O Search Engine Optimization (SEO) é um dos conceitos mais populares dentro do marketing digital. Ele engloba o uso de técnicas e ferramentas de otimização para mecanismos de busca, como Google e Bing. Assim, sua marca pode alcançar o topo dos resultados nos buscadores e atrair mais tráfego orgânico para o seu site. Dentro desse contexto, existem duas vertentes que podem ser trabalhadas: SEO OnPage e OffPage.
Neste artigo, a Trii explica a diferença entre ambas as estratégias e quais técnicas são utilizadas em cada uma delas. Desse modo, você saberá como e quando aplicá-las no marketing digital do seu negócio. Confira!
O SEO OnPage são todas as estratégias utilizadas dentro do site da sua empresa. Todo o conteúdo que você otimiza na sua página, e-commerce ou blog é considerado SEO OnPage. Os algoritmos de busca realizam uma leitura específica da estrutura das páginas do seu domínio para poder posicioná-los no ranqueamento. Veja os recursos mais utilizados no SEO OnPage na sequência.
A escolha da palavra-chave é a primeira etapa do trabalho de SEO. É preciso escolher uma keyword adequada para o seu produto ou serviço. Basicamente, você deve utilizar algumas ferramentas para pesquisar quais são as tendências para o seu mercado naquele determinado momento que envolve a produção do conteúdo. O ideal é tentar usar uma palavra-chave de cauda longa dentro de cada página. Por exemplo: “tênis para corrida branco” ao invés de apenas “tênis”.
A palavra-chave escolhida deve estar presente no título e subtítulos da sua página. Além disso, é recomendado que as heading tags obedeçam a uma hierarquia. Por exemplo: título deve estar formatado como H1, os subtítulos principais como H2 e por aí vai.
O conteúdo dividido dessa forma fica mais agradável aos olhos do usuário, contribui para uma leitura mais assertiva dos algoritmos e aumenta as chances de obter boa posição no ranqueamento.
A meta descrição ou metadescription é o resumo do conteúdo da sua página. Ou seja, é como se fosse uma “previsão” do que o usuário encontrará em seu site. É importante que ele seja escrito de forma persuasiva para convencer o leitor a acessar o seu link. Além disso, deve conter a palavra-chave da página e não ultrapassar o limite de 155 caracteres.
Um site otimizado deve contar com imagens otimizadas. Nesse caso, os arquivos de fotos usadas nas suas páginas devem possuir a palavra-chave em seu nome. Essa é uma ótima forma de aumentar as chances do seu negócio obter posição relevante nos mecanismos de busca, principalmente no filtro de busca “imagens” do Google.
Sim, o endereço do seu site também é uma variável importante para o SEO OnPage. É indicado que todas as páginas tenham uma URL clara e amigável, além de contar com a palavra-chave que você deseja ranquear. Esqueça as URLs longas, cheias de números e códigos incompreensíveis!
Confira os exemplos:
Viu como a segunda URL é muito mais simples, direta e compreensível que a primeira?
O SEO OffPage constitui um conjunto de técnicas aplicadas no ambiente externo do seu site, ou seja, fora da sua página. Esta é a grande diferença entre o SEO OnPage e OffPage: o primeiro você controla, o segundo não! Geralmente, ocorre o SEO OffPage quando outros sites e blogs direcionam um link para a página do seu domínio.
As técnicas de SEO OffPage servem para você demonstrar a sua relevância no mercado e o bom relacionamento do seu site com o restante da web. Veja os recursos abaixo!
Fechar parcerias com sites que produzam conteúdo para um público semelhante ao seu é uma ótima forma de fazer SEO OffPage. O ideal é buscar sites com relevância na internet para que eles linkem para o seu domínio sempre que possível. Uma boa dica é apostar em guest blogging, estratégia que propõe a troca de conteúdo entre sites parceiros.
Comentar em posts de outros blogs e fóruns na internet é uma técnica válida para promover seu site de modo offpage. É preciso ter cuidado: faça somente comentários relevantes e contextualizados, de modo que você demonstre que tem autoridade no assunto. No final, coloque o link para seu site. Desse modo, você evita spam.
Por fim, a última técnica envolve o compartilhamento de links para o seu site nas redes sociais. Mídias como Instagram e Facebook são ótimas para gerar engajamento, atrair tráfego e aumentar o alcance das postagens. Portanto, busque redirecionamentos para o site da sua empresa também nesses canais!
Em primeiro lugar, é válido destacar que o SEO OnPage e OffPage são técnicas complementares. Aliando as duas estratégias é possível obter reputação na internet ao mesmo tempo em que garante ótima experiência para os usuários. Portanto, o ideal é trabalhar as técnicas de SEO OnPage e OffPage simultaneamente para alcançar resultados ainda mais satisfatórios dentro do marketing digital.
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