Quase todo mundo já sabe que anunciar no Google e nas redes sociais é uma boa estratégia para aumentar a visibilidade da sua empresa. Mas, quando falamos isso para micro, pequenas e médias empresas, esse investimento pode ser mais complicado devido ao orçamento limitado. Assim, uma outra estratégia que pode ser tão eficaz quanto o Google ADS, é o SEO. O famoso marketing de conteúdo pode ser um ótimo aliado para garantir mais cliques e gerar tráfego no seu site. O profissional da área aplica diversas estratégias para ajudar um site a crescer, independente do segmento ou tamanho da empresa.
Quer saber como um especialista SEO pode te ajudar nessa missão? Leia o artigo da Trii e descubra!
Um especialista SEO (Search Engine Optimization) é um profissional altamente capacitado e experiente na otimização de conteúdo online para mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo, por exemplo. Sua principal função é melhorar a visibilidade e classificação de um site nos resultados de pesquisa orgânica. Ou seja, aqueles que não são pagos, com o objetivo de atrair mais tráfego de qualidade para o site. Entre as principais atividades de contratar um especialista SEO, podemos citar:
O especialista SEO realiza pesquisas extensivas para identificar as palavras-chave relevantes para o nicho de negócios do cliente. Eles determinam quais termos são mais procurados pelos usuários e têm o potencial de atrair tráfego qualificado. O profissional pode utilizar uma variedade de métodos e ferramentas diferentes, mas, em primeiro lugar, ele deve ter compreensão do negócio e do público-alvo. De uma forma geral, antes de começar qualquer pesquisa de palavras-chave, o especialista SEO precisa entender o negócio do cliente, seus produtos ou serviços, e o público-alvo que deseja atingir. Essa compreensão é fundamental para escolher palavras-chave relevantes.
Outras ações que o especialista faz são:
Os profissionais também otimizam o conteúdo do site, incluindo textos, imagens, vídeos e outros elementos, para garantir que sejam relevantes e atraentes para os mecanismos de busca e para os visitantes. A otimização é uma das principais responsabilidades e pode envolver a adaptação do conteúdo ou até reestruturação do um site para atender aos requisitos dos mecanismos de busca e proporcionar uma melhor experiência ao usuário. Esse processo segue um passo-a-passo básico que engloba a pesquisa de palavras-chave para entender quais palavras são relevantes para o tópico ou nicho e seleção das mais estratégicas para serem incorporadas ao conteúdo.
Depois disso, é feita a criação de conteúdo de qualidade com a ajuda de redatores. O foco aqui é criar conteúdo de alta qualidade, informativo e envolvente. O conteúdo deve ser relevante para as palavras-chave escolhidas e para as necessidades do público.
O trabalho não acaba por aí, como muita gente acha. As palavras-chave estratégicas são incorporadas de maneira natural nesses elementos ao longo do texto. E não podemos usar em excesso. O conteúdo deve fluir de forma coesa e oferecer uma leitura agradável.Os links internos também devem ser incluídos. Essa estratégia pega links relevantes para outras páginas do site, quando apropriado. Isso ajuda a criar uma estrutura de site sólida e a melhorar a navegabilidade.
Além disso, depois da otimização de conteúdo, o especialista SEO pode se envolver em tarefas de SEO técnico. Algumas delas são otimização de velocidade de carregamento, configuração de marcação schema.org e criação de sitemaps XML, por exemplo.
Os especialistas em SEO trabalham na estrutura do site para torná-lo mais amigável para os mecanismos de busca. Isso inclui a otimização de URLs, tags HTML, meta descrições e outros elementos técnicos. Ainda é preciso fazer a otimização on-page. Além disso, é preciso fazer a otimização de elementos dentro da página.
Em geral, o especialista começa com uma auditoria completa do site para identificar problemas de estrutura existentes. Ele deve analisar URLs quebradas, páginas duplicadas, erros de redirecionamento e outros problemas técnicos que podem afetar a visibilidade nos mecanismos de busca. Em seguida, o especialista pode sugerir a reorganização ou criação de novas páginas de conteúdo para abordar tópicos relevantes e melhorar a cobertura de palavras-chave.
Outro ponto de atenção que ajuda a melhorar a estrutura é usar URLs amigáveis e descritivas para o usuário. Elas devem ser claras, concisas e conter as palavras-chave relevantes. Depois disso, é possível estabelecer uma hierarquia de conteúdo, organizando páginas em categorias e subcategorias, quando apropriado. Isso ajuda os mecanismos de busca a entender a estrutura do site.
E não podemos nos esquecer da responsividade móvel. É essencial garantir que o site seja responsivo, ou seja, adaptável, para dispositivos móveis. Os sites de busca valorizam essa característica além da funcionalidade móvel do site.
O link building é uma estratégia que envolve a criação de links de outros sites para o seu site. Esses links, conhecidos como “backlinks“, desempenham um papel fundamental na classificação do seu site porque são dados como votos de confiança e autoridade.
Em outras palavras, podemos dizer que quanto mais links de alta qualidade você tiver apontando para o seu site, melhor será a sua posição nos resultados de pesquisa. Dessa forma, o especialista SEO implementa estratégias para construir uma rede de links de qualidade que apontem para o site.
Para garantir o sucesso dessa estratégia é preciso definir os objetivos com metas claras. Você pode estar buscando aumentar a autoridade do seu site, melhorar a classificação de palavras-chave específicas ou aumentar o tráfego orgânico. Os objetivos claros ajudam a orientar sua abordagem. O mesmo vale para a identificação do público-alvo. Entenda seus interesses e comportamentos. Assim, depois de trabalhar bem o conteúdo com as palavras-chaves selecionadas, pode fazer a promoção de conteúdo. Utilize as mídias sociais, e-mail marketing ou outros canais. A meta é que quanto mais pessoas conhecerem o seu conteúdo, maior será a probabilidade de alguém linkar para ele.
A identificação de oportunidades também é uma boa forma de fazer link building. O especialista, então, pesquisa sites, blogs e recursos online que sejam relevantes para o seu conteúdo e que possam estar dispostos a vincular ao seu site. Ele pode abordar os proprietários de sites e blogueiros de forma profissional e construtiva para estabelecer relacionamentos genuínos. E o principal é não usar práticas não éticas. Comprar links ou usar redes de links privados não é uma boa tática e pode resultar em penalidades dos mecanismos de busca prejudicando sua classificação.
O monitoramento constante do desempenho do site é essencial. O especialista SEO usa ferramentas analíticas para avaliar o tráfego, as conversões e outras métricas importantes, fazendo ajustes conforme necessário. Esse trabalho ajuda a avaliar o desempenho do seu site e identificar áreas de melhoria. Essa fase inclui, em primeiro lugar a definição de métricas-chave.
O primeiro passo do trabalho do profissional é definir o que será monitorado. Isso pode incluir métricas como classificação de palavras-chave, tráfego orgânico, conversões, taxa de rejeição, tempo médio no site e muitas outras, dependendo dos objetivos específicos do site. Em segundo lugar, ele pode usar ferramentas de análise gratuitas ou pagas para coletar dados sobre o desempenho do site. A partir daí, é possível monitorar as classificações das palavras-chave importantes para o site. Esse trabalho deve ser feito diariamente para entender se e como as palavras-chave estão se posicionando. Isso ajuda a entender se elas estão melhorando ou piorando ao longo do tempo.
O especialista também examina o tráfego orgânico do site para entender como ele está evoluindo. Ele identifica tendências de crescimento ou declínio, bem como a análise de fontes de tráfego, dispositivos usados e páginas mais visitadas. Se preciso, ele indica as páginas de melhorias de conteúdo com base nas informações de rejeição ou acessos.
Assim, se o site tem como objetivo gerar conversões, como vendas ou leads, o especialista SEO acompanha as taxas de conversão e identifica áreas onde as melhorias podem ser feitas.
A última etapa envolve a criação de relatórios que, compartilhados com a equipe ou o cliente, ajudam a melhorar as estratégias. Esses relatórios destacam o desempenho atual e propõem ações específicas para melhorias.
Agora que você já entendeu qual o trabalho do especialista SEO, que tal, deixar seu site nas mãos dos nossos profissionais? A Trii é uma agência de marketing digital que tem como foco o trabalho de SEO para micro, pequenas e médias empresas. Acreditamos que todos podem (e devem) fazer marketing para aumentar as vendas e melhorar o faturamento da empresa. Lembre-se que 90% dos usuários preferem clicar nos resultados orgânicos.
Se preferir, podemos unir ainda o trabalho com anúncios no Google Ads e aumentar a força para o seu negócio. Trazemos resultados comprovados em curto, médio e longo prazo.
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