Por Agência Trii
24 de fevereiro de 2025

No mundo do marketing, especificamente falando de SEO, as atualizações não param. Recentemente, a sigla EEAT, que representa Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade, passou por uma evolução. Agora, é a vez do NEEATT ganhar espaço. Mas o que significa essa nova sigla e como ela impacta as estratégias de otimização para motores de busca? Neste artigo, a Trii te explica. A seguir, vamos detalhar cada elemento dessa mudança e como você pode aplicá-la para melhorar a relevância do seu conteúdo. Acompanhe e saiba como melhorar o rankeamento a partir da sigla NEEATT!

O que é NEEATT?

A sigla NEEATT representa uma ampliação dos critérios usados pelo Google para avaliar a qualidade e a relevância de um site ou conteúdo. 

Há alguns anos, o Google deixa claro que conteúdos que tenham Experiência, Especialização, Autoridade e Confiança têm maiores chances de performar bem na SERP. E, recentemente, incluíram mais alguns critérios importantes, que impactam diretamente na qualificação do conteúdo para que ele possa ser bem rankeado e possa aparecer com maior facilidade para os usuários.

A seguir, confira o que significa cada letra da sigla atualizada: 

N – Needs (Necessidades)

Refere-se à capacidade do conteúdo de atender às necessidades do usuário. Isso envolve responder à intenção de busca da palavra-chave e do tema de forma precisa. Isto é, seja de modo informativo, comercial ou transacional

E – Experience (Experiência)

Avalia se o autor ou site tem vivência prática no assunto. Conteúdos criados por quem já passou pela situação descrita têm maior valor. Afinal, quem melhor pra escrever se não quem viveu?

E – Expertise (Especialização)

Leva em conta a profundidade do conhecimento sobre o tema. Artigos bem fundamentados, com dados confiáveis e insights exclusivos, se destacam. Peças de conteúdos genéricas, criadas por ferramentas de inteligência artificial, por exemplo, não terão tanta relevância quanto àqueles feitos por pessoas qualificadas, experts.

A – Authority (Autoridade)

Refere-se à reputação do site ou do autor na área abordada. Isso pode incluir links de fontes confiáveis ou reconhecimento no nicho. O Google deve entender que o conteúdo do site, como um todo, é confiável e que a marca é autoridade no assunto!

T – Trustworthiness (Confiabilidade)

A confiança é outro pilar na sigla NEEATT. Sites com boa reputação, certificados de segurança e informações claras de contato são priorizados. Esse pilar avalia a credibilidade do site. Ele de ter boa reputação online, apresentar dados claros e referenciados, de fontes confiáveis, e, se possível, contar com certificados de segurança.

T – Transparency (Transparência)

Por fim, mas não menos importante, o último T significa Transparência. Complementa a questão de confiabilidade do site. Reforça a importância de práticas éticas, como exibir fontes e ser claro quanto às intenções do conteúdo. Ainda se torna importante contar com políticas visíveis, disponibilizando páginas com termos de uso, política de privacidade e cookies.

Por que a sigla NEEATT é importante para SEO?

Nesse momento, a presença online da marca será um diferencial! Com a evolução para o NEEATT, o Google reforça o foco na intenção do usuário e na entrega de conteúdo de qualidade. Sites que cumprem esses critérios tendem a ganhar melhores posições nos resultados de busca. Afinal, segundo suas regras, oferecem mais valor e confiabilidade aos visitantes.

Como aplicar o NEEATT?

Agora que você entendeu o que é a sigla NEEATT, pode estar com a dúvida: ok, mas e agora, como posso aplicar no meu negócio? Veja algumas dicas:

  1. entenda as necessidades do usuário. Realize pesquisas sobre palavras-chave e intenção de busca. Seus conteúdos devem fornecer informações relevantes;
  2. aposte em conteúdo autoral, feito por alguém experiente ou especialista no assunto;
  3. faça referências confiáveis e use dados concretos em seus conteúdos.

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