A metodologia do marketing tradicional é conhecida pelo Mix de Marketing (4 Ps): praça, promoção, preço e produto. Com a chegada da internet, este conceito se transformou e deu lugar a um novo método mais completo: os 8 Ps do marketing digital. A nova teoria foi criada pelo professor e escritor Conrado Adolpho com o intuito de acompanhar a evolução da tecnologia aliada ao surgimento do marketing digital.
Conhecer os pilares das estratégias de marketing modernas é essencial para quem almeja o sucesso no âmbito digital. Neste artigo, a Trii explica tudo sobre o assunto para você. Fique por dentro!
O primeiro dos 8 Ps do marketing digital é o de Pesquisa. Ele refere-se ao estudo de identificação do público-alvo, bem como seus hábitos e comportamentos no meio digital. Atualmente, realizar pesquisas com clientes e potenciais clientes na internet tornou-se uma tarefa mais fácil, principalmente com as ferramentas certas.
Uma ótima ideia é investir em formulários online para ouvir as dúvidas, entender as dores e necessidades e obter outras informações relevantes sobre o seu público-alvo.
Para atrair mais participantes para a sua pesquisa, ofereça conteúdos, descontos e outras premiações exclusivas. Existe uma ferramenta gratuita de pesquisa do Google que pode te ajudar nisso: o Google Forms.
Depois de entender o perfil do seu público, é necessário estruturar as ações e definir quais serão as abordagens que você irá utilizar para atraí-lo. Você deve se perguntar: minhas estratégias serão pautadas no uso de quais canais (sites, blogs, e-mail, redes sociais, etc)? É preciso pensar nisso para poder alinhar sua comunicação ao que gera mais engajamento para o usuário.
Mais do que oferecer produto e serviço, você deve oferecer soluções para resolver o problema que seus clientes enfrentam. Nessa etapa, você deve planejar o que será publicado, para quem, quando e como. As redes, dias e horários escolhidos para a postagem do conteúdo precisam ser pensados estrategicamente antes de iniciar sua campanha.
A terceira fase dos 8 Ps do marketing digital consiste na produção do seu conteúdo. É nesta etapa em que se cria um ambiente online que permite que sua campanha digital se realize. Você deve eleger as tecnologias e plataformas que serão necessárias para o sucesso da sua estratégia. Por exemplo: criar um site institucional para a marca, um blog para a publicação de conteúdos constantes e perfis para as redes sociais.
O ideal é produzir conteúdos que tratem de assuntos relacionados ao seu negócio e de interesse do público-alvo. Para isso, seja claro, didático e evite termos técnicos. E sempre demonstre ser um especialista no assunto — isso é fundamental!
Nesta etapa, as ações que você criou serão colocadas em prática. Portanto, publique conteúdo relevante e útil para o seu consumidor. Invista na estratégia de marketing de conteúdo e esqueça de vez as cópias! Além disso, é importante otimizar o conteúdo com as técnicas de SEO. Essa atitude colabora para que seu site ou blog tenha mais chances de aparecer no topo de resultados de busca no Google.
Uma boa dica é você ter sempre uma base de conteúdos prontos. O planejamento do conteúdo deve incluir pesquisa de palavra-chave e temas relacionados ao seu negócio. Caso surja algum assunto viral nas mídias sobre o seu mercado, não deixe para depois! Substitua o conteúdo já pronto por um novo falando exatamente sobre a novidade.
Depois de publicar seus conteúdos, é importante que eles sejam encontrados pelo público que você deseja atrair. Ou seja, chegou a hora de promovê-los! A promoção é um dos 8 Ps do marketing digital derivados dos 4 Ps, mas voltado para o meio digital.
Nesta etapa, existem diversos canais que podem ser utilizados para divulgação do seu conteúdo. Por exemplo: redes sociais, e-mail marketing e links patrocinados. Eles permitem que você atraia o cliente de maneira passiva, fazendo-o se interessar pelo o que você diz. Sendo assim, invista em Google Ads e Facebook Ads para anúncios pagos e em redes sociais e blog para tráfego orgânico.
Propagar nada mais é do que fazer com que seu conteúdo se espalhe pela internet e seja visto por um grande número de pessoas. Uma ótima forma de colocar isso em prática é fomentar o famoso “marketing boca a boca” dentro do âmbito digital. Ou seja, é preciso incentivar o seu público a propagar seu conteúdo, principalmente por meio de compartilhamentos nas redes sociais.
Se as pessoas se interessarem pelo seu conteúdo, elas vão compartilhar e ajudar na divulgação. Sendo assim, aumentam as chances do seu conteúdo viralizar e da sua marca obter bastante visibilidade. Para incentivar essa interação, utilize ideias inovadoras, abordagens diferentes, linguagem adequada e materiais de alta qualidade.
Invista também em atendimento, pós-venda e feedback. Toda a experiência deve ser impecável para que seu público sinta vontade de propagar suas campanhas. Lembre-se disso!
O sétimo dos 8 Ps do marketing digital refere-se a uma vantagem que não tínhamos nos meios de marketing tradicional: a personalização. Sua ação de marketing deve ir contra à elaboração de campanhas genéricas, feitas para a massa. As campanhas devem ser segmentadas para seu público-alvo, de modo que ele se sinta mais próximo da sua marca. Isso é suficiente para atrair e fidelizar clientes!
Portanto, personalize sua comunicação o mais rápido possível. Procure entender as necessidades dos consumidores, identifique os conteúdos que eles costumam acessar e ofereça soluções para os seus problemas. Além de gerar fidelização, essa estratégia traz um maior engajamento na web, seja no site, blog, redes sociais ou outros canais.
O último dos 8 Ps do marketing digital é o de Precisão. Nesta etapa, você analisa e avalia os resultados de cada estratégia através de várias métricas. Por exemplo: volume de tráfego, quantidade de links gerados, ROI (retorno sobre investimento), etc.
Este é o momento de entender o que deu certo e o que precisa ser melhorado. A partir disso, você poderá modificar suas ações de acordo com os resultados da análise.
A mensuração deve ser feita com frequência para identificar oportunidades e eliminar ações que não trazem retorno positivo.
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