Nos dias atuais, é muito comum ver pessoas usando memes. Tanto em conversas quanto compartilhando abertamente em redes sociais. Porém, mesmo com essa fama, nem todas as empresas não optam por este recurso por não entenderem como ele pode ser utilizado. Isso pode ser um erro. É preciso entender como usar os memes no marketing digital.
Uma coisa essencial para a sobrevivência de uma empresa é que ela se mantenha atualizada às novas tendências. Mas o negócio não sobrevive só com essa consciência de que essa atualidade existe. É preciso utilizá-la. Para te auxiliar nessa adaptação, a Trii mostrou este artigo lhe dando dicas de como empregar memes no marketing digital. Continue lendo!
Por que usar memes?
Como dito anteriormente, meme é um conceito extremamente atual. Por isso, se você deseja alcançar o público que é heavy user de redes sociais, os memes são um recurso interessante. Utilizando memes no marketing digital, você estará:
- se aproximando do seu público;
- criando um sentimento de empatia;
- ganhando chances de seu post ser compartilhado;
- gerando uma relação de confiança com o consumidor;
- tornando sua página um lugar de descontração.
Ou seja, você cria um ambiente atraente e divertido para o público. Além disso, ainda a “amizade” e a experiência do cliente com a sua marca melhoram. Se seu engajamento está ruim, o meme pode ser um ótimo recurso para ajudá-lo. Agora, você precisa entender como deve usá-lo.
Como usar memes no marketing digital?
Após entender o quão benéfico pode ser o meme no marketing digital, chegou a hora de saber como usar. Veja as dicas a seguir e entenda o que fazer para se dar bem com seu público.
Conheça sua marca
Se sua marca já existe há um tempo, é preciso que você analise o perfil dela. Usar memes no marketing digital da sua empresa realmente faz sentido? A personalidade da sua marca realmente usaria esse tipo de conteúdo?
Entenda seu público
Para o setor de marketing é extremamente útil entender quem é seu público. Através de métricas, por exemplo, você consegue identificá-lo. Dessa forma, você precisa saber se o seu público realmente se encaixa no grupo de heavy user de redes sociais. Se seu público é mais velho, muitas vezes ele não está nesse meio. Ou seja, será que vale a pena investir recursos nesse tipo de conteúdo? Descubra.
Tenha bom senso
Alguns memes não são apropriados para certa idade. Assim como existem outros conteúdos que não são bem interpretados pelo público, ou são ofensivos. Observe se eles farão bem à sua reputação. Analise se realmente vale a pena investir nesse, especificamente. Trará consequências ruins? Pense melhor antes de publicar.
Analise o contexto
É interessante que, antes de usar um meme em seu marketing, ocorra uma pesquisa para saber de onde veio. Não é interessante para a marca que seja compartilhado em sua rede social um meme que não converse com seu departamento. Uma empresa do setor têxtil não deve falar de um meme direcionado ao futebol.
Preste atenção no timing
Existem memes que tem validade curta. Ou seja, ele faz sentido em um momento. Mas, depois de certo tempo, ele não faz mais tanto sentido e perde a graça. Isso acontece com frequência. Observe qual a durabilidade daquele meme e tente entender se ele ainda é engraçado. Será que o público ainda ficará animado com ele?
Usar esse método descontraído para se comunicar com o público é ótimo! Assim você pode garantir que ele ficará por perto. Seu consumidor deduzirá que você o entende. Essa é uma ótima estratégia para se aplicar no plano de marketing digital de uma empresa.
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