Ter um site é indispensável para empresas que almejam o crescimento no mercado online que cresce velozmente. Para melhorar o desempenho e atrair mais cliques e rentabilidade para o seu negócio, a otimização de conversão é a solução. Esse trabalho ajuda na aquisição de clientes e no faturamento da empresa. Pensando na importância do marketing digital que a Trii, agência Great Place to Work, preparou um artigo especial sobre CRO para tirar suas dúvidas.
O CRO é uma sigla do termo “Conversion Rate Optimization”, familiarizado como “otimização da taxa de conversão”. O objetivo é a captação de leads e vendas por meio do aumento da taxa de conversão do site da empresa. Por essa razão, o comportamento online de cada usuário é estudado a fim de transformá-lo em cliente. Mesmo com a fundamental importância, muitas pessoas ignoram a prática e acabam, com o tempo, caindo no prejuízo.
Todos os dias ao redor do mundo a internet recebe novas criações. Grande parte é para o e-commerce, que está em constante ascensão. Com a grande facilidade de dar os primeiros passos no meio, a concorrência aumenta de igual modo. Partindo do pressuposto de que milhares de nichos já são explorados, fica difícil gerar tráfego para sua empresa, certo? É nesse momento que a otimização de conversão atua. Quando bem realizada, é possível aumentar resultados sem ter custos altos de aquisição de clientes.
Um site bem feito, com design impecável, nem sempre é sinal de que tudo está em perfeito estado. O caminho para conversão precisa ser acima de tudo fluido e funcional. Você pode conhecer seus clientes por meio de análises. Certifique-se das páginas do seu site que recebem mais visitas, quanto tempo cada pessoa gasta nelas, até onde dura o interesse pelo seu conteúdo. Se estiver enfrentando problemas de conversão, tais análises irão mostrar o que pode ser eliminado da estrutura do site.
Ao criar uma nova campanha, cuidado para não enviar o tráfego para a página inicial do site. As páginas independentes conhecidas por Landing Pages contribuem nesses casos. O tráfego da campanha de marketing é enviado para ela e toda a estrutura guia o visitante unicamente para a conversão. Apenas um link é necessário. Alguns exemplos são páginas para gerar lead, cadastro de newsletter, objetivo da campanha, sorteios, marcar reunião e etc.
Foque na clareza para comunicar a proposta de valor da campanha da sua empresa. Saiba responder o que a página pretende oferecer. Além disso, certifique-se que o contexto não foi perdido. Todos os canais de tráfego (onde a página é divulgada, por exemplo) devem conversar entre si. Essas estratégias de marketing digital contribuem para o bom resultado da otimização de conversão.
Como visto, o visual é muito importante para uma boa percepção dos visitantes. A experiência de navegação precisa ser boa e responsiva, além, é claro, de altamente funcional. Analise se há uma possível poluição visual e o posicionamento da chamada para ação. O CTA (call-to-action; chamada para ação) é resultado da otimização de conversão. Sua função é estimular o visitante para um engajamento relacionado com o site.
É possível listar alguns erros que comprometem a vida útil de campanhas veiculadas virtualmente. Abaixo, listamos as principais dicas para quem deseja realizar uma otimização de conversão exímia.
– Não copie os modelos dos concorrentes. Para uma estratégia funcionar, depende de todas as características da empresa. Portanto, o que funciona para um, não necessariamente funcionará para outro. Foque nos objetivos da sua empresa e adote seu próprio modelo;
– fuja do achismo e passe a estudar seus usuários e comportamentos. Antes de executar determinada ação, lembre-se de testá-la e validá-la;
– a mensagem precisa ser passada de forma clara, objetiva e contextualizada. Não pense que apenas mudanças estéticas no site converterão seus visitantes em clientes;
– faça testes práticos da otimização de conversão. O mais comum é o teste A/B, onde se cria uma página diferente de uma já existente e depois compara as duas. Lance cada página para 50% dos visitantes e analise as taxas de conversão. Pesquisas por e-mail, telefone, redes sociais e outras formas de contato são indicados para testes qualitativos.
Como você tomou conhecimento ao longo do artigo, a otimização de conversão não é uma tarefa simples. A experiência do usuário deve ser positiva para que seja convertido em um lead e, futuramente, efetuar uma compra. Não ignore as necessidades da sua empresa. A Agência Trii oferece as melhores soluções de marketing de conteúdo que podem alavancar o seu negócio. Somos uma agência de marketing digital com experiência no mercado. Entre em contato e saiba o que podemos lhe oferecer.
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