Por Agência Trii
03 de julho de 2020

Atualmente, o conceito de business intelligence tem crescido bastante em função das inúmeras ferramentas que auxiliam a comunicação por meio do marketing. Em detrimento disso, o marketing analytics se destaca como uma forma qualificada de manter maior controle sobre as estratégias e resultados. Ainda não conhece muito sobre ele? Neste artigo, abordaremos o conceito e as vantagens que ele atribui para sua empresa. Boa leitura!

Como podemos definir o marketing analytics?

Marketing analytics possui grande semelhança com Google Analytics, ferramenta da empresa Google, como você já deve ter reparado. Basicamente, os dois atuam de maneira bastante parecida ou, até mesmo, conjunta.

Veja: no Google Analytics, os profissionais de marketing conseguem formular uma série de filtros que contribuem para melhorias nas estratégias de comunicação desenvolvidas por eles. Deste modo, os dados são raspados da rede e qualificados, de forma que fiquem bem segmentados para os clientes em potencial.

Sendo assim, o marketing analytics utiliza recursos matemáticos e estatísticos nas plataformas onlines para garantir que o público-alvo seja atingido pela ação. No entanto, o uso deste recurso também pode estar presente na estratégias offlines. A exemplo, podemos citar busdoor e outras peças publicitárias.

pessoas planejando estratégia de marketing analytics

Quais as vantagens da implementação do marketing analytics?

Bom, agora que você já conheceu o conceito do marketing analytics, já está pronto para conhecer as vantagens. Separamos uma lista com as quais identificamos como mais necessárias para o seu negócio progredir. Confira!

1- Conhecimento do cliente

O rastreio, coleta e disposição dos dados formam uma rede onde é possível encontrar preferências e hábitos comuns do seu público-alvo. Isso não somente ajuda a identificá-lo, como também a entender mais sobre crenças, precisões e buscas. Por conta disso, o conhecimento do cliente está em primeiro lugar na nossa lista de vantagens do marketing analytics.

2- Monitoramento de estratégias mais preciso

Em segundo lugar, nunca é demais lembrar que o marketing é focado em pessoas. Logo, as estratégias que são incluídas como ferramentas dele pensam em vender para estes indivíduos. Devido a essa razão, precisa ser bem monitorado para que haja uma análise constante das práticas que são desenvolvidas.

Ao passo que o marketing analytics auxilia na qualificação dos dados relativos ao desempenho das ações, ele aumenta, também, o nível de monitoramento das estratégias. O objetivo é otimizá-las cada vez mais para obter melhores resultados.

3- Auxilia a quantificar o ROI corretamente

O marketing analytics auxilia a obter uma melhor visão sobre seus investimentos, o ROI. Com ele, os relatórios emitidos contribuem para rastrear o tráfego, entender melhor sobre o faturamento e chegar até a compreensão de quais ações englobam o maior lucro.

Em outro artigo já falamos sobre como é possível calcular o ROI do seu negócio.

Quadro escrito Return on investiment

4- Aumenta a expectativa de tendências

O analytics permite que seja criada a perspectiva mercadológica de análise precisa. Isso é, uma forma de estudar as expectativas de tendências futuras do segmento de atuação da companhia. Em função disso, o marketing analytics passou a ser visto por alguns empreendedores como uma espécie de “bola de cristal”, onde existe a possibilidade de enxergar o que ainda está por vir.

A atribuição de perspectiva futura no ramo de negócio ajuda na tomada de decisões com a segurança das estratégias atuais.

5- Acompanhamento dos concorrentes

Por fim, não podemos deixar de citar que o marketing analytics não prevê apenas a atuação da empresa. Esse também expressa o monitoramento dos concorrentes, ou seja, as estratégias adotadas por eles. Tudo isso é possível por meio da análise feita durante a coleta de dados.

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