Você já percebeu como cantores, atores ou influencers digitais usam e abusam do marketing quando querem ingressar em um projeto novo? É válido examinar essas campanhas com um olhar crítico e se inspirar para aplicá-las na sua marca! Pensando nisso, a Agência Trii preparou um artigo sobre estratégias de marketing dos artistas com estudos de cases bastante famosos. Vale a pena conferir!
Vamos aproveitar que estamos na época do reality show Big Brother Brasil (BBB) para fazer uma análise das estratégias de marketing dos artistas. Afinal, o programa movimenta todos os dias os Trending Topics do Twitter. E os participantes que obtiveram mais destaque tiveram ajuda do marketing digital. Veja como!
A atriz e cantora Manu Gavassi participou da edição de 2020 do programa e reinventou completamente a sua carreira. A artista utilizou recursos transmídia e branding na sua comunicação.
Manu Gavassi bombou na web ao deixar VTs e webséries prontas para cada acontecimento dentro do reality. Por exemplo: se ganhasse o líder ou anjo, caso fosse emparedada ou imunizada, entre outras situações.
Além disso, a equipe de marketing da Manu publicava os vídeos com a mesma roupa, acessórios e maquiagem que a cantora utilizava dentro do reality em determinado dia. Quer exemplo de transmídia mais certeiro que esse?
O storytelling também foi uma das estratégias de marketings dos artistas utilizada pela cantora. Com essa técnica, ela pôde contar histórias e ainda sim prender a atenção do público. Por exemplo, o seu primeiro vídeo de apresentação dividiu opiniões: Manu Gavassi foi genial nas propostas ou se tratava de um personagem criado apenas para ganhar repercussão no reality?
O que importa é que antes de entrar no Big Brother, Manu Gavassi tinha 4,4 milhões de seguidores no instagram, e hoje já ultrapassa os 15 milhões.
A influencer digital Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, também utilizou das estratégias de marketing dos artistas. Assim como Manu Gavassi, Bianca Andrade também utilizou recursos transmídia durante a sua permanência no reality. Juntamente com sua equipe e marcas parceiras, Boca Rosa deixou preparado um acervo de fotos com looks de marcas de grife que usaria nas entradas ao vivo do programa.
Além disso, a influencer lançou uma linha de maquiagem com a marca Payot enquanto estava confinada. Ademais, ela provou a qualidade e durabilidade dos seus produtos usando-os no dia a dia, enquanto esteve na casa. Sendo assim, mesmo com a eliminação precoce de Bianca, as vendas da sua linha de maquiagem aumentaram 3 vezes mais após a sua participação no reality.
A atriz Carla Diaz foi convidada para ser umas das participantes da edição do BBB 21. Podemos dizer que a atriz também usou as estratégias de marketing dos artistas como oportunidade dentro do reality.
Carla também utilizou a arte do storytelling para seu vídeo de apresentação. Pelo fato de ser atriz, ela relembrou três dos seus personagens mais notáveis: Maria de “Chiquititas”, Khadija de “O Clone” e Karine de “A Força do Querer”. No IGTV do instagram da atriz, os personagens a incentivam a participar do reality.
A Viih Tube também é uma das participantes da atual edição do BBB 21. Atriz, influencer digital e youtuber, ela está na internet desde os seus 13 anos e já acumula polêmicas.
A primeira delas foi quando tinha 16 anos — a influencer aparece cuspindo na boca de seu gato de estimação. Tal atitude gerou muita revolta em todos os internautas.
Já sabendo que essa polêmica voltaria à tona durante o reality, Viih Tube também utilizou das estratégias de marketing dos artistas para se desculpar com o público.
A youtuber postou um IGTV em que se mostra arrependida de suas atitudes. No marketing, essa técnica anda lado a lado com o posicionamento da marca juntamente com assessores de imprensa diante de situações desagradáveis.
Além disso, a artista e sua equipe também deixaram vídeos prontos para cada episódio que acontece na casa mais vigiada do Brasil.
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