Hoje, não basta apenas criar uma página no Facebook para estar presente no ambiente digital. As empresas devem entregar conteúdo relevante com a linguagem ideal para o seu público-alvo. Essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo, e faz toda a diferença no momento de engajar o usuário e potencializar sua rede de clientes. Dentro desse cenário, há dois canais bem conhecidos: marketing nas redes sociais e no blog.
Quer saber qual investimento é o mais adequado para o seu negócio? Continue lendo este artigo da Agência Trii! Explicaremos melhor sobre cada uma das estratégias, listando os pontos fortes de cada uma.
O marketing nas redes sociais utiliza todos os canais de comunicação online para gerar compartilhamento de conteúdo, engajamento e interações. As plataformas mais populares são Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Youtube e Pinterest. Como cada rede social possui suas limitações e uma forma distinta de se comunicar, é necessário personalizar o conteúdo para cada uma delas. Os padrões de formato, tamanho e forma de apresentação devem ser respeitados.
No caso das redes sociais, o centro da gravidade é o uso da plataforma em si. Ou seja, o foco principal da atividade se concentra na própria utilização do canal. Geralmente, o objetivo aqui é direcionado para posicionamento de marca e criação de audiência. Uma boa estratégia nas redes sociais une produção de conteúdos bem específicos, presença constante e inovação para seu público-alvo.
Há diversos pontos positivos que induzem à utilização do marketing nas redes sociais. O primeiro deles é seu efeito viral. A grande audiência das plataformas aliada à facilidade de espalhar conteúdo pode gerar a viralização da sua ideia — o que é quase impossível apenas com as postagens do blog.
A capacidade de segmentar o público-alvo do seu negócio é uma ótima vantagem, já que as redes sociais permitem essa configuração nas publicações. Uma ótima ideia é impulsionar conteúdos com alto valor estratégico por meio de uma campanha paga. Desse modo, é possível atingir somente as pessoas certas na sua estratégia, gerando valor e benefícios para elas.
A versatilidade é um dos pontos-chave no marketing nas redes sociais. Por meio delas, é possível oferecer soluções distintas, como distribuição de conteúdo e comunicação direta com o cliente. Por exemplo: conversas pessoais por meio do chat, venda direta, assistência ao consumidor, suporte pós-venda, etc.
O blog é o espaço próprio da empresa. Ou seja, é o único lugar onde possui total autoridade para criar seus conteúdos como quiser. Os padrões editoriais da marca, como tamanho, formato, apresentação e layout, são definidos de acordo com sua identidade visual. Esse canal tem como objetivo gerar demanda e criar um funil de vendas, além de nutrir os leads mais qualificados.
Diferentemente do marketing nas redes sociais, o blog tem como foco a produção de conteúdo para um site exclusivo da sua empresa. Logo, as publicações devem conter informações relevantes para seu público-alvo, levando em consideração a persona e sua jornada de compra. Uma ótima estratégia é criar artigos que resolvam os problemas da sua persona com um conteúdo personalizado para o estágio do funil que ela se encontra.
Aqui, o centro das atenções deve ser seu cliente, e não seu produto! No entanto, é permitido mencionar o produto em alguns casos — por exemplo, quando ele for a solução para um problema exposto à sua audiência. Vale ressaltar que um bom gerenciamento de blog combina dois fatores: criação de material rico e estratégias de SEO. Afinal, sem otimização junto aos motores de busca é impossível que seu blog seja encontrado.
O marketing de conteúdo em blogs possui menos concorrência em relação à estratégia de marketing nas redes sociais. Dentro do seu site é mais fácil prender a atenção do público do que em um feed de notícias, por exemplo. Lembre-se: seu site é seu terreno!
Partindo da mesma premissa, podemos destacar a liberdade de criação para todos os aspectos necessários, como escrita, layout, horários, tamanho, conteúdo, etc. Em seguida, teste a reação do público e identifique os pontos de sucesso e os de fracasso. Caso seja necessário, é possível mudar o modelo do site — o que não é permitido nas redes sociais.
Outro benefício é a segurança que o blog dispõe quanto à publicação e apresentação de conteúdo. As redes sociais podem alterar sua política de uso do site de repente, comprometendo o rendimento do seu sucesso na internet. Isso é algo muito mais difícil de acontecer no seu blog! Mesmo que o Google mude os algoritmos, é viável ter outras fontes de tráfego para não sofrer com quedas bruscas no ranking.
As duas formas de marketing têm como objetivo gerar valor, fortalecer a marca e captar leads e vendas. Por isso, para ter sucesso no meio digital, o ideal é aliar ambas as estratégias: marketing nas redes sociais e blog. A forma mais assertiva de pôr isso em prática é alimentar seu blog e complementar o alcance do conteúdo com as redes sociais. Inclusive, utilize as plataformas como fonte de interação com seu público, divulgação do seu terreno e geração de tráfego.
Com as interações obtidas a partir da junção das táticas, é possível analisar o que pode ser melhorado. Em seguida, aplique a mensuração dos resultados e aperfeiçoe o conteúdo. É válido ressaltar que ambas as estratégias necessitam de planejamento e objetivos bem definidos para que possam gerar resultados positivos.
Viu como o marketing nas redes sociais e no blog é importante para o sucesso do seu negócio? Então, não perca tempo! Implante essas estratégias agora mesmo com a ajuda da Agência Trii, agência de marketing digital com sede no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Nosso trabalho é criar todo um planejamento de marketing digital para alavancar o negócio de pequenas e médias empresas. Atuamos com gestão de redes sociais, gestão de blog, gerenciamento de links patrocinados, gestão de google ads, SEO, desenvolvimento de sites e muito mais. Entre em contato conosco e agende um encontro!
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