Você tem a pretensão de conquistar visibilidade e destaque no mercado para a sua pequena/média empresa, mas não sabe qual a maneira mais viável de atingir os seus objetivos? Tem o desejo de aumentar o seu número de vendas, mas ainda não decidiu quais os processos de marketing utilizar e, principalmente, quais excluir? Não ache que você é o único com esse tipo de problema.
No cenário atual, marcado por transformações digitais, inovações em marketing são criadas todos os dias e é essencial entender quais processos de marketing são importantes para se destacar no mercado. Para que você consiga escolher quais deve utilizar, destacamos 5 que não podem ser esquecidos no planejamento do seu negócio. Confira!
Processos de marketing que não podem ser dispensados
1- Identificar o público-alvo
O marketing atual, seja online ou offline, deve ter como foco o relacionamento com o cliente. Por isso, é necessário e essencial conhecer o seu público-alvo para alcançar o sucesso em qualquer tipo de campanha ou ação. E quando falamos em conhecer, é se aprofundar. Abaixo, listamos alguns atributos para você caracterizar a sua persona, ou seja, o cliente ideal para o seu negócio.
Fatores objetivos:
– cargo;
– renda;
– idade;
– nível de escolaridade;
– sexo.
Fatores subjetivos:
– maneira com a qual consome informações online e offline;
– dificuldades profissionais;
– objetivos pessoais;
– objetivos profissionais.
É válido ressaltar que, para obter esses dados de forma consciente e confiável, você deve conduzir uma pesquisa com os seus reais clientes.
2- Pesquisar o mercado
A pesquisa de mercado, entre os processos de marketing, pode ser considerada complexa e segmentada, já que é capaz de sistematizar informações a respeito do que a sua empresa pode ou não fazer. Veja o passo a passo:
– coleta e registro de dados;
– classificação em categorias relevantes;
– análise objetiva das categorias.
Esses passos são relevantes tanto para fatores internos quanto para fatores externos, que possam interferir no alcance das metas da sua empresa.
A coleta de dados faz referência à persona e o modo que, possivelmente, ocorrerá a interação entre ela e o seu produto.
A classificação e a análise de categorias correspondem tanto à concorrência, direta e indireta, quanto ao contexto sócio-econômico-cultural e político da região em que a sua marca está atuando.
Com os dados da sua persona em mãos e o contexto externo identificado, fica mais fácil reconhecer o fator que irá determinar o sucesso da sua campanha: como a sua empresa irá conseguir ajudar essa pessoa?
3- Posicionar sua marca e desenvolver os produtos
O planejamento deve estar entre os processos de marketing, para solucionar os problemas da sua persona, ou seja, do seu público. Esse é o momento de você definir qual a identidade da sua marca no mercado, ou seja, como ela irá se comportar, quais seus valores e quais estratégias serão utilizadas para se adequar ao plano de marketing. Pode ser que você descubra que precisa alterar um produto, ou a forma que ele vem sendo veiculado e até mesmo descubra que precisa trocar o logotipo da sua empresa.
Aproveite esse processo para desenvolver novos produtos, que possam ser utilizados para atrair mais clientes para os produtos que você já tem.
4- Utilizar os processos de marketing que mais combinam com a marca
Um detalhe importante a ser definido é como você irá divulgar a sua empresa. Basicamente, existem duas vertentes no mercado: online e offline. No marketing digital, defina quais processos de marketing você irá utilizar para ter um acesso mais direto ao seu público. Abaixo, separamos os principais ferramentas de marketing digital a serem consideradas:
– E-mail marketing
É o envio de diversos e-mails personalizados para o seu público.
– Marketing de conteúdo
Consiste, basicamente, em utilizar o Inboud Marketing para desenvolver e divulgar conteúdos relevantes para o seu público, utilizando sites, blogs e páginas nas redes sociais.
– Redes sociais
Segundo uma pesquisa feita pela Rock Content em 2017, 97% das empresas brasileiras utilizam as redes sociais como uma maneira de se conectar ao público. As ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais, aliadas a conteúdos relevantes, tem a capacidade de aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com os seus atuais clientes e atrair novos. Considere atuar pelo menos nas três maiores redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.
5- Analisar os resultados
A utilização de ferramentas de automação, ou seja, ferramentas digitais com a capacidade de automatizar processos de marketing digital, é indispensável para monitorar o tempo e o dinheiro do seu negócio. É possível automatizar quase todas as suas participações nas redes sociais, blogs e sites.
Com o uso de ferramentas desse tipo, você consegue gerenciar suas campanhas e avaliar os resultados.
Fazendo uso dos cinco processos de marketing que mencionamos neste post no seu planejamento estratégico, a palavra “sucesso” estará garantida no seu negócio. Mas, se você não possui tempo hábil para administrar os processos de marketing do seu negócio e deseja uma solução simples, conte com uma agência de marketing digital, como a Trii.
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