Escrever textos persuasivos que convencem o usuário a praticar uma ação, como comprar um produto/serviço, se inscrever em uma newsletter ou acessar uma página. Essa é a função do copywriter, ou seja, o responsável pelo copywriting no marketing digital. Essa é uma definição básica de um modelo muito mais profundo de escrita, e que envolve até mesmo psicologia para se basear, acredita?
Neste artigo, a Agência Trii explica mais sobre o assunto. Vamos explorar desde o que é o copy e importância até algumas dicas de como fazer. Saiba mais sobre o copywriting no marketing digital!
Quando falamos do copywriting no marketing digital, nos referimos a prática de criar textos persuasivos e envolventes com o objetivo de promover produtos, serviços ou marcas e gerar ações específicas do público-alvo. O copy, para os íntimos, pode ser utilizado desde os anúncios, passando pelo e-mail marketing e finalizando em um post de blog completo.
Esse processo envolve a combinação de técnicas de escrita criativa com estratégias de marketing. No entanto, é extremamente necessário utilizar uma linguagem clara, direta e atraente para captar a atenção dos consumidores, transmitir informações e estimular respostas que impulsionem as conversões e o engajamento online.
Ou seja, resumindo, é a produção de textos que têm como objetivo guiar sua audiência na tomada de uma decisão.
Se engana quem pensa que as estratégias de copywriting no marketing digital ficam restritas a apenas uma área. Na verdade, o copywriting pode ser utilizado em qualquer lugar, desde que seja bem feito. Pode incluir desde a criação de textos para sites, blogs e e-mails, até redes sociais, anúncios pagos, landing pages e scripts de vídeo para atrair, engajar e converter leads.
Com o passar dos anos, o crescimento do marketing digital e do inbound marketing, foi possível perceber que o que atrai o usuário não é só uma boa propaganda. Mas, o que chama a atenção desse possível cliente são informações claras sobre o produto/serviço, e que agreguem valor ao negócio em questão. Ou seja, saber que ele pode resolver um problema.
Em geral, a aplicação do copywriting se torna essencial em qualquer negócio ou marca, pois:
Para utilizar o copywriting no marketing digital com qualidade, de forma que gere resultados e conversão, é necessário ficar atento a algumas técnicas. Elas são essenciais nessa estratégia, para funcionar de verdade. A seguir, deixamos algumas dicas.
Saber quem é o seu público-alvo é fundamental para qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Por isso, busque saber, mais ou menos, as características como idade, sexo, ocupação, interesses, hobbies e qualquer outro tipo de informação que possa influenciar uma tomada de decisão. Compreender as características, necessidades, desejos e comportamentos permite criar mensagens mais eficazes e personalizadas, melhorando o impacto das suas campanhas.
Parece missão para psicólogo, não é mesmo? Mas não é! Sempre que você pesquisa algo na internet, está buscando resolver um problema. Esse problema pode ser econômico, como ganhar mais dinheiro; pode ser uma necessidade, como adquirir um produto ou serviço, e por aí vai. Ou seja, problemas envolvem dores e são essas dores que você deve resolver. Mas, como? Veja:
Estabelecer o tom e a linguagem certos é crucial para criar uma comunicação eficaz e autêntica. Assim, você compreende de que forma vai abordar um assunto. Depois de definir a persona e suas dores, você já terá facilitado essa tarefa. Adaptar essas características ao perfil do público-alvo assegura que a mensagem ressoe com seus valores e expectativas, aumentando a conexão emocional e a receptividade.
O consumidor pode fazer uma compra por impulso ou por necessidade. Nos dois casos, o que faz a diferença na hora da tomada de decisão são os gatilhos mentais utilizados da forma correta. Trata-se de estímulos que influenciam diretamente na tomada de decisão. Saber como aguçá-los é uma ótima ferramenta de persuasão. Alguns tipos são:
Apostar em verbos de ação é uma estratégia poderosa no copywriting para engajar e motivar o público. Eles são dinâmicos e diretos, incitando os leitores a tomar medidas concretas e imediatas. Eles ajudam a criar um senso de urgência e clareza, tornando as chamadas para ação (CTAs) mais eficazes. Essa abordagem melhora o engajamento com a marca.
Contar histórias, ou storytelling, é uma técnica poderosa no marketing que envolve a criação de narrativas envolventes para se conectar com o público. As histórias tornam as mensagens mais memoráveis e significativas. Assim, os consumidores se identificam com a marca de maneira mais profunda. Essa abordagem transforma informações em experiências. Aumenta o engajamento e a lealdade à marca.
Caso você esteja se perguntando… sim, este artigo utilizou técnicas de copywriting no marketing digital em sua escrita! No Blog da Trii, especialista em marketing digital em São Paulo e no Rio de Janeiro, você encontra mais artigos sobre este tema, e outros textos que podem ajudar com as suas estratégias para alcançar e converter novos clientes. Acesse agora e entenda melhor como atingir o seu público-alvo de forma eficaz!
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Artigo original publicado em 02/09/2020. Atualizado em 24/07/2024.
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