Hoje, nós vamos falar sobre uma dúvida que rodeia muitos clientes que chegam até a Trii. Afinal, aonde eu preciso estar? No Google, no Facebook, no Instagram?
É certo que você precisa aparecer onde seu cliente busca, entretanto, existem mais fatores que precisam ser considerados na hora dessa decisão. No artigo de hoje, vamos falar sobre jornada do consumidor e também os canais que você pode contratar pela Trii. Veja!
Como ocorre a jornada de compra no Marketing Digital?
As 4 etapas da jornada do consumidor são:
- aprendizado e descoberta;
- reconhecimento do problema;
- consideração da solução;
- decisão de compra.
No marketing digital, o mapeamento de cada etapa serve para que a gente consiga analisar o nível de interesse do usuário e promover ações com a intenção de gerar a conversão.
No trabalho de Início Técnico da Trii, quando o cliente inicia uma parceria conosco, nós identificamos quais canais serão trabalhados em cada etapa da jornada.
A seguir, falaremos sobre as possibilidades em cada uma delas. Veja!
Aprendizado e descoberta
É a etapa inicial do processo de compras. Aqui, o consumidor ainda não sabe que têm um problema a solucionar. Ou seja, você precisa alertá-lo sobre a necessidade de compra. Engloba o topo de funil de vendas e é uma ótima oportunidade para criar conteúdos mais abrangentes em:
- blog posts;
- redes sociais.
Reconhecimento do problema
Essa etapa da jornada do consumidor também está diretamente relacionada ao topo do funil de vendas. O seu consumidor começou a reconhecer que tem um problema agora. Por isso, você tem a possibilidade de despertar interesse pelo seu produto/serviço. Mas isso deve ser feito de forma sutil.
O topo é geralmente o primeiro contato com a sua marca, onde você gera a curiosidade e educa o usuário sobre um novo assunto.
Os melhores canais de aplicação são:
- blog posts;
- redes sociais.
Consideração da solução
Já a consideração, está relacionada ao meio do funil de vendas. É a fase em que o consumidor entende que possui um problema e precisa solucioná-lo.
Ainda não é o momento do fechamento da venda, mas a fase em que o lead considera as possibilidades. A sua marca deve ser uma delas.
No meio do funil, você pode oferecer informações precisas sobre um produto ou serviço, falar sobre a sua marca e, com isso, aumentar as chances de fechamento.
Pode ser aplicado nos seguintes canais:
- blog;
- newsletter;
- e-books
- anúncios.
Decisão de compra
Eis que chegou a hora da conversão. O momento em que o lead se torna um cliente e adquire o seu produto ou serviço. A decisão de compra está ligada à última etapa do funil de vendas: o fundo. Todas as outras fases da jornada de compra e do funil de vendas visam chegar a esse momento.
No fundo de funil, o conteúdo precisa ser direto e focado na venda. Fale sobre o seu negócio de forma clara e deixe explícito quais são seus diferenciais decisivos, para convencer o lead sobre o fechamento.
Na Trii, o fundo de funil é trabalhado nos anúncios.
A jornada de compras varia de acordo com cada mercado. Por isso, contar com uma agência especializada é essencial. Nós estudamos todas as características do seu nicho, para definir qual a estratégia mais adequada para o seu público.
Quem pode fazer um trabalho completo?
Agora que já entendemos melhor sobre a jornada de compra e como cada canal se encaixa dentro dela, é hora de pensarmos em uma outra questão.
Toda empresa pode fazer um trabalho de marketing digital completo? Sim.
Mas, toda empresa deve optar por esse caminho? Não.
Um trabalho completo é mais recomendável para empresas estruturadas, com mais tempo de mercado e com uma capacidade de investimento alta.
Mas, e se esse não for o meu caso? Você pode se perguntar. Nosso time comercial irá oferecer as melhores soluções para o seu negócio. Na Trii, nós não trabalhamos com pacotes prontos. Tudo é personalizado conforme as necessidades de cada empresa.
Converse com nossos especialistas e chegaremos na melhor estratégia para o caso!