Depois de algumas mudanças no Facebook, a mais recente novidade que chega à rede social é o Facebook Jobs. A ferramenta já estava disponível nos EUA e no Canadá desde o ano passado, mas no dia 28/02/2018 a funcionalidade foi expandida para mais de 40 países, incluindo o Brasil.
De acordo com uma pesquisa online com 5 mil adultos, conduzida pelo Morning Consult e divulgada pelo Facebook, uma em quatro pessoas nos EUA dizem procurar ou encontrar empregos utilizando o Facebook Jobs.
Neste artigo da Trii você entende como irá funcionar essa nova função do Facebook e seus reais objetivos. Confira, a seguir.
Entenda o Facebook Jobs
No Facebook Jobs a procura de vagas acontece de uma forma muito parecida com o LinkedIn. Entretanto, existe uma grande diferença entre as duas plataformas: o Jobs irá ajudar trabalhadores menos qualificados e pessoas que não estão realmente à procura de um emprego, mas abertas para possibilidades, além de atender recrutadores de empresas de pequeno e médio porte.
As empresas irão anunciar vagas disponíveis e os usuários do Facebook se candidatam a elas. Como forma de sigilo, somente a empresa poderá ver quem se candidatou à vaga. Portanto, nada será postado ou compartilhado no perfil do interessado.
Os usuários poderão delimitar uma região geográfica em que preferem trabalhar e, quando uma vaga estiver disponível, ele será notificado. Além disso, os anúncios poderão ser compartilhados no feed de notícias.
Apesar dos grandes entusiastas, existem aqueles que estão receosos sobre empregadores verificarem antecedentes em seu perfil da rede social. Entretanto, o vice-presidente de publicidade do Facebook e encarregado pelo Facebook Jobs, Andrew “Boz” Bosworth, diz que embora a checagem de antecedentes possa assustar quem está em busca de empregos competitivos em grandes empresas, “os candidatos a empregos casuais… bem, eles estão apenas procurando por todas as oportunidades que eles podem obter”.
Como anunciar uma vaga no Facebook Jobs?
1- Divulgue a oportunidade
As vagas de emprego serão exibidas e encaminhadas para a página comercial da empresa.
Com isso, os possíveis candidatos poderão conhecer mais sobre o seu negócio e sobre a oportunidade em si, antes de se candidatarem. As pessoas também poderão visualizar sua vaga por meio dos favoritos de vagas, no Facebook.
2- Seja rápido nas análises e respostas
A candidatura no Facebook Jobs pode ser feita tanto pelo desktop quanto pelo dispositivo móvel e, depois de analisar uma candidatura, você poderá entrar em contato de forma rápida, a qualquer momento e em qualquer lugar, com o seu candidato utilizando o Messenger.
3- Promova as vagas
Como forma de garantir que sua vaga tenha um grande alcance, você pode impulsionar sua publicação de vaga na sua página comercial.
4- Forneça informações detalhadas
Inicie sua proposta de vaga com uma descrição clara, de fácil entendimento e bem detalhada, para que não seja necessário perder tempo com candidaturas que não atendem aos requisitos. Inclua o salário, os benefícios e a carga horária da função.
5- Perguntas extras
Se você deseja conhecer a fundo seu candidato, inclua perguntas extras que podem ser elaboradas de acordo com cada vaga, para que seja possível reunir o maior número de informações.
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