Conheça nosso Blog
analista de mídias sociais

O que faz um analista de mídias sociais?

Empresas estão recorrendo cada vez mais ao mundo digital para aumentar a sua lucratividade e fortalecer a imagem. Dentro deste cenário, o analista de mídias sociais é fundamental para garantir o sucesso de uma estratégia de marketing digital.

Portanto, se você deseja que o seu negócio tenha uma boa presença na internet, é necessário conhecer esse profissional. Pensando nisso, a Trii elaborou este artigo para que você entenda a importância do analista de mídias sociais. Dessa forma, será muito mais fácil começar a lucrar com as redes sociais.

Entenda a função do analista de mídias sociais

Você já ouviu falar sobre o Facebook? E sobre o Instagram? Dificilmente alguém não conhece essas ferramentas hoje em dia, mesmo que não faça uso delas. Por essa razão, as empresas estão cada vez mais interessadas em aumentar sua presença no mundo digital. As mídias sociais, quando bem utilizadas, podem contribuir para o aumento de vendas de um negócio. Além disso, elas são importantes para fortalecer o relacionamento com o consumidor e melhorar a imagem de uma instituição.

Outra grande vantagem desses recursos digitais é o baixo custo. Por exemplo, fazer anúncios por meio deles é muito mais barato do que em meios tradicionais. Também é mais fácil realizar pesquisas e analisar o comportamento do cliente com os dados das mídias. Entretanto, aproveitar esses benefícios só é possível com a ajuda de um especialista. É aí que entra o analista de mídias sociais.

O profissional de mídia elabora ações que ajudam a divulgar a marca e interagir com o público consumidor nas redes sociais. Eles são responsáveis por conquistar os clientes e gerar fidelização. Essa função envolve a criação de campanhas publicitárias e promocionais, avaliação de resultados e conversões.

Por ser uma profissão que envolve tarefas diferentes e complexas, é possível dividi-la em duas áreas. Portanto, o analista de mídias sociais pode ser especializado em funções específica dentro das redes. Por isso, a marca contratante precisa ter um conhecimento sobre essas funções no momento de escolher o profissional.

Quais tarefas podem ser desempenhadas por um analista de mídia?

funções do analista de mídias sociais

Gestão de conteúdo

Esse profissional é responsável por produzir todas as publicações de uma rede social. Textos, vídeos, imagens e afins são idealizados por eles, com o intuito de atingir o cliente. Essas ações são importantes para fortalecer a imagem de uma marca e melhorar o relacionamento com os consumidores. Por essa razão, a empresa deve sempre escolher com cuidado o profissional responsável por essa tarefa. Afinal, o ambiente digital tem alta concorrência e os desafios para conseguir destaque são grandes.

Um bom gestor de conteúdo para redes sociais precisa ser criativo para conseguir atrair o público. Afinal, os seguidores ficam expostos a milhares de publicações por dia e nem sempre estarão dispostos a interagir com a sua marca. Portanto, ter um bom texto e inovar é importante para conseguir aumentar a quantidade de engajamento.

Outro desafio que esse profissional precisa vencer é a frequência das Fake News. É necessário que ele esteja sempre antenado aos acontecimentos e tenha faro para apurar uma informação. Caso contrário, a sua empresa pode espalhar falsas informações e ficar com a imagem manchada diante dos clientes. Precaução com o conteúdo compartilhado nas redes garante mais credibilidade.

Além disso, se você procura um analista de mídias sociais especializado na produção de conteúdo, certifique-se da qualificação. Um dos maiores erros que uma organização pode cometer é contratar uma pessoa com poucos conhecimentos de internet e mídias sociais. Portanto, verifique se o funcionário possui certificados de cursos e é um heavy user dessas redes.

Dê preferência aos profissionais com certificações confiáveis e vindas das próprias redes sociais. Por exemplo, sites como o Facebook possuem plataformas de cursos que podem melhorar o desempenho do produtor de conteúdo. Dessa forma, a atuação da marca na rede social será mais certeira e será ainda mais fácil fazer a postagem no facebook ideal.

Análise de métricas

Um aspecto imprescindível para quem deseja usar as redes sociais para empresas é a análise de métricas. Por meio delas, é possível identificar quais são os acertos e erros de determinada estratégia. O especialista que faz essa tarefa também analisa os consumidores e concorrentes, além de criar campanhas.

Essa função é importante para quem deseja fazer um trabalho nas mídias de maneira correta. A razão disso é que, por meio das análises, é possível reconhecer erros e evitar prejuízos. Outro benefício dessa atividade é o aumento das conversões, por meio dos anúncios.

O profissional atuante nessa área também precisa ser muito qualificado. Dessa forma, ele saberá agir de modo estratégico e direcionar a sua marca da maneira certa. Lembre-se de que, ao desempenhar essa atividade corretamente, você garante um maior número de leads para a sua empresa.

Portanto, certifique-se da contratação de pessoas qualificadas, para não perder dinheiro. Nesse caso, além dos cursos de capacitação, a experiência na área também é importante para garantir um bom desempenho.

Por que investir em um analista de mídias sociais?

Como citamos anteriormente, o crescimento da internet é inegável. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior país com presença no Facebook. 93% desses usuários curtem páginas de empresas e passaram a admirá-las mais depois disso. Portanto, não ter uma forte atuação nas redes é uma grande desvantagem para um negócio.

Porém, não adianta realizar ações nas mídias se elas não forem feitas de forma estratégica. Um analista de mídias sociais saberá quais são as melhores formas de compartilhar conteúdo e investir em anúncios. Contar com pessoas não especializadas para cumprir essa função pode resultar em grandes prejuízos.

Lembre-se de que a internet é um campo competitivo. Por isso, ter um grande destaque no mundo digital não é uma tarefa simples. Investindo em uma pessoa altamente capacitada, você garante destaque e uma melhor segmentação. Além de ter a tranquilidade de aplicar o seu dinheiro em anúncios.

Se você deseja melhorar a atuação da sua empresa na internet com um analista de mídias sociais capacitado, conheça a Trii. Somos uma agência de marketing digital parceira do Google, com os profissionais certos para garantir o seu sucesso. Além da especialidade em gestão de redes sociais, também realizamos serviços como o desenvolvimento de sites responsivos e links patrocinados. São sete anos de experiência no setor, criando as soluções mais eficientes para os nossos clientes. Entre em contato conosco para saber mais sobre o nosso trabalho!

Compartilhe:

Posts RecentesTags