Por Agência Trii
03 de novembro de 2020

A Black Friday 2020, que está prevista para o dia 27 de novembro, promete ser histórica para o e-commerce! Ao que tudo indica, a temporada de compras deste ano será de grande importância para o setor. De acordo com a Ebit Nielsen, as vendas online no país cresceram 47% no primeiro semestre. Sendo assim, a grande expectativa é de que as transações online batam recordes por conta da dinâmica da pandemia global. E você, varejista, já sabe como se preparar para a data? Se não, leia este artigo da Trii. Reunimos as principais dicas para você vender mais neste período de recessão econômica. Confira!

Confira 7 dicas para vender mais na Black Friday 2020!

Descubra tudo para ter uma black friday 2020 de sucesso!

1) Planejamento é tudo!

O primeiro passo para uma Black Friday é o planejamento. Você precisa planejar muito bem o seu estoque e os produtos que vão entrar em liquidação. Para isso, identifique quais itens você pode abrir mão de uma margem e quais você não pode fazer isso. Uma regra: não dê descontos para produtos de lançamento ou que têm muito potencial de venda. 

A data serve para fazer liquidação de produtos de ponta de estoque, ou seja, aqueles que estão “encalhados”. O intuito da temporada de compras é queimar o estoque de itens que foram rejeitados e se tornaram indesejáveis para os clientes.

Uma boa dica é fazer parcerias com seus fornecedores. Verifique com eles quais são os produtos que estão parados e negocie as formas de pagamentos. Assim, todo mundo sai ganhando!

2) Seja transparente com seu cliente

A Black Friday 2020 é uma ótima oportunidade de alavancar as vendas, mas também agir com transparência. Isto é, você deve trabalhar valores como honestidade e confiança nas suas campanhas. Nada de elevar os valores dos produtos dias antes da promoção e abaixá-los na data da Black Friday para que o desconto pareça maior! Ao invés de gerar mais vendas, esta atitude afasta os clientes e compromete a sua imagem no mercado. Mantenha ativas as ofertas que realmente são viáveis para você.

3) Explore novas oportunidades

A Black Friday não é sinônimo de liquidação. Se você não tiver condições para abordar a temática dos descontos, mas ainda quer aproveitar o período para vender mais, tente explorar outras vertentes. Afinal, todos os seus concorrentes estão oferecendo preços baixos, não?

Você pode agregar benefícios à compra como o seu diferencial. Por exemplo, ofereça sorteios, cursos, vendas adicionais (“leve 3 e pague 2”), degustação, garantia extra gratuita, cartão fidelidade, etc. Para as lojas online, o frete grátis é a aposta mais certeira!

Todas essas estratégias de bonificação são válidas, ainda que você não ponha nenhum produto em promoção. Desse modo, você pode participar da Black Friday 2020, mas sem necessariamente abaixar seus preços.

4) Conheça o perfil da compra

A Black Friday 2020 é diferente de todas as edições anteriores. Afinal, estamos vivendo uma pandemia e uma recessão global. Este fato influencia diretamente nos hábitos de compra dos consumidores. Hoje, a expectativa é que as pessoas optem por adquirir itens de necessidade ou qualquer oferta que seja realmente econômica.
Aliado a isso, é válido ressaltar que algumas categorias de produtos estão em alta este ano. São elas:

  • smartphone;
  • televisão;
  • eletroportáteis;
  • informática;
  • eletrodomésticos;
  • roupas femininas;
  • perfumes;
  • calçados;
  • acessórios.

Além disso, outros itens prometem ser destaque nesta edição: alimentos, bebidas, móveis, objetos de decoração e artigos esportivos.

Aproveite as novas tendências para diversificar suas promoções e ampliar seu leque de oportunidades!

5) Antecipe a sua ação

Um dos pilares da Black Friday é a audiência. Nesse sentido, é importante que você cultive o seu público e avise a ele que o seu negócio irá participar da temporada de compras. Assim, o consumidor poderá se planejar financeiramente para adquirir os seus produtos e você terá mais chance de êxito na sua ação.

6) Invista no bom atendimento

Um bom atendimento é crucial, não somente na primeira experiência do cliente com a empresa, mas também durante todo o funil de vendas. Inclusive, pode ser um fator de compra decisivo para a Black Friday 2020.

O ideal é que a sua equipe receba treinamentos constantes e qualificados para que tudo ocorra bem. O roteiro de atendimento deve ser especial para este tipo de evento, exigindo uma preparação mais rígida de todos os envolvidos.

7) Aposte na comunicação online

As redes sociais são uma grande vitrine para qualquer varejista, seja para quem vende na loja física ou na virtual. Na Black Friday 2020, elas se tornam ainda mais categóricas para o sucesso da sua ação promocional. A dica aqui é: divulgue ofertas, atenda os clientes e cultive um relacionamento com eles em tempo real.

Além disso, crie anúncios e impulsione publicações com suas ofertas. Para isso, você pode utilizar ferramentas como Facebook Ads e Google Ads. Lembre-se de segmentar o seu público-alvo para atingir as pessoas certas!

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