Fazer uma postagem no Facebook ideal é um pré-requisito para qualquer empresa que deseja sucesso na internet, por conta do crescente número de usuários. Segundo uma pesquisa da empresa Stadista, apenas em 2016, 1,13 bilhões de pessoas possuíam uma conta do Facebook. Entretanto, engajar pessoas nessa rede social não é uma tarefa tão fácil quanto parece.
Sabemos que o Facebook não é a mídia mais simples para gerar tráfego orgânico e, em alguns casos, fazer conteúdos pagos acaba sendo mais vantajoso. Mas não adianta gastar dinheiro promovendo a sua página se os posts não são interessantes o suficiente. Por isso, a Trii vai te mostrar neste artigo todos os recursos usados por ela para fazer postagens mais interessantes.
Qual o segredo para a postagem no Facebook ideal?
Não seja repetitivo
É necessário que a empresa entenda que os fãs da sua página não irão se engajar com posts repetitivos e apenas institucionais. É sempre importante falar sobre o seu negócio, mas de forma equilibrada. Procure variar as publicações sobre a sua organização com informações mais educativas, curiosidades ou até mesmo fazer uso de memes.
Na página da Agência Trii, nossos conteúdos são sempre relacionados ao nosso segmento, mas de forma versátil. Por exemplo, postamos links do blog, memes, gifs e informações sobre os nossos colaboradores. Dessa forma, as informações se tornam mais interessantes e convidativas para quem nos segue, aumentando o engajamento.
Não tenha medo de usar emojis
Poucas empresas investem no uso de emojis por acreditar que a utilização é irrelevante. Porém, usar esse recurso em uma postagem no Facebook traz vantagens. A primeira delas é o fortalecimento da conexão com os usuários, pois o texto fica mais descontraído e de fácil identificação. Esse recurso é ainda mais útil se o seu público-alvo é jovem. Como consequência disso, o engajamento se torna muito maior
Mas tenha cuidado para não exagerar e tirar o foco do conteúdo. Procure inserir emojis que tenham relação com o que está sendo dito, apenas como uma forma de complementar o seu texto.
Escolha o momento certo
O Facebook repercute mais postagens que são de interesse público. Portanto, utilize isso a seu favor. Escolha temas que tenham alguma relação com o seu negócio e use essa oportunidade para atrair os seus clientes. Fique de olho nas atualidades e tome cuidado para não publicar coisas defasadas, afinal seria total perda de tempo.
Nas redes da Agência Trii, além dos memes, datas comemorativas são uma forma divertida de realizar essa tática.
Tome cuidado com o textão
É imprescindível fazer um bom texto de chamada no momento de fazer uma postagem no Facebook. Mas, em tempos de internet, as pessoas buscam informações o mais sucintas possíveis e as suas chances de sucesso acabam sendo maiores quando não há exageros.
Se o seu post encaminha para um link, tente fazer um texto curto, que introduza o assunto de forma eficiente e desperte curiosidade.
Se você busca mais interações, uma pergunta pode ser o suficiente. Mas, se o seu conteúdo exige um texto maior, vá direto ao ponto e incremente o post com emojis ou imagens, como no exemplo:
Pense na melhor data
Não pense que uma postagem no Facebook pode ser feita em dias e horários aleatórios. Publicar na hora correta pode interferir diretamente na quantidade de alcance e engajamento. O ideal é que essas datas e horários sejam escolhidos após uma análise específica do seu público alvo. Em alguns casos, as postagens no fim de semana são mais eficazes, em outros é melhor publicar nos dias de semana e de manhã. Por isso, não se precipite. Escolha especialistas para definir qual a melhor estratégia para o seu negócio.
Essa regra também é válida para a frequência de postagens. O ideal é que sempre sejam feitos intervalos, para que você não acabe incomodando os seus seguidores e também para que os clientes não se distraiam e percam o foco da sua mensagem principal. Mas, novamente, é preciso realizar uma análise do seu negócio para que a melhor estratégia seja traçada, de acordo com a sua necessidade.
Tipo de postagem
Não fique preso em apenas textos, elementos visuais geram muito mais interesse. E não é para menos: as imagens além de serem mais atraentes no feed, conseguem passar uma mensagem de forma mais rápida e sucinta. Portanto, sempre que for possível, escolha utilizá-las. Não se esqueça de ancorar a imagem com títulos curtos e interessantes e se possível, emojis.
Lembre-se também que o Facebook dispõe outros recursos, como as lives e os stories. Eles estão disponíveis para serem usados e sempre serão elementos positivos. Portanto, encontre um equilíbrio e elabore a sua estratégia para fazer a postagem no Facebook perfeita.
Caso você não tenha os conhecimentos para começar a elaborar uma estratégia para as redes sociais da sua empresa, entre em contato com a Agência Trii. Somos especializados em Marketing Digital e desenvolvemos soluções para pequenas e médias empresas que desejam ter mais presença no mundo online. Nossos serviços são personalizados para suprir a necessidade de cada cliente e possuímos profissionais qualificados para alavancar o seu negócio. Conte conosco e entre em contato!
Links úteis:
agência de marketing digital
anunciar no google
como anunciar no google