Você já se perguntou quais são as métricas de marketing mais relevantes para o seu negócio? Independente da praça do seu negócio, é essencial entender os números e resultados. Por isso, em algumas situações, é interessante saber quais indicadores é necessário acompanhar.
Neste artigo, a Trii explica quais são as métricas de marketing que realmente importam para o sucesso da sua estratégia. Descubra como medir o desempenho das suas campanhas!
Por que as métricas de marketing são tão importantes?
Calcular as métricas de marketing é fundamental para empresas e marcas que desejam, um dia, alcançar bons resultados. Afinal, são elas que oferecem uma visão clara e objetiva do desempenho das estratégias e campanhas. Esses dados permitem uma avaliação precisa do impacto das atividades de marketing, ajudando a identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria.
Ao compreender o que está e o que não está funcionando, as equipes de marketing podem ajustar suas abordagens de maneira mais eficaz. Assim, é possível maximizar o retorno de investimento e impulsionar o crescimento do negócio.
Abaixo, confira quais são as métricas de marketing mais importantes!
Principais métricas de marketing
1) ROAS
A taxa de Retorno sobre ativos, também conhecida por ROAS, é uma métrica financeira. É usada para saber quanto uma empresa está ganhando em cima de um investimento de campanhas e ações. Qual o retorno desse gasto? Ele é positivo? Ou, será que é melhor repensar o investimento em determinada estratégia?
O cálculo para essa métrica é o seguinte:
ROAS = Receita gerada por anúncios / Custo
E, como saber se o valor do ROAS é alto ou baixo? Na verdade, não existe uma resposta certa para essa pergunta. São necessários testes práticos. Além disso, não compare valores de campanhas diferentes, isso não funciona. Com a prática e tempo, você passa a entender se o valor de retorno é o suficiente, se o resultado foi baixo ou alto.
2) Custo por lead
Também conhecido pela sigla CPL, o custo por lead pode ser resumido da seguinte forma: o quanto a empresa gasta para atrair um possível cliente. Lead não é um cliente ainda, mas é uma pessoa que atende ao público que sua marca deseja atrair e, se as estratégias de marketing digital utilizadas forem as corretas, pode ser convertida em cliente.
Será que o seu investimento está sendo útil? Será que o gasto está compensando pela quantidade de pessoas atingidas e atraídas? Para saber isso, usa-se a seguinte fórmula:
Custo por lead = Custo total / Leads Gerados
3) Custo por Aquisição (CPA)
Uma variação do CPL, o CPA, ou custo por aquisição, trata-se de uma das métricas de marketing mais importantes: a que diz se o valor gasto está compensando pelo número de clientes adquiridos. Avalia o desempenho de uma campanha de marketing e indica se o investimento foi lucrativo. Isto é, se comparado ao valor médio de venda da sua solução. O valor gasto compensou, se pensar no valor que irá ganhar por cada cliente adquirido?
O cálculo que geralmente utilizamos para classificar esse resultado é:
Custo por aquisição = Custo total / Clientes convertidos
4) NPS
NPS – Net Promoter Score é uma métrica crucial para avaliar a satisfação e fidelidade dos clientes. Eles são leais? Geralmente, é obtido por meio de uma pergunta simples: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa/produto/serviço para alguém?” Assim, as respostas variam entre:
- pontuação 9-10: promotores;
- pontuação 7-8: neutros;
- pontuação 0-6: detratores.
No fim, ao juntar o resultado de todas as respostas, subtraí-se a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. O resultado varia entre -100 a +100. O ideal é que o número seja o mais alto possível, indicando que a maioria dos seus clientes é leal e promoveria a empresa.
5) Total de tráfego e conversões
A análise do total de tráfego e conversões é uma peça-chave quando falamos em métricas de marketing. É essencial quando se busca entender o desempenho das estratégias utilizadas pela empresa ou marca. Monitorando o site pelo Google Analytics ou SE Ranking, por exemplo, é possível entender o número de visitas em seu site e as interações, como cliques em links e tempo de permanência (tráfego). Também é importante avaliar as vendas, cadastros ou downloads que essas visitas geraram (conversão).
Dessa forma, é possível entender o que está funcionando ou não, permitindo direcionar seus recursos para as iniciativas mais lucrativas, aumentando as chances de crescimento da sua taxa de conversão.
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