O Instagram é uma rede social em constante ascensão. São apropriados a ela uma média de 1 bilhão de usuários ativos e pode valer mais de US$100 bilhões. Nos últimos 5 anos, a empresa, inicialmente dedicada às fotos, investe cada vez mais em vídeos. A mais nova funcionalidade é o IGTV do Instagram, um aplicativo (que pode ser usado separadamente ou integrado à plataforma) para criação de conteúdo audiovisual. Diferentemente dos já famosos stories, o Instagram TV é a grande promessa do meio digital atual e futuro.
O IGTV do Instagram parte do pressuposto de que as pessoas assistem cada vez menos à TV e mais ao vídeo online. Seu objetivo principal é liderar o mercado de produção de vídeo. Estima-se que até 2021, 78% do tráfego de dados móveis será apenas de vídeos assistidos no celular. Inspirado na TV, sem perder as referências do Youtube e mantendo o formato disseminado pelos Stories, o IGTV chegou com toda força.
Alguns usuários podem produzir vídeos de até 60 minutos, enquanto a maioria tem disponibilizado 10 minutos. De todas as formas, o IGTV do Instagram abre espaço para criadores de conteúdo mundialmente conhecidos, sem impedir os primeiros passos dos iniciantes.
A fim de esclarecer dúvidas, é fundamental compreender como a ferramenta pode ser acessada. O IGTV do Instagram é, de fato, um aplicativo separado do Instagram. Você pode fazer o download para iOS ou Android gratuitamente. Mas seu acesso também é possível diretamente na interface do aplicativo base, o Instagram. Seu ícone é representado por uma televisão e se encontra na barra superior. Caso não apareça, certifique-se se aderiu a mais recente atualização disponibilizada do aplicativo. Quando baixado separadamente, não perde a sintonia com o Instagram e a utilização é bem intuitiva.
Você é um admirador de conteúdo ou deseja assistir aos vídeos dos artistas/instagrammers que acompanha? Caso a sua intenção seja apenas o entretenimento, sinta-se livre entre as três categorias estabelecidas. “Para você” sugere vídeos com base nos seus seguidores e suas interações recentes, assim como funciona na aba Explorar. “Seguindo” são vídeos reunidos pelos algoritmos e mostra as produções de todas as pessoas que são seguidas por você no Instagram. “Populares”, como diz o nome, são os conteúdos em alta no IGTV do Instagram, majoritariamente de influenciadores/celebridades. Com essas três segmentações, você pode encontrar o conteúdo que mais combina com seus gostos.
Se você é um criador de conteúdo em potencial, atente-se ao passo a passo para criar o seu canal no IGTV do Instagram:
– Ter um canal IGTV segue a mesma logística do YouTube: para cada conta, um canal. Portanto, certifique-se que você já está cadastrado no sistema do Instagram;
– abra o aplicativo IGTV do Instagram ou selecione o ícone de televisão na parte superior do aplicativo. Clique na engrenagem e, finalmente, em “Criar canal”. O processo é intuitivo e você pode seguir as instruções que aparecerem no visor.
Pronto! O seu canal IGTV foi criado. Até a última verificação realizada pela Agência Trii, o nome do canal é o mesmo do usuário utilizado para acessar o aplicativo. Diferentemente do sistema aplicado ao Instagram Stories, o IGTV do Instagram demanda um conteúdo melhor produzido. Portanto, os uploads devem ser de arquivos previamente preparados. Seja pelo celular ou computador, os materiais devem variar entre 650 MB e 5,4 GB e, para contas verificadas, não podem passar de 60 minutos. Os iniciantes contam com o limite de 10 minutos. Parece pouco, mas você entenderá neste artigo que é tempo suficiente para cativar sua audiência.
A ideia original do IGTV do Instagram é baseada na forma como as pessoas reagem ao que é veiculado na TV. Dessa vez, sem a presença inconveniente de uma programação ultrapassada. Como se o indivíduo assinasse um pacote apenas de canais que o interessam, gratuitamente. Portanto, para os criadores, é fundamental e indispensável fazer a elaboração de um conteúdo relevante. Como existe muita concorrência e facilidade em trocar de vídeo (apenas com um toque), praticidade deve andar lado a lado com o material.
Um dos principais diferenciais, quando comparado ao Youtube, é o formato do vídeo, por exemplo. O modo paisagem, ou seja, horizontal, é tradicional e predispõe o telespectador a permanecer assistindo. Mesmo contrariando essa “garantia”, o IGTV do Instagram aposta nas tendências do futuro. O vertical tornou-se referência a partir do estouro mundial do aplicativo Snapchat. Observando a popularidade, o Instagram adotou o formato e aplicou nos Stories. Vídeos curtos, com prazo de validade e que estimulam seus usuários a produzirem sempre mais.
O formato do IGTV do Instagram segue o mesmo das Stories, só que agora a missão é manter o telespectador conectado ao que ele acha que não está acostumado. Isso porque pesquisas apontam que desfrutadores de smartphone utilizam seus aparelhos na vertical em 94% do tempo. Alguns influenciadores digitais migraram para o aplicativo, mas sem produzir exclusivamente às propriedades. Isso, para um iniciante, é altamente negativo e não contribui para seu destaque no meio. O formato exigido é de 9:16, medida calculada para proporcionar uma experiência positiva para todos (4K). Por esse motivo, o IGTV do Instagram permite que toda pessoa com um celular ou câmera consiga disseminar suas ideias e assistir a outras.
Existem algumas “regras” que são seguidas pelos criadores de conteúdo do IGTV do Instagram. Roteiro dinâmico e bem direcionado para cativar a audiência, que seja fornecedor de utilidade. A “regra dos três” também é utilizada. Ela consiste na criação de listas com três tópicos. Três curiosidades, três motivos para determinada coisa, três filmes, três séries, três produtos e etc. A duração máxima, nessa regra, é de três minutos (estourando). O próprio Instagram só conta a visualização quando a pessoa assiste pelo menos três segundos do vídeo. São diversas estratégias para captar a atenção do público e ganhar destaque no meio digital.
Uma grande vantagem para quem deseja produzir conteúdo audiovisual para o IGTV do Instagram é que há grande praticidade em poder editar os vídeos do celular. Para isso, são recomendados alguns aplicativos especializados no assunto, como:
– Inshot: é um dos aplicativos mais utilizados. É altamente indicado para edição de vídeos e fotos, onde é possível acrescentar textos, músicas, filtros e etc. Além disso, é ótimo para incluir edições feitas em outros aplicativos e formatar o conjunto da obra no que é indicado para IGTV. Disponível para iOS e Android;
– Lapse It: proporciona a técnica cinematográfica conhecida por “time-lapse”. Nela, é possível transformar cenas de minutos em apenas alguns segundos. Muito utilizada para mostrar mudanças de horário, movimentações de pessoas, veículos e etc. Algumas funcionalidades são disponibilizadas gratuitamente, outras apenas para assinantes de pacotes premium. Disponível para iOS e Android;
– Unfold: são layouts minimalistas que possibilitam a união de vários vídeos/fotos de uma vez só. Para o IGTV do Instagram, é recomendado quando é necessário fazer uma referência ou algo relacionado que necessite de outra imagem para exemplificar. Experimente as versões gratuitas e pagas disponíveis para iOS e Android;
– VUE: capture vídeos em pequenos trechos (como nas Stories) e salve-os em um único arquivo de vídeo. Use e abuse das cores e filtros e do controle de iluminação. Faça o download para iOS ou Android;
– Legend: ideal para criar vinhetas com textos e animações para todos os gostos. Apesar da boa funcionalidade, o formato dos vídeos não agrada muito. Salvos automaticamente em 1:1, é necessário fazer uma adaptação na hora de incluí-lo no projeto de edição para o IGTV. Disponível para iOS e Android;
– Quik: edite seu vídeo com ferramentas idealizadas pela GoPro. São ajustes no formato, trilha sonora, filtros e até em colagem de fotos ou outros vídeos. Conheça o aplicativo que está disponível para iOS e Android;
– Soda: além de ser um aplicativo de câmera, também oferece ótimas ferramentas de edição. Capture momentos do dia usando a câmera do celular e junte todos em um mesmo projeto. Possibilita refazer vídeo por vídeo, incluir filtros, legendas, desenhos e outros. Disponível para iOS e Android.
Em suma, algumas técnicas são necessárias para o resultado positivo do conteúdo. Diferentemente do Youtube, por enquanto o IGTV do Instagram não é monetizado, mas seus idealizadores já deixaram claro que existem planos para isso. É essencial manter uma boa reputação no meio para que novas pessoas sejam atraídas para o seu canal. Em alguns casos, você pode até incluir anúncios de marcas parceiras – mas isso leva tempo e dedicação.
– use a criatividade para gerar interesse do público a partir do título e miniatura (que é personalizável);
– evite interferências, durante o vídeo, de sons demasiadamente altos e distrativos, tirando foco do seu material;
– adicione links clicáveis na descrição dos vídeos. Isso ajuda a manter um ciclo saudável e aumentar sua visibilidade em outras redes sociais;
– use hashtags como palavras-chave relacionadas ao assunto e atraia pessoas interessadas em te ouvir;
– o Instagram Insights ajuda a analisar os resultados do conteúdo. Com isso, trace estratégias para superar o que já foi atingido;
– responda aos comentários de forma simpática, isso cativa o público e transmite uma boa imagem sua e do canal;
– escolha outros perfis que não sejam concorrentes e indique para seus seguidores;
– faça entrevistas com especialistas nas áreas de sua abordagem, isso enriquece seu conteúdo e sua imagem.
Não só influenciadores ou celebridades, o IGTV do Instagram também atingiu muitos ambientes corporativos. Nasa, Nike, Hubspot e Adoro Cinema são algumas empresas que já adotaram a ferramenta. Os profissionais de Marketing Digital já estão olhando para o IGTV em uma perspectiva positiva. Com o aplicativo, muitas empresas poderão atingir novas pessoas do público-alvo, mais precisamente os que estão entre 18 e 29 anos. Se você possui ou administra uma empresa, avalie como é a sua forma de contato com clientes e crie um conteúdo relevante para eles no IGTV.
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