Marketing digital

Dia do Blog: veja a importância dessa rede e confira algumas dicas!

O blog exerce papel importante na captação e conversão de leads, uma vez que traz tráfego orgânico para o site. Por ser uma peça fundamental na produção de conteúdo, ganhou uma data especial em sua homenagem: o Dia do Blog. Em comemoração, nós preparamos este artigo. A Trii irá apresentar essa data, sua importância e dar dicas para quem deseja criar conteúdo. Confira!

Entenda o que é o Dia do Blog!

O Dia do Blog é uma data informal comemorada internacionalmente. Foi criada com o intuito de incentivar bloggers ou blogueiros a divulgarem outros blogs que considerem interessantes aos seus leitores. O objetivo era mostrar que existem outros conteúdos legais e pessoas que falam sobre diferentes temas na internet. Assim, fazendo crescer ainda mais essa rede de informações úteis.

Por que 31/08?

Não existem grandes explicações para a escolha da data de 31/08 para comemorar o Dia do Blog. Basicamente, a preferência se deu por possuir números que se assemelham à palavra blog. Veja: 3=B, 1=l, 0=o, 8=g.

Conheça a importância do blog no Marketing!

O blog é uma rede que permite a divulgação e troca de ideias. Por ser considerado um site pessoal e poder ser criado por qualquer indivíduo ou entidade, possui grande liberdade editorial e autoral. Ou seja, cada pessoa pode escolher sobre qual assunto deseja tratar e de que maneira.

Dessa forma, o blog se torna um importante meio de comunicação, amplamente usado no Marketing de Conteúdo. Afinal, por meio dele conseguimos apresentar uma empresa, seu trabalho e assuntos que envolvem o serviço que ela oferece. Essa é uma ótima maneira de divulgar o negócio e apresentá-lo como autoridade.

O conteúdo do blog ajuda na captação e conversão de leads. Porém, para conseguir divulgar as ideias de maneira consistente e competente, é preciso utilizar-se de algumas técnicas. Assim, será possível construir conteúdos de qualidade e fazer jus à existência do Dia do Blog.

Confira algumas dicas para construir conteúdos de qualidade!

1- Conheça o seu público

Uma das principais dicas para criar um bom conteúdo para blog é conhecer seu público. Para isso, é preciso estudar e entender quem deseja atingir. Considere suas personas! É mais fácil escrever para aquela pessoa que você conhece melhor do que aquela que nem nome tem. Dessa forma, seus artigos conseguem ser melhor direcionados.

2- Use o copywriting

Outra dica importante para construir conteúdos bons é utilizar as técnicas de copywriting. Elas irão ajudar seu texto a conversar melhor com o público e chamar a atenção do leitor. A comunicação será mais efetiva.

Veja alguns exemplos de técnicas interessantes:

  • usar linguagem e tom apropriado;
  • utilizar verbos de ação ao longo do texto e no call to action;
  • criar títulos que despertam curiosidade;
  • fazer o uso de dados para gerar credibilidade;
  • apresentar a solução para um problema.

3- Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são outras técnicas essenciais para aqueles que desejam atingir uma conversão. Afinal, eles ajudam o leitor a entender como sua marca é boa e como ele precisa do seu serviço. Eles conduzem as ações do visitante.

4- Crie conteúdos escaneáveis

Para facilitar a leitura do usuário, o ideal é que você crie textos escaneáveis. Afinal, não são todas as pessoas que costumam ler o conteúdo da página por inteiro. Muitos fazem leitura dinâmica. Para evitar, então, que o leitor perca uma informação importante e ache seu conteúdo atraente é preciso:

  • criar um conteúdo relevante;
  • escrever de forma clara, simples e objetiva;
  • fazer parágrafos curtos;
  • usar tópicos;
  • usar subtítulos;
  • destacar as informações importantes em negrito.

5- Escreva de acordo com as etapas do funil

Utilizar o funil de vendas para criar seus conteúdos é outra dica valiosa. Escrever de acordo com o momento em que o cliente vive interfere na forma como ele vê sua marca. Veja como escrever em cada etapa:

  • topo do funil: nesse momento o lead ainda não conhece o seu negócio. Você precisa conscientizá-lo sobre um problema na vida dele e instigá-lo a resolver a questão;
  • meio do funil: agora é o momento de mostrar a solução para o lead e conduzi-lo para a última etapa. O meio é a etapa de consideração;
  • fundo do funil: depois que o lead chega ao fundo funil, você está prestes a conseguir a conversão. Para isso, é preciso mostrar que a sua marca sabe como resolver o problema e que escolhê-la é a melhor solução. Mostre seus atributos.

Conte com uma empresa experiente!

Entendeu qual é a importância do blog e quer implantar a ideia em seu negócio? Chame quem entende do assunto! A Trii é uma agência de marketing digital. Contamos com uma equipe completa e pronta para te ajudar. Se você precisa de auxílio com seu site ou blog, este é o lugar certo! Entre em contato conosco e conte com os melhores!

Gostou deste artigo sobre o Dia do Blog? No site da Trii você encontra mais conteúdos como este. Confira algumas sugestões:

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