo soluções completas e agregando valor;
  4. utilizando gatilhos mentais.

Atinja as emoções!

O consumidor pode fazer uma compra por impulso ou por necessidade. Nos dois casos, o que faz a diferença na hora da tomada de decisão são os gatilhos mentais utilizados da forma correta.
Os gatilhos mentais são estímulos que influenciam diretamente na tomada de decisão. Saber como aguçá-los é uma ótima ferramenta de persuasão. Alguns tipos são:

  • Urgência: faça o consumidor entender que ele precisa praticar aquela ação agora! Use e abuse de verbos no imperativo.
  • Exclusividade: todo cliente gosta de se sentir único. Portanto, quando você fala que um produto ou serviço é feito para ele, as chances de conversão são grandes.
  • Reciprocidade: se você deseja que o consumidor faça algo por você, entregue algo pra ele. Se você quer uma compra, ofereça um benefício.
  • Prova Social: depoimentos e cases de sucesso que comprovam que tudo que você está prometendo e real e gera resultado.
  • Autoridade: quando uma pessoa julga outra como “superior”, ou seja, uma autoridade em um determinado assunto, ela vai acreditar que se aquele ser está dizendo que algo é bom, é verdade. Os digital influencers são uma ótima estratégia.
  • Escassez: possibilidade de perder algo que queremos muitos. E se eu não comprar agora e acabar? Essa é a ideia!

Quer saber mais sobre copywriting no marketing digital?

Sim, este artigo utilizou técnicas de copywriting no marketing digital em sua escrita.

No Blog da Trii, especialista em marketing digital em São Paulo e no Rio de Janeiro, você encontra um guia completo de como vender com palavras utilizando o copywriting. Acesse agora mesmo e perceba a diferença nos seus métodos de escrita!

Para saber mais sobre marketing de conteúdo de uma forma geral, veja: