Você nunca mais vai ficar desconectado. Essa frase prende sua atenção, certo? Imagine o lugar mais remoto do planeta que você conseguir pensar. Agora pense que até neste lugar, você poderia acessar seus emails, baixar arquivos, enfim… Navegar pela web o quanto quisesse. Curtiu? Então o Projeto Loon com certeza vai te interessar!
Projeto Loon, como foi nomeado, talvez pela idéia um pouco maluca (Loon = Louco em inglês) vai utilizar balões de alta-pressão circulando pela Terra para conectar pessoas em lugares remotos, ao wi-fi.
O projeto, que almeja alcançar mais de 5 bilhões de pessoas desconectadas do mundo virtual, começou a pouco menos de dois anos atrás, experienciando uma rejeição inicial pela idéia dos balões serem sucetíveis a ventos corriqueiros na estratosfera.
Porém, com a ajuda da informação do governo, foi possível utilizar a natureza a favor do projeto Loon.
Até o momento, essa nova tecnologia só foi testado com sucesso duas vezes, sendo uma delas por um casal, os MacKenzies, donos de fazenda em Geraldine, interior da Nova Zelândia.
Dois agentes do Google instalaram um dispositivo vermelho com o tamanho de uma bola de vôlei, possuindo em seu interior, uma antena que conectaria os MacKenzies a internet.
Rich DeVaul, o criador do projeto, diz que a dúvida a respeito do projeto era total, porém, com os resultados positivos recentes, a espera agora é da reação do mundo a respeito da “internet de balão”.