Categorias: Mídias Sociais

Guia completo para o IGTV do Instagram

O Instagram é uma rede social em constante ascensão. São apropriados a ela uma média de 1 bilhão de usuários ativos e pode valer mais de US$100 bilhões. Nos últimos 5 anos, a empresa, inicialmente dedicada às fotos, investe cada vez mais em vídeos. A mais nova funcionalidade é o IGTV do Instagram, um aplicativo (que pode ser usado separadamente ou integrado à plataforma) para criação de conteúdo audiovisual. Diferentemente dos já famosos stories, o Instagram TV é a grande promessa do meio digital atual e futuro.

Conheça o IGTV do Instagram

O IGTV do Instagram parte do pressuposto de que as pessoas assistem cada vez menos à TV e mais ao vídeo online. Seu objetivo principal é liderar o mercado de produção de vídeo. Estima-se que até 2021, 78% do tráfego de dados móveis será apenas de vídeos assistidos no celular. Inspirado na TV, sem perder as referências do Youtube e mantendo o formato disseminado pelos Stories, o IGTV chegou com toda força.

Alguns usuários podem produzir vídeos de até 60 minutos, enquanto a maioria tem disponibilizado 10 minutos. De todas as formas, o IGTV do Instagram abre espaço para criadores de conteúdo mundialmente conhecidos, sem impedir os primeiros passos dos iniciantes.

A fim de esclarecer dúvidas, é fundamental compreender como a ferramenta pode ser acessada. O IGTV do Instagram é, de fato, um aplicativo separado do Instagram. Você pode fazer o download para iOS ou Android gratuitamente. Mas seu acesso também é possível diretamente na interface do aplicativo base, o Instagram. Seu ícone é representado por uma televisão e se encontra na barra superior. Caso não apareça, certifique-se se aderiu a mais recente atualização disponibilizada do aplicativo. Quando baixado separadamente, não perde a sintonia com o Instagram e a utilização é bem intuitiva.

Primeiros passos

Você é um admirador de conteúdo ou deseja assistir aos vídeos dos artistas/instagrammers que acompanha? Caso a sua intenção seja apenas o entretenimento, sinta-se livre entre as três categorias estabelecidas. “Para você” sugere vídeos com base nos seus seguidores e suas interações recentes, assim como funciona na aba Explorar. “Seguindo” são vídeos reunidos pelos algoritmos e mostra as produções de todas as pessoas que são seguidas por você no Instagram. “Populares”, como diz o nome, são os conteúdos em alta no IGTV do Instagram, majoritariamente de influenciadores/celebridades. Com essas três segmentações, você pode encontrar o conteúdo que mais combina com seus gostos.

Se você é um criador de conteúdo em potencial, atente-se ao passo a passo para criar o seu canal no IGTV do Instagram:

– Ter um canal IGTV segue a mesma logística do YouTube: para cada conta, um canal. Portanto, certifique-se que você já está cadastrado no sistema do Instagram;
– abra o aplicativo IGTV do Instagram ou selecione o ícone de televisão na parte superior do aplicativo. Clique na engrenagem e, finalmente, em “Criar canal”. O processo é intuitivo e você pode seguir as instruções que aparecerem no visor.

Pronto! O seu canal IGTV foi criado. Até a última verificação realizada pela Agência Trii, o nome do canal é o mesmo do usuário utilizado para acessar o aplicativo. Diferentemente do sistema aplicado ao Instagram Stories, o IGTV do Instagram demanda um conteúdo melhor produzido. Portanto, os uploads devem ser de arquivos previamente preparados. Seja pelo celular ou computador, os materiais devem variar entre 650 MB e 5,4 GB e, para contas verificadas, não podem passar de 60 minutos. Os iniciantes contam com o limite de 10 minutos. Parece pouco, mas você entenderá neste artigo que é tempo suficiente para cativar sua audiência.

Conteúdo

A ideia original do IGTV do Instagram é baseada na forma como as pessoas reagem ao que é veiculado na TV. Dessa vez, sem a presença inconveniente de uma programação ultrapassada. Como se o indivíduo assinasse um pacote apenas de canais que o interessam, gratuitamente. Portanto, para os criadores, é fundamental e indispensável fazer a elaboração de um conteúdo relevante. Como existe muita concorrência e facilidade em trocar de vídeo (apenas com um toque), praticidade deve andar lado a lado com o material.

Um dos principais diferenciais, quando comparado ao Youtube, é o formato do vídeo, por exemplo. O modo paisagem, ou seja, horizontal, é tradicional e predispõe o telespectador a permanecer assistindo. Mesmo contrariando essa “garantia”, o IGTV do Instagram aposta nas tendências do futuro. O vertical tornou-se referência a partir do estouro mundial do aplicativo Snapchat. Observando a popularidade, o Instagram adotou o formato e aplicou nos Stories. Vídeos curtos, com prazo de validade e que estimulam seus usuários a produzirem sempre mais.

Formato do IGTV e Stories

O formato do IGTV do Instagram segue o mesmo das Stories, só que agora a missão é manter o telespectador conectado ao que ele acha que não está acostumado. Isso porque pesquisas apontam que desfrutadores de smartphone utilizam seus aparelhos na vertical em 94% do tempo. Alguns influenciadores digitais migraram para o aplicativo, mas sem produzir exclusivamente às propriedades. Isso, para um iniciante, é altamente negativo e não contribui para seu destaque no meio. O formato exigido é de 9:16, medida calculada para proporcionar uma experiência positiva para todos (4K). Por esse motivo, o IGTV do Instagram permite que toda pessoa com um celular ou câmera consiga disseminar suas ideias e assistir a outras.

Existem algumas “regras” que são seguidas pelos criadores de conteúdo do IGTV do Instagram. Roteiro dinâmico e bem direcionado para cativar a audiência, que seja fornecedor de utilidade. A “regra dos três” também é utilizada. Ela consiste na criação de listas com três tópicos. Três curiosidades, três motivos para determinada coisa, três filmes, três séries, três produtos e etc. A duração máxima, nessa regra, é de três minutos (estourando). O próprio Instagram só conta a visualização quando a pessoa assiste pelo menos três segundos do vídeo. São diversas estratégias para captar a atenção do público e ganhar destaque no meio digital.

Edição

Uma grande vantagem para quem deseja produzir conteúdo audiovisual para o IGTV do Instagram é que há grande praticidade em poder editar os vídeos do celular. Para isso, são recomendados alguns aplicativos especializados no assunto, como:

– Inshot: é um dos aplicativos mais utilizados. É altamente indicado para edição de vídeos e fotos, onde é possível acrescentar textos, músicas, filtros e etc. Além disso, é ótimo para incluir edições feitas em outros aplicativos e formatar o conjunto da obra no que é indicado para IGTV. Disponível para iOS e Android;
– Lapse It: proporciona a técnica cinematográfica conhecida por “time-lapse”. Nela, é possível transformar cenas de minutos em apenas alguns segundos. Muito utilizada para mostrar mudanças de horário, movimentações de pessoas, veículos e etc. Algumas funcionalidades são disponibilizadas gratuitamente, outras apenas para assinantes de pacotes premium. Disponível para iOS e Android;
– Unfold: são layouts minimalistas que possibilitam a união de vários vídeos/fotos de uma vez só. Para o IGTV do Instagram, é recomendado quando é necessário fazer uma referência ou algo relacionado que necessite de outra imagem para exemplificar. Experimente as versões gratuitas e pagas disponíveis para iOS e Android;
– VUE: capture vídeos em pequenos trechos (como nas Stories) e salve-os em um único arquivo de vídeo. Use e abuse das cores e filtros e do controle de iluminação. Faça o download para iOS ou Android;

Mais aplicativos para editar vídeos no IGTV

– Legend: ideal para criar vinhetas com textos e animações para todos os gostos. Apesar da boa funcionalidade, o formato dos vídeos não agrada muito. Salvos automaticamente em 1:1, é necessário fazer uma adaptação na hora de incluí-lo no projeto de edição para o IGTV. Disponível para iOS e Android;
– Quik: edite seu vídeo com ferramentas idealizadas pela GoPro. São ajustes no formato, trilha sonora, filtros e até em colagem de fotos ou outros vídeos. Conheça o aplicativo que está disponível para iOS e Android;

– Soda: além de ser um aplicativo de câmera, também oferece ótimas ferramentas de edição. Capture momentos do dia usando a câmera do celular e junte todos em um mesmo projeto. Possibilita refazer vídeo por vídeo, incluir filtros, legendas, desenhos e outros. Disponível para iOS e Android.

Estratégias

Em suma, algumas técnicas são necessárias para o resultado positivo do conteúdo. Diferentemente do Youtube, por enquanto o IGTV do Instagram não é monetizado, mas seus idealizadores já deixaram claro que existem planos para isso. É essencial manter uma boa reputação no meio para que novas pessoas sejam atraídas para o seu canal. Em alguns casos, você pode até incluir anúncios de marcas parceiras – mas isso leva tempo e dedicação.

Dicas infalíveis para quem deseja investir no IGTV

– use a criatividade para gerar interesse do público a partir do título e miniatura (que é personalizável);
– evite interferências, durante o vídeo, de sons demasiadamente altos e distrativos, tirando foco do seu material;
– adicione links clicáveis na descrição dos vídeos. Isso ajuda a manter um ciclo saudável e aumentar sua visibilidade em outras redes sociais;
– use hashtags como palavras-chave relacionadas ao assunto e atraia pessoas interessadas em te ouvir;
– o Instagram Insights ajuda a analisar os resultados do conteúdo. Com isso, trace estratégias para superar o que já foi atingido;
– responda aos comentários de forma simpática, isso cativa o público e transmite uma boa imagem sua e do canal;
– escolha outros perfis que não sejam concorrentes e indique para seus seguidores;
– faça entrevistas com especialistas nas áreas de sua abordagem, isso enriquece seu conteúdo e sua imagem.

Não só influenciadores ou celebridades, o IGTV do Instagram também atingiu muitos ambientes corporativos. Nasa, Nike, Hubspot e Adoro Cinema são algumas empresas que já adotaram a ferramenta. Os profissionais de Marketing Digital já estão olhando para o IGTV em uma perspectiva positiva. Com o aplicativo, muitas empresas poderão atingir novas pessoas do público-alvo, mais precisamente os que estão entre 18 e 29 anos. Se você possui ou administra uma empresa, avalie como é a sua forma de contato com clientes e crie um conteúdo relevante para eles no IGTV.

Marketing digital e gestão de redes sociais é com a Trii!

Você pode contar com uma agência de Marketing Digital para estudar e oferecer os melhores caminhos para sua empresa no meio digital. Por essa razão, conheça melhor os serviços oferecidos pela Agência Trii. Somos uma agência digital com ótimas soluções para o posicionamento de empresas virtualmente. Navegue pelo nosso site e encontre artigos sobre estratégias de marketing digital, mobile marketing, como alcançar topo do Google e muito mais.

Cuidamos da gestão de redes sociais e blogs, desenvolvimento de sites, identidade visual e muitos outros serviços. Conte com a nossa ajuda para captar mais clientes pela Internet. Garantimos o bom serviço que uma agência com certificação Great Place to Work pode oferecer.

 

Compartilhe

Artigos recentes

Como fazer minha empresa aparecer no Google?

Não para de pensar em "como fazer minha empresa aparecer no Google"? Leia esse artigo…

4 semanas atrás

Anúncio no Google Ads: descubra os motivos para investir!

Já pensou em fazer anúncio no Google Ads para sua marca ou empresa? No artigo,…

2 meses atrás

Otimização para motores de busca para sites: o que é e importância

Sabe como a otimização para motores de busca pode ajudar no ranqueamento do seu site?…

3 meses atrás

Saiba a diferença de consultoria em redes sociais e serviço de social!

Você sabe qual é a diferença de consultoria em redes sociais e serviço de social?…

4 meses atrás

SEO orgânico, você sabe o que é? Veja como vender com a estratégia

No artigo, a Trii te explica o que é SEO orgânico. Leia e saiba como…

5 meses atrás

O que faz um especialista SEO? Veja como o profissional pode te ajudar

Você sabe como um especialista SEO pode ajudar a vender mais e aumentar o seu…

6 meses atrás