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Como definir meu orçamento de marketing digital?

Dicas, Publicidade

O marketing digital não é apenas mais uma tendência; ele já é uma realidade cada vez mais aplicada em diversos países. No Brasil, de maneira especial, o alto número de usuários da internet permite que essa forma de marketing seja ainda mais utilizada e aproveitada pelos empresários, principalmente quando as empresas estão disponíveis em mobiles (entenda melhor sobre isso neste nosso artigo).

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Por mais que grande parte das empresas já tenham considerado se inserir no mundo digital e, de fato, busquem fazer isso de maneira eficaz, uma dúvida bastante recorrente é: quanto devo investir em marketing digital para que isso me traga um bom retorno? O orçamento na área é algo bastante obscuro para as pessoas que não estão acostumadas a lidar com ela e, muitas vezes, pode até fazer com que alguém desista por achar que será demasiadamente custoso.

No entanto, investimentos em marketing digital estão entre os mais baixos e que mais rendem lucros, se comparados às formas de divulgação mais tradicionais. Portanto, leia a seguir nossas dicas para que você possa definir o melhor orçamento para a sua empresa.

Dicas para definir o orçamento de marketing digital

Considere o retorno

Muitas vezes, o orçamento de marketing digital é calculado a partir do lucro e do número de vendas mensais da empresa. No entanto, para esse caso, estabelecer o orçamento a partir das vendas não é a melhor opção.

Imagine uma situação em que haja uma loja pequena, criada há poucos meses e que está no início de seu crescimento. Ela ainda não apresenta um alto número de vendas e, para melhorar esse cenário, decide investir em marketing digital. Para esse caso, a melhor forma de avaliar o orçamento é a partir das expectativas de retorno, e não pelo lucro sobre vendas já obtido até o dado momento. Após esse investimento, as vendas provavelmente irão aumentar e, depois de um tempo, esse orçamento poderá sim ser estipulado a partir do lucro.

Não fique engessado

É muito importante ter em mente que, por mais que tentemos estabelecer um valor fixo, não é legal deixar o orçamento de marketing digital muito engessado. De fato, isso é um pouco complicado, principalmente para empresas maiores. No entanto, a área do marketing lida diretamente com o público e existem situações em que o orçamento deve ser elevado para aproveitar melhor a campanha. Os resultados devem ser muito bem analisados para que os orçamentos dos meses seguintes sejam estipulados da melhor forma.

Tomemos como exemplo o seu investimento no Facebook. Se for produzido um conteúdo muito bom e que sua equipe estima um grande engajamento por parte dos seguidores, é válido aumentar o valor de promoção daquela postagem para que ela seja melhor aproveitada e gere mais retorno para a sua empresa. Ou seja, você deve, sim, estabelecer um valor para o marketing digital da sua empresa, mas deve saber avaliar quando esse orçamento deve passar por alterações.

Procure entender mais sobre o assunto

Um dos maiores erros de quem estabelece o orçamento do marketing digital das empresas é não ter conhecimentos sobre a área, e não ter a noção de como aquele dinheiro será aproveitado. Saber o que está se passando no mundo digital é muito importante para que você possa estimar mais precisamente o quanto deve investir. Ser um usuário das plataformas já é um passo para que você entenda como funciona e possa prever os resultados de um bom orçamento. Mas, isso não é o suficiente para entender, de maneira integral, como funcionam as ferramentas de promoção, por exemplo. Tente pesquisar sobre o assunto e entender como funcionam esses mecanismos e de que maneira o seu orçamento pode ser aplicado. No nosso blog, você pode encontrar diversos artigos que tratam sobre o assunto.

Consulte profissionais da área

Por mais que pareçam muito simples para serem usadas por qualquer pessoa, gerenciar as ferramentas de marketing digital, como os dispositivos do Google, por exemplo, não é fácil se você não tiver os conhecimentos técnicos necessários. Um profissional do ramo é a melhor pessoa para analisar o cenário da sua empresa, identificar os melhores segmentos a investir e traçar o caminho mais adequado para que o crescimento seja efetivo. A partir desses estudos, é possível realizar um escopo do projeto com os principais meios a serem investidos e que irão gerar retorno positivo para o seu negócio.

A Agência Trii te dá todo o suporte e direcionamento para definir seu orçamento de marketing digital, além de realizar o gerenciamento de campanhas e demais serviços relacionados a isso. Entenda melhor sobre como podemos ajudá-lo navegando por nosso site!

 

 

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Em 05/10/2016
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