Por Agência Trii
25 de setembro de 2019

Recentemente, o feed de notícias do Facebook passou por uma transformação que pode afetar o modo como as marcas anunciam na plataforma. Desde agosto de 2019, a rede social mais famosa do mundo fez algumas alterações no seu design. As mudanças incluem diminuição das proporções dos textos nas publicações e na altura máxima de mídia. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Continue lendo este artigo da Trii.

Conheça as mudanças no feed de notícias do Facebook

feed de notícias do Facebook: conheça as mudanças!

No início deste ano, a líder do aplicativo do Facebook, Fidji Simo, anunciou o lançamento de um novo design para a plataforma. Trata-se do FB5, um conceito criado para tornar a rede social mais simples, rápida, imersiva, com as comunidades no centro da experiência. A ideia é facilitar a localização do que os usuários procuram, além de priorizar os recursos mais usados.

Assim sendo, a partir do dia 19 de agosto de 2019, foram implementadas algumas alterações na aparência do feed de notícias do Facebook. Em geral, as postagens na página e os anúncios no celular se adequaram à nova aparência do design anteriormente divulgada por Simo.

Menos linhas expostas no texto principal

Mudanças no feed de notícias do Facebook: o que fazer?

Para visualizar o restante do texto é necessário clicar em “ver mais”

A primeira mudança no feed de notícias do Facebook diz respeito à visualização do conteúdo das postagens. A exibição do tamanho do texto principal diminuiu!
Antes, os posts exibiam a opção “ver mais” para que um conteúdo completo fosse visualizado com 7 linhas do texto. Agora, somente 3 linhas do texto serão exibidas para os usuários de dispositivos móveis. Ou seja, após esse limite, será necessário clicar no botão do “ver mais” para visualizar o post na íntegra.

Altura máxima de mídia para fotos e vídeos

Mudanças no feed de notícias do Facebook: dimensões para as mídias

Anúncio publicado na nova proporção na vertical (4:5)

Além das linhas de textos visíveis nos posts, a altura máxima de mídias para fotos e vídeos também será reduzida.
O Criativo, ferramenta do Facebook que permite testar formatos de anúncios, suportava imagens e vídeos com 2:3 ou outras proporções. Agora, a proporção de espectro mais alta permitida para imagens sem links e vídeos é 4:5 (Retrato).

Além disso, o tamanho mínimo recomendado é 480 x 600 pixels. Ou, ainda, podem ser usadas as medidas indicadas pelo Facebook e Instagram (1080 x 1350 pixels).

A partir de agora, as mídias publicadas em proporção mais alta que 4:5 serão mascaradas no feed de notícias do Facebook para celular. Ou seja, todos as postagens devem ser feitas em formato vertical para que não sejam cortadas pela plataforma.

Objetivo e impacto das alterações

Ambas as mudanças no feed de notícias do Facebook visam aumentar a eficácia dos anúncios e facilitar o uso dos recursos. Além, é claro, de promover maior aproveitamento do espaço disponível no feed para posts orgânicos.

A princípio, o novo design foi criado para atender a versão mobile da plataforma. O principal objetivo é melhorar a experiência dos usuários em dispositivos móveis. A previsão de chegada das mudanças na versão desktop deve ocorrer nos próximos meses.

E aí, gostou da novidade? Então, visite o blog da Trii e fique por dentro de tudo o que acontece no universo das redes sociais e do marketing digital. Lá, você encontra assuntos relacionados a este. Por exemplo: itens necessários para fazer uma postagem no Facebook perfeita, fim dos likes no Instagram e seu impacto no engajamento e dicas para o conteúdo do Instagram Stories.