O WhatsApp Business é uma grande novidade no mundo corporativo. Isso porque a ferramenta oferece uma interação maior entre as empresas e seus clientes, facilitando a comunicação. O aplicativo possui algumas funcionalidades específicas para ajudar os empreendedores no atendimento ao cliente via smartphone. Neste artigo, a Trii aborda os principais pontos sobre a ferramenta. Confira tudo, a seguir.
Saiba mais sobre o aplicativo corporativo
Em 2018, o WhatsApp decidiu criar um aplicativo exclusivo para empresas interagirem com seus clientes. Então, surgiu o WhatsApp Business! A ferramenta possui alguns recursos adicionais, porém a sua interface permanece a mesma. É uma ótima opção para quem busca diferenciar seus contatos profissionais dos pessoais, mantendo um canal de comunicação saudável com eles.
O lançamento do aplicativo trouxe outra grande novidade: o símbolo mudou. Agora, o WhatsApp Business possui um “B” no seu ícone para distingui-lo do aplicativo tradicional.
Para começar a utilizá-lo, basta fazer o download no Play Store (sistema Android) ou na App Store (sistema iOS). Depois de concluído, é necessário preencher um cadastro com as seguintes informações: endereço, descrição da empresa e número de telefone comercial.
Funcionalidades do WhatsApp Business
Perfil
Assim como na conta pessoal, o WhatsApp Business também disponibiliza um espaço para criar o perfil da sua empresa. Por outro lado, é possível acrescentar informações específicas do seu negócio. Por exemplo, localização exata, segmento de atuação, site oficial, e-mail e horário de funcionamento. Além disso, existe um campo para inserir uma breve descrição. Uma ótima dica é colocar um Call to Action (convite para o cliente falar com você).
Estatísticas
O menu de estatísticas apresenta os números de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. É um recurso básico que serve para mensurar as métricas de uso da sua conta corporativa. Desse modo, é possível obter uma análise rápida sobre a sua interação com o público.
Respostas automáticas
Essa é uma das ferramentas do WhatsApp Business que mais auxiliam na comunicação com o cliente. O recurso permite que sejam programadas respostas automáticas no caso de ausência, como nos momentos fora do horário comercial. Mensagens de saudação e respostas rápidas também podem ser configuradas. É uma ótima forma de agilizar o atendimento e torná-lo mais otimizado.
Etiquetas
Categorizar os clientes virou uma realidade no WhatsApp Business! Isso graças à opção de pôr etiquetas em cada contato. Os marcadores disponíveis são “novo cliente”, “novo pedido”, “pagamento pendente”, “pedido finalizado” e “condicional”. Além disso, você pode criar suas próprias etiquetas! Como resultado, é muito mais fácil identificar as mensagens e organizá-las conforme sua classificação.
WhatsApp Web
Assim como a versão convencional, o WhatsApp Business também pode ser usado por meio do computador. A versão desktop simplifica o dia a dia dos empreendedores e é uma ótima alternativa para quem prefere trabalhar em apenas uma tela.
Conta verificada
As contas corporativas que tiverem o número de telefone correspondente ao número da empresa receberão o selo de verificação de contas, assim como acontece no Twitter, Instagram e Facebook.
Por que utilizar o aplicativo?
O WhatsApp Business é uma solução viável para quem utiliza a versão tradicional do aplicativo para tratar de negócios. Com ele, é possível atender todas as demandas de atendimento dos clientes em um sistema unificado. Inclusive, seus recursos inteligentes são capazes de ajudar no marketing digital da empresa, alavancando as vendas. Além disso, uma das suas principais vantagens é que ele é inteiramente gratuito!
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