No Brasil, o dia do cliente é comemorado no dia 15 de setembro. Se você ainda não pensou em nada ou até deu uma movimentada no trabalho só que acredita que precisa de ajustes, neste artigo iremos te ajudar! Continue a leitura e prepare-se com a Trii para a data que promete sacudir o mercado!
Algumas informações anteriores aos preparativos são indispensáveis para você entender, de fato, a importância do dia do cliente. Sendo assim, em primeiro lugar, a data foi criada pelo empresário João Carlos Rego, gaúcho, palestrante, especialista em marketing e recursos humanos. Ela é comemorada desde 2003.
O mês escolhido foi setembro justamente por ser um momento baixo com relação às vendas no comércio. Atualmente, mais de 14 estados no Brasil comemoram o dia 15 de setembro. Dentre eles estão Rio de Janeiro e São Paulo, duas metrópoles brasileiras.
Neste sentido, é fundamental esclarecer que por mais que a data tenha a intenção de promover oportunidade de compra, o fundamento dela consiste na valorização do cliente. Ou seja, sua empresa precisa mostrar para ele o quanto esse relacionamento promove destaque na história da companhia.
Por fim, por mais que a data não seja tão conhecida, é marca um importante momento de direcionar seu foco para quem traz o retorno que sua empresa espera e precisa para sobreviver no mercado.
O dia do consumidor é comemorado em 15 de março, enquanto o dia do cliente é comemorado 6 meses depois. No entanto, a diferença entre as datas comemorativas não cabe apenas ao dia, em si, mas também à proposta. Dessa forma, é imprescindível esclarecer que o dia do consumidor foi criado com o intuito de celebrar os direitos que estão reservados a este. Logo, não contém nenhuma intenção de criar ações com o intuito de valorizá-lo.
Para analisar a tendência de vendas para o dia 15 de setembro deste ano basta observar o comportamento do consumidor na pandemia até aqui. O Mercado Livre, um dos maiores marketplaces da América Latina, apresentou um relatório dos produtos mais vendidos em 2020 de acordo com cada mês. Veja-os:
Nessa perspectiva, as categorias em que a opção de compra prevalece são variadas. No entanto, ainda há tendência de alta para dispositivos eletrônicos (smartphones, produtos para carros, equipamentos de informática, etc). Em vista disso, acredita-se que o dia do cliente ajude a fortalecer essa escolha feita pelo comprador no on-line ainda mais.
Chegamos na pergunta que não quer calar: “como vender mais na internet nesta data comemorativa?”. Acalme seu coração, pois separamos 6 dicas que vão ajudar a dar o “up” que você precisa. Como dissemos no começo do artigo, se já tiver desenhado algumas estratégias, considere as dicas a seguir para reavaliá-las, certo? Assim, ninguém sai no prejuízo.
Uma campanha de remarketing pode alavancar suas vendas bem mais do que você espera. Afinal de contas, trata-se de uma estratégia que visa recuperar seus leads. Ou seja, lembrá-los acerca da sua empresa. Isso, por exemplo, pode ser feito em anúncios no Google, redes sociais e em páginas de sites parceiros. Assim, o usuário se sentirá incentivado a retornar ao seu site e finalizar a compra.
Pensou que só a campanha era uma boa estratégia? Negativo! Se você estiver passando por um período de baixa nas vendas, essa é a hora de colocar o estoque para girar. Logo, crie boas ofertas! Essa é a hora de falar “na compra de um, leve dois produtos” ou “ 40% OFF na compra do segundo item”. Atenção: não caia na bobagem de fazer descontos falsos, certo? Isso pode tirar a credibilidade da sua marca por completo.
Oferecer frete grátis é uma excelente ação para o dia do cliente. Para não sair no prejuízo, você pode disponibilizá-lo como benefício para compras feitas ao longo de todo dia 15 de setembro. Desse modo, os clientes poderão aproveitar e você poderá ficar mais tranquilo.
Você também pode aproveitar esse momento para nutrir o relacionamento com seus clientes e conquistar outros. Em vista disso, começar a criar conteúdos para todas as etapas do funil de vendas é uma proposta que te ajuda a vender mais não só no dia 15 de setembro, mas também para além dele.
Outra dica é o e-mail marketing! Quem é que não gosta de receber um desconto personalizado, concorda? Dentro do e-mail você tem a opção de deixar um cupom para que o cliente use em sua próxima compra. Assim, certamente, ele se sentirá privilegiado pela sua empresa.
Um sorteio é uma ótima forma de engajar o público e cativá-lo. Dessa maneira, indicamos que você entregue um número a todos os clientes que fizerem compras em sua loja, on-line ou física. Então, no dia 15, promova em suas redes sociais um sorteio para contemplar uma pessoa ou mais com vale compras.
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