Por Agência Trii
22 de junho de 2022

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram é a rede social mais usada no Brasil. Dados da Opinion Box apontam que das pessoas que usam o aplicativo, 92% entram pelo menos uma vez por dia. E a rede não fica atrás quando falamos de negócios. Ela chega a representar 55% do faturamento de algumas empresas. E pode-se ir muito além de vendas e usar para manter a comunicação do clientes melhorando a fidelização. Pensando nisso, no artigo de hoje, a Trii trouxe as principais novidades do Instagtram e algumas dicas para você não perder seu crescimento na rede. Confira o texto e fique por dentro!

Quais são as principais novidades do Instagram

1 – Timeline personalizada

Essa novidade já vem rolando há algum tempo. Além da volta do feed cronológico (sem recomendações de perfis baseados nos seus gostos), temos ainda outros dois tipos: 

  • Modelo atual – que inclui no feed as recomendações de contas que os usuários não seguem. Esse modelo estava em vigor há um tempo. Nele, a rede indica perfis baseados no seu comportamento dentro do aplicativo. Assim, se você curte fotos de gastronomia, pode se interessar por um perfil de um Chef que ainda não conhece, ou ainda influenciadores que falam sobre o tema, por exemplo; 
  • Favoritos – os usuários podem criar sua própria lista a partir de suas preferências. E isso vale tanto para perfis de amigos, como para celebridades e marcas. O objetivo com essa segmentação é que você veja aquele conteúdo que tem mais relevância para você. As marcas também podem se beneficiar desse tipo de feed. Imagine seguir algumas pessoas relacionadas ao seu negócio. Você pode tirar ideias, acompanhar concorrentes e ainda ficar ligado em algumas notícias que poderiam ficar perdidas se usasse o feed em ordem cronológica. 

2 – Stories x reels (modo montagem)

Entre as novidades do Instagram, esse recurso promete transformar sequências de stories em um único vídeo do reels. Você pode simplesmente fazer vídeos (ou fotos) direto pelo story e tem a opção ainda de adicionar áudios presentes na biblioteca de áudio do Instagram. 

Esse é outro recurso que pode ser benéfico para quem usa o Instagram como plataforma de vendas. Cada vez mais o conteúdo em vídeo vem sendo mais valorizado, assim, você pode criar algo que gere valor sem demandar uma equipe audiovisual ou grandes produções. O próprio Instagram já fornece algumas opções de edições e efeitos que ajudam a deixar o vídeo único. 

3 – Visualização em novo formato e monetização dos stories 

Em primeiro lugar, alguns perfis já estão testando um formato diferente de visualizar stories. A novidade é rolar os stories verticalmente ao invés de na horizontal. Ele ficará mais parecido com o Tik Tok. Além disso, as curtidas nos stories já foram liberadas há alguns meses para todos os usuários no Brasil. 

Falando em dinheiro, agora é possível ganhar até 800 dólares com seus stories. A função aparece como bônus e varia conforme as suas visualizações. É claro que para conseguir ter seu conteúdo monetizado, você vai precisar ter um perfil encorpado e seguir algumas regras, mas essa já está sendo considerada uma ótima opção de faturamento por influenciadores e marcas que usam a plataforma. O formato será tipo de “assinaturas”. Você receberá pelo número de inscritos no perfil. E por sua vez, o assinante terá acesso exclusivo à lives, stories e destaques. 

4 – Controle de horas  

Responsáveis de crianças e adolescentes ​​poderão definir limites de tempo de uso do aplicativo e ver quanto tempo os menores passam no Instagram. Essa função já era liberada para usuários de iOS, mas agora qualquer pessoa que tenha o aplicativo pode ter esse controle. 

Outra entre as novidades do Instagram é sobre o controle parental. Nos Estados Unidos já é possível que os pais, ou responsáveis legais de jovens, acompanhem quanto tempo eles estão passando nas redes sociais. O aplicativo manda uma notificação de conteúdo, contas que eles passaram a seguir ou ainda perfis e contas que passaram a segui-los

Há ainda previsão para um futuro próximo sobre o Family Center. É um conteúdo da rede focado também para pais e responsáveis que ajuda com conteúdos sobre uso de redes sociais, tutoriais sobre a ferramenta de supervisão e outros tópicos relacionados ao uso seguro da internet.

5 – Mudança sutil do layout e cores das opções interativas

Falando de atualização visual, você já deve ter percebido que de uns 2 meses para cá a rede está usando novas cores e ícones nas opções interativas. As cores do logo foram reformuladas e ficaram mais vibrantes e iluminadas. Além disso, foi desenvolvida também uma nova fonte tipográfica: Instagram Sans. Os ícones como GIF, hashtags e música, por exemplo,  tiveram alterações pequenas, mas com o foco na criatividade e  autoexpressão.

6 – Anúncios em 3D 

O conglomerado que o Instagram faz parte chamado Meta ou Metaverso está desenvolvendo uma ferramenta para que marcas veiculem anúncios 3D nas plataformas. Já falamos sobre dicas para vender mais no Instagram, mas agora vamos alcançar outro nível. Os arquivos poderão ser carregados e convertidos dentro do próprio aplicativo. 

Isso será possível porque o grupo Meta está unindo forças com a empresa de tecnologia e e-commerce, VNTANA. Juntos, eles pretendem deixar a experiência do usuário ainda mais próxima e personalizada, melhorando as vendas para quem usa o aplicativo. 

Entendendo o Metaverso

Falando em Metaverso, o nome não é tão recente assim. Ele apareceu pela primeira vez em um livro publicado em 1992 chamado “Snow Crash”, do escritor Neal Stephenson. 

De uma forma geral, o meta é basicamente um universo virtual inteiro e imersivo. A grosso modo, ao colocar os óculos de realidade virtual, fones de ouvido e sensores, será possível entrar em um mundo virtual online totalmente diferente e personalizado. Você poderá usar avatar em 3D hiper-realista. É uma super evolução da nossa internet atual que terá como foco em pessoas.

Com a implantação de todas as funcionalidades do meta, os usuários poderão interagir com um item visualizando-o por todos os ângulos. Ainda tem dúvidas que será bem mais assertivo com suas compras? Isso criará uma experiência de compra ainda mais completa. O metaverso chega para oferecer mais encantamento. 

Como não perder visualizações e entrega? 

Com todas essas novidades do Instagram é fácil ficar perdido e não saber o que fazer. E não se esqueça que não acompanhar essas mudanças e novidades pode interferir diretamente na percepção do seu negócio. Você não quer ficar para trás né? Veja, então, algumas dicas que separamos para te ajudar a seguir firme e estar em dia com as estratégias digitais do seu negócio. 

1 – Mantenha-se ativo

Não adianta apenas curtir as novidades do Instagram, tem que usar. A regra vale tanto para pessoas físicas, como para empresas: as redes sociais são aliadas, mas, para isso, você precisa alimentá-las. Lembre-se sempre daquele velho ditado: o que não é visto, não é lembrado. Não estamos falando de postar 5 posts e 30 stories por dia. Não é isso, excesso de informação também não ajuda. Mas invista em constância. Faça um planejamento e estude o seu público e concorrentes. Faça testes! Veja o que funciona para você. O início serve para isso. Encontre maneiras de se destacar sempre. Ser autoridade no assunto é essencial para lembrança na cabeça dos consumidores. Não existe regra, mas se tiver que fazer o básico poste pelo menos uma vez na semana e compartilhe conteúdos regularmente nos stories

2 – Faça uma boa gestão

Use cada ferramenta como ela deve ser usada.  Seguindo a lógica do tópico acima, não adianta postar muito se você não tem um planejamento. A estratégia é que vai fazer dar certo. Por isso, invista em posts bonitos para o feed, com visual e fotos chamativas. Use os stories para mostrar bastidores, rotina e dar cara à sua empresa. Mas nunca poste nada sem ter um objetivo bem definido. E não se esqueça de ficar atento às métricas. Elas podem dizer o que funciona e o que você pode deixar de fazer. 

3 – Invista em conteúdo de valor 

Em primeiro lugar, você deve apostar em conteúdos que gerem engajamento. Como você pode se destacar da concorrência? Esclareça dúvidas, resolva problemas ou dê dicas. Esses tipos de textos funcionam bem para quase todos os nichos. Além disso, você deve sempre procurar acrescentar algo para o leitor. Criando um conteúdo de qualidade você conquista o público e ainda traz credibilidade à sua marca. 

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