O blog exerce papel importante na captação e conversão de leads, uma vez que traz tráfego orgânico para o site. Por ser uma peça fundamental na produção de conteúdo, ganhou uma data especial em sua homenagem: o Dia do Blog. Em comemoração, nós preparamos este artigo. A Trii irá apresentar essa data, sua importância e dar dicas para quem deseja criar conteúdo. Confira!
O Dia do Blog é uma data informal comemorada internacionalmente. Foi criada com o intuito de incentivar bloggers ou blogueiros a divulgarem outros blogs que considerem interessantes aos seus leitores. O objetivo era mostrar que existem outros conteúdos legais e pessoas que falam sobre diferentes temas na internet. Assim, fazendo crescer ainda mais essa rede de informações úteis.
Não existem grandes explicações para a escolha da data de 31/08 para comemorar o Dia do Blog. Basicamente, a preferência se deu por possuir números que se assemelham à palavra blog. Veja: 3=B, 1=l, 0=o, 8=g.
O blog é uma rede que permite a divulgação e troca de ideias. Por ser considerado um site pessoal e poder ser criado por qualquer indivíduo ou entidade, possui grande liberdade editorial e autoral. Ou seja, cada pessoa pode escolher sobre qual assunto deseja tratar e de que maneira.
Dessa forma, o blog se torna um importante meio de comunicação, amplamente usado no Marketing de Conteúdo. Afinal, por meio dele conseguimos apresentar uma empresa, seu trabalho e assuntos que envolvem o serviço que ela oferece. Essa é uma ótima maneira de divulgar o negócio e apresentá-lo como autoridade.
O conteúdo do blog ajuda na captação e conversão de leads. Porém, para conseguir divulgar as ideias de maneira consistente e competente, é preciso utilizar-se de algumas técnicas. Assim, será possível construir conteúdos de qualidade e fazer jus à existência do Dia do Blog.
Uma das principais dicas para criar um bom conteúdo para blog é conhecer seu público. Para isso, é preciso estudar e entender quem deseja atingir. Considere suas personas! É mais fácil escrever para aquela pessoa que você conhece melhor do que aquela que nem nome tem. Dessa forma, seus artigos conseguem ser melhor direcionados.
Outra dica importante para construir conteúdos bons é utilizar as técnicas de copywriting. Elas irão ajudar seu texto a conversar melhor com o público e chamar a atenção do leitor. A comunicação será mais efetiva.
Veja alguns exemplos de técnicas interessantes:
Os gatilhos mentais são outras técnicas essenciais para aqueles que desejam atingir uma conversão. Afinal, eles ajudam o leitor a entender como sua marca é boa e como ele precisa do seu serviço. Eles conduzem as ações do visitante.
Para facilitar a leitura do usuário, o ideal é que você crie textos escaneáveis. Afinal, não são todas as pessoas que costumam ler o conteúdo da página por inteiro. Muitos fazem leitura dinâmica. Para evitar, então, que o leitor perca uma informação importante e ache seu conteúdo atraente é preciso:
Utilizar o funil de vendas para criar seus conteúdos é outra dica valiosa. Escrever de acordo com o momento em que o cliente vive interfere na forma como ele vê sua marca. Veja como escrever em cada etapa:
Entendeu qual é a importância do blog e quer implantar a ideia em seu negócio? Chame quem entende do assunto! A Trii é uma agência de marketing digital. Contamos com uma equipe completa e pronta para te ajudar. Se você precisa de auxílio com seu site ou blog, este é o lugar certo! Entre em contato conosco e conte com os melhores!
Gostou deste artigo sobre o Dia do Blog? No site da Trii você encontra mais conteúdos como este. Confira algumas sugestões:
Entenda como aproveitar os benefícios da inteligência artificial para empresas e aumentar os resultados com…
Com dificuldade para dominar as buscas online com marketing de conteúdo? Aprenda tudo neste artigo…
Aprenda como se deve usar as redes sociais para empresas de pequeno porte impulsionarem seus…
Quer aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes? Nesse artigo, confira quanto custa anunciar no…
Consegue entender para que serve o copywriting no marketing digital? Onde se aplica? Confira essas…
Quer saber quais são as métricas de marketing mais importantes na sua empresa? A Trii…