Você já entrou no site de alguma empresa e simplesmente não sabia onde achar a informação que estava procurando, ficou totalmente perdido e desistiu de navegar na página? Saiba que esse é um erro da arquitetura de informação, importante conceito que deve ser utilizado por todas as empresas.
Se a sua empresa tem um site com um excelente conteúdo, porém não conta com uma boa arquitetura de informação, provavelmente seus clientes potenciais não saberão como achar seu produto ou serviço e migrarão para a empresa concorrente, algo que você deve evitar.
Por isso, nesse artigo, a Trii ensina a você o conceito de AI e sua importância, assim como outros conceitos acerca do assunto. Leia mais, a seguir.
Arquitetura de informação se propõe a organizar todos os dados e informações de um website e design dos sistemas de navegação de busca e permitir o acesso do usuário à informação desejada de forma compreensível e coerente para ele, dentro de um determinado contexto. Sua principal finalidade é facilitar o uso do site pelo usuário, de forma que ele encontre a informação que precisa rapidamente, de forma mais organizada.
A Arquitetura de informação pode ser aplicada também à intranets, comunidades online e softwares. Ela utiliza os estudos de navegação, usabilidade, interação, mecanismos de busca, design de interface e design de hipermídia para poder chegar a uma boa distribuição dos elementos no website.
Cada item da AI é organizado no site de acordo com o negócio, logo, se alteram de empresa para empresa, de departamento para departamento etc. Ou seja, uma mesma informação pode ser apresentada de muitas maneiras. Isso se aplica também a usuários, cada um deles pode dar nomes diferentes à determinada coisa.
Navegação: como o usuário encontrará a informação? Utilizará uma busca? Utilizará um menu para diferentes tipos de usuários ou vários menus dependendo do tipo de usuário? Como ele irá se mover de uma página para outra?
Organização: qual o tipo de bloco de informação que você terá dentro do site? Dividirá em páginas ou posts? Como organizará cada página? As páginas terão uma hierarquia?
Rotulação: quais os nomes que as páginas e os itens de menu terão? Qual o nome que cada elemento do meu site terá para que o usuário entenda do que se trata?
Busca: quais as perguntas que os usuários podem fazer para procurarem tal informação? Quais são os conjuntos de respostas que ele irá obter?
Metadados: quais são as informações específicas sobre os dados que o usuário conseguiu encontrar? Se ele achou a música que procurava, por exemplo, os metadados seriam o nome da música, do artista e do álbum.
A Ecologia da Informação é formada pelos elementos que constroem a arquitetura de informação. São eles: usuários, contexto e informação.
Aqueles que irão utilizar a informação disponibilizada na plataforma. Deve-se realizar pesquisas para saber quem são eles, o que eles procuram e quais são seus hábitos de busca e suas necessidades.
É o cenário em que o usuário está envolvido, como política, cultura e processos que fazem com que ele procure determinada informação em determinado contexto. O mesmo usuário pode procurar uma informação em contextos diferentes.
É o conteúdo que o público está procurando e deseja achar com facilidade. Pode ser um documento, mídias, imagens, planilhas e gráficos que os usuários buscam ou já utilizam habitualmente.
O projeto criado pelo arquiteto de informação recebe o nome de wireframe. Ele é como se fosse o “esqueleto” ou um esboço de como o site se apresentará, mostrando como as funções estarão organizadas no seu interior. Ele simula, de forma interativa, o projeto que o arquiteto de informação irá construir, porém com uma fidelidade menor do que o original, pois ele é apenas um dos passos até o objeto ficar pronto de fato. Por exemplo, o wireframe mostra onde ficará localizada a barra “menu” dentro do website.
A arquitetura de informação ajuda a definir o melhor tipo de conteúdo que deve ser mostrado no seu site e reduz o tempo de procura das informações, pois elas estão organizadas de uma forma que facilita a localização do conteúdo pelo usuário. Possuir uma boa AI faz com que seu público-alvo fique na sua página da web por estar à vontade em navegar, o que é extremamente importante na hora de atrair e fidelizar os clientes.
Não sabe como criar uma arquitetura de informação para melhorar o rendimento do site da sua empresa? Deixa que a Trii faz isso pra você! Somos uma agência de marketing digital que trabalha com toda a demanda online das empresas, auxiliando no seu crescimento na web. Visite nosso site e saiba mais sobre nossos serviços.
Links úteis:
agência digital rj
marketing digital rj
anunciar no google
agência digital
Entenda como aproveitar os benefícios da inteligência artificial para empresas e aumentar os resultados com…
Com dificuldade para dominar as buscas online com marketing de conteúdo? Aprenda tudo neste artigo…
Aprenda como se deve usar as redes sociais para empresas de pequeno porte impulsionarem seus…
Quer aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes? Nesse artigo, confira quanto custa anunciar no…
Consegue entender para que serve o copywriting no marketing digital? Onde se aplica? Confira essas…
Quer saber quais são as métricas de marketing mais importantes na sua empresa? A Trii…