Atualmente, empresas que não possuem um site responsivo estão obsoletas e ultrapassadas por seus concorrentes. A configuração, antes uma novidade tecnológica e, agora, uma necessidade, trouxe facilidade para a vida do usuário na web. Ela permite que os sites sejam visualizados sem distorções em diferentes tipos de dispositivos. É criada com o intuito de adequar o layout das páginas em qualquer tamanho de tela. Aliás, o modo de navegação possibilita o aumento no número de conversões e promove proximidade da marca com o consumidor.
Sabendo da importância que um site responsivo representa para as empresas, a Trii preparou este artigo listando 8 principais vantagens. Leia mais e entenda porque você deve aplicar essa configuração na sua página web agora mesmo!
A experiência do usuário é um dos fatores mais importantes, pois influencia diretamente na jornada de compra. Um site responsivo permite ao leitor maior facilidade de navegação entre as páginas. Isso aumenta as chances de conversão do seu produto ou serviço. Se o consumidor entra no seu site pelo celular, por exemplo, e consegue encontrar o que ele procura de forma rápida, a experiência se torna positiva. Ao se deparar com uma navegação simples logo no primeiro acesso ao site, a possibilidade de o usuário voltar é maior que 60%. O fato de o consumidor poder acessar o site de qualquer dispositivo também agrega valor à prática favorável. Desse modo, sua marca se mantém acessível em qualquer dispositivo e sua identidade visual se fortalece na mente do consumidor.
A agilidade da navegação é um dos fatores primordiais para que o visitante não abandone seu site. Inclusive, uma das recomendações do Google é que o carregamento completo da página seja feito em menos de 2 segundos. Geralmente, essa situação é inviável quando uma versão desktop do site é carregada em um dispositivo móvel. Por isso, os sites responsivos são elaborados para se adequarem às características de tais plataformas, a fim de otimizar o processo de busca do usuário.
A adoção de um layout com a configuração responsiva proporciona maior velocidade de carregamento das páginas, tornando o site mais leve. É importante ressaltar que quanto mais veloz for o seu site, maiores são as chances do seu cliente permanecer nele e, consequentemente, efetuar a compra. Além disso, a velocidade de carregamento é um fator de ranqueamento do Google.
Somente no Brasil, existe cerca de 78 milhões de contas em redes sociais que são acessadas por dispositivos móveis. Esse número cresce cada vez mais, e afirma que a presença das marcas nas plataformas digitais deve ser prioridade. Com a gestão de um site responsivo, é possível aumentar as chances de compartilhamento do conteúdo das páginas. Pois, quando a primeira impressão do usuário é agradável, é mais provável que ele acesse o link e possa compartilhá-lo sem dificuldade. Por isso, além de atualizar o blog com artigos relevantes e originais, deve-se investir no layout responsivo para simplificar as ações de engajamento.
Os maiores mecanismos de buscas, como Google, Yahoo e Bing, possuem algoritmos que compreendem melhor layouts que se adaptam a diversos formatos de tela. Por isso, entre os critérios de ranqueamento de pesquisas realizadas por consumidores, os sites responsivos são um dos mais impactantes. Eles são considerados mais importantes para os buscadores e, consequentemente, aparecem nas primeiras posições dos resultados de busca. Por isso, invista em um design responsivo para melhorar o posicionamento da sua marca e aumentar o tráfego do seu site.
A conversão de leads compreende a taxa de usuários que acessou o site e realizou a ação pretendida pela empresa. Por exemplo: preenchimento de formulário, simulação de preço, pedido de orçamento e conclusão de compra. O site responsivo está diretamente conectado ao aumento de captação de leads, uma vez que o usuário clica em seu link em uma rede social pelo smartphone e é redirecionado para a sua página.
Em seu site, o usuário pretende realizar alguma ação ou encontrar as informações que necessita. Para isso, a página deve estar adequada à tela do seu dispositivo para que ele possa dar continuação à sua navegação, aumentando a chance de conversão. Caso a página esteja desalinhada, o mais provável é que ele não converta e nem tente abrir o link novamente pelo desktop.
Uma das principais vantagens de um site responsivo é a diminuição da taxa de rejeição. Esse índice constitui a quantidade de usuários que acessam uma página do seu site, mas, em seguida, saem sem realizar nenhuma interação. Os números indicam aqueles leitores que desistiram da pesquisa ou se deslocaram para o site do concorrente.
Caso a taxa de rejeição esteja alta, o Google interpreta isso como sinal de que o conteúdo não é relevante. Assim sendo, há maiores chances de a página perder posições no ranqueamento, fazendo com que a sua marca perca a visibilidade online. A taxa de rejeição pode ser reduzida com o uso da configuração responsiva, que promove a melhor experiência ao usuário.
O número de compras realizadas por meio da internet em dispositivos móveis cresce significativamente a cada dia. Por isso, ter um site fácil de navegar, rápido e com as informações acessíveis é primordial para o aumento das vendas. À medida que a taxa de rejeição diminui com a usabilidade de um site responsivo, os contatos gerados aumentam. É imprescindível que todas as páginas tenham um design que estimule a conversão de leads, incluindo a decisão de compra. Um e-commerce, por exemplo, não sobrevive sem a aplicação de um layout fácil para o usuário.
As técnicas de SEO servem para otimizar as páginas da internet de modo que elas sejam ranqueadas nos mecanismos de busca. Como já dito anteriormente, os websites responsivos são preferência do Google e, assim, conseguem aumento do tráfego orgânico. Por isso, eles auxiliam na elaboração das estratégias de marketing digital que visam o posicionamento nos sites de busca, independentemente do dispositivo que o usuário esteja utilizando.
Portanto, ter um site responsivo reduz a chance de erros de SEO na sua página, pois ele possui melhor desempenho e é mais fácil de manter. Além disso, a estrutura de URL continua igual em todos os dispositivos, ou seja, não há necessidade de criar várias versões de um site. Com uma única URL, o Google consegue rastrear sua página mais facilmente por conta da sua preferência por padrões móveis.
Agora você entende porque um site responsivo não é mais uma novidade e, sim, uma necessidade para as empresas? Portanto, se a sua marca não possui um website que atenda às exigências de um layout responsivo, conte com a Trii! Somos uma agência de marketing digital no Rio de Janeiro que possui os melhores profissionais do mercado. Nossa equipe sabe exatamente quais ferramentas utilizar para criar uma página web responsiva de acordo com a sua necessidade. Portanto, não perca tempo! Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como poderemos lhe ajudar.
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