Investir em blogs é uma ótima forma de criar autoridade dentro do ambiente digital e gerar visibilidade para uma empresa ou marca.
Construir uma estratégia de marketing de conteúdo exige certo planejamento antes de iniciar a prática. Afinal, qualquer decisão deve ser ponderada no sucesso do seu negócio.
Portanto, neste artigo, a Trii explicará como começar um blog corporativo por meio de um simples passo a passo. Confira!
Em primeiro lugar, é fundamental pensar: o que eu quero alcançar com o meu blog? Mais vendas? Mais pessoas conhecendo minha marca? Mais engajamento nas redes sociais?
Isso inclui a definição de objetivos bem claros para nortear toda a sua estratégia de marketing digital, sobretudo as métricas que você precisará acompanhar para saber se tudo está dando certo, ou se será preciso fazer algum ajuste durante o percurso.
A principal finalidade de um blog se resume à conquista de visibilidade e autoridade.
Mas, obviamente, você pode ter mais de um objetivo.
Antes de saber como começar um blog de fato, é necessário definir algumas questões cruciais: público e nicho.
Por exemplo, para quem você deseja criar seu conteúdo? Quais são as características e interesses do seu público? Quais são os principais problemas do meu público, e como minha empresa pode ajudar a resolvê-los?
Qual serviço você irá utilizar para colocar seu blog no ar?
É necessário pensar em plataformas que sejam fáceis de usar e, ao mesmo tempo, sejam eficientes.
Nesse sentido, a melhor recomendação é trabalhar com o WordPress, a plataforma de gestão de conteúdo (ou CMS, sigla para content management system) mais usada no mundo. No entanto, existem outras opções gratuitas e pagas, como Hubspot, Wix ou Joomla.
O conteúdo a ser publicado precisa ter qualidade de escrita e, claro, ser robusto, fruto de uma boa pesquisa.
Por isso, opte por escrever por temas que sejam de seu domínio, ou faça pesquisas em fontes confiáveis, citando-as, se possível. Assim, seu blog e sua marca se posicionam enquanto autoridade dentro de seu nicho.
Além disso, de nada adianta escrever artigos que não solucionem questões do seu público. Ou, em outros casos, que não apresentem novas perspectivas.
Vale lembrar que você pode investir também em elementos dinâmicos como vídeos, imagens e gifs animados em seu blog corporativo. Eles colaboram na finalização e entrega de um conteúdo de ponta.
Não esqueça de alinhar as informações à filosofia do seu negócio.
Hoje em dia, a maior parte dos acessos a sites provém de dispositivos móveis (celulares).
Ter um blog responsivo significa ter um blog que se adeque positivamente às dimensões das telas de diferentes aparelhos. Ou seja, o site deve ser funcional tanto no desktop, quanto no smartphone, tablet, entre outros.
Esse esforço é realizado em prol da experiência do usuário. Dentre os tópicos indispensáveis para saber como começar um blog, pensar na experiência do usuário é um dos principais.
Ainda dentro do assunto responsividade, é importante fornecer uma excelente qualidade no processamento das páginas. Com processamento, entende-se, também, velocidade de carregamento.
Pesquisas com usuários apontam que muitos desistem da permanência em um site quando o tempo de carregamento ultrapassa 3 segundos. Sendo assim, se você deseja saber como começar um blog, saiba que o investimento nisso é essencial.
O Facebook Ads, por exemplo, é uma plataforma que oferece um serviço excepcional quando se trata de promover o conteúdo do seu blog – principalmente se o seu público utiliza o Facebook com frequência.
Saber como começar um blog também é entender as práticas de investimento que atraem bons resultados.
Não se preocupe! Você não precisará, necessariamente, depositar uma alta quantia mensalmente. Comece com valores menores, fazendo um bom planejamento e direcionamento de campanha para promover o seu conteúdo.
Com o tempo, aumente seu alcance. Ou, busque a orientação de profissionais que tenham experiência com redes sociais.
Mídia paga é um método funcional para quem deseja protagonizar as pesquisas, e levar seu conteúdo para mais e mais pessoas.
Utilize toda criatividade na elaboração de campanhas de engajamento. E, para o sucesso, realize testes e saiba detalhadamente como funciona cada plataforma.
Fazer uma análise da concorrência também é essencial para percepção de mercado.
Ter um crescimento orgânico nas pesquisas do Google é extremamente necessário para o sucesso de um blog, principalmente empresarial. E só existe uma maneira eficiente de traçar esse caminho: investindo em SEO.
Se você não sabe o que é SEO, costumamos dizer que é um conjunto de técnicas que buscam otimizar o conteúdo e a estrutura do seu site para que ele apareça nos resultados de motores de busca (como Google e Bing).
Para entender a importância do SEO, basta se perguntar qual seria a forma mais fácil para que as pessoas encontrem seus conteúdos. Provavelmente você pensou no Google, certo?
Recentemente publicamos um artigo sobre como aparecer no Google, e o SEO é um dos tópicos que abordamos. Se você quiser saber mais sobre o assunto, basta clicar no link.
A importância do tema é tamanha que hoje, no Brasil, passa de 50% a porcentagem de empresas que já investem no SEO enquanto estratégia de marketing digital.
Ao oferecer um conteúdo completo, fruto de pesquisa, planejado, autoral e de qualidade, você terá mais chances de que as pessoas encontrem os artigos em seu blog de maneira orgânica – ou seja, sem pagar para que seu resultado seja exibido na página de resultados de buscas, como é o caso de anúncios do Google Ads.
Por isso, dedique um tempo para a escolha de palavras-chave de cada artigo do seu blog, pesquise concorrentes (que palavras-chave eles usam? Quais temas são abordados em seus blogs?), escreva textos claros e utilize uma hierarquia de heading tags (títulos e subtítulos) que faça sentido. Tudo isso é apenas uma parte do trabalho de SEO para blog.
Outro procedimento indispensável é acompanhar e otimizar continuamento o seu conteúdo que apresenta potencial de crescimento orgânico.
Desenvolver um ambiente digital seguro é indispensável para ganhar autoridade no Google e confiança do público.
Existem plugins de backups e de prevenção a ataques, e todos são de extrema importância.
Por exemplo, você pode iniciar criando senhas seguras e de difícil identificação. Parece óbvio, mas essa prática garante que os dados e informações fiquem seguros desde o início no processo de como começar um blog.
Outras maneiras de assegurar a integridade dos conteúdos e site em geral, é realizando backups periódicos e migrar o site para HTTPS. Este último é uma camada adicional na proteção e privacidade de usuários no ambiente online.
Se o processo de começar um blog oferecesse manual de bons modos oficial, correr do perfeccionismo seria um dos tópicos. Sim!
Todos almejam um blog que obtenha o melhor design, funcionalidade dos botões com 100% de aprovação, conteúdos com todas as informações que usuários buscam, entre outros. Não há nada de errado em buscar sempre as melhores condições para o site, entretanto, essa preocupação em demasia pode ser prejudicial.
O mantra “antes no ar do que perfeito” é aplicado nessas horas.
Pesquisas podem ser realizadas diariamente a fim de conhecer melhor o público e oferecer o melhor conteúdo. Porém, é só testando que pontos positivos e negativos serão identificados.
E não se preocupe caso ache problemas no seu blog. Eles são comuns desde que não provenham de desleixo e falta de cuidado da sua parte.
Todavia, o impacto que cada material terá nas pessoas só poderá ser sentido quando, de fato, for disponibilizado. Coloque-se na posição de análise e investimento em melhorias.
Estender o contato com o público além de artigos e materiais especiais (como ebooks) é avassalador.
Por essa razão, vale a pena criar uma conta nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e, se possível, transporte seu blog para lá.
Mas calma! Não é publicar tudo o que está no blog nas redes sociais.
Compartilhe links, incentive comentários e debates acerca dos temas propostos e fale da sua empresa.
Vale, também, buscar por parceiros (outras empresas ou influenciadores) que possam dar entrevistas, depoimentos, ou mesmo escreverem artigos como convidados em seu blog!
Não deixe de investir em uma boa estratégia de marketing digital completa para o sucesso da sua presença digital.
A Trii é uma agência de marketing digital que possui seu próprio blog como fonte de informações sobre o mundo digital.
Aqui, você encontra mais dicas para divulgar seu blog e para torná-lo um imã para marketing de conteúdo.
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