Por Agência Trii
22 de agosto de 2022

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para aumentar o faturamento de quem trabalha com vendas. O Natal é a melhor época quando falamos de faturamento. Mas, depois dele, podemos afirmar que a Black Friday tem aumentado as vendas a cada ano e, em alguns estados, já passa as compras do dia das mães. Ou seja, se você tem um e-commerce e quer começar aproveitar esse período de pré-Black Friday, esse artigo é para você! No texto, nós da Trii separamos algumas dicas para se preparar para ganhar novos leads com exemplos de campanhas, dicas para redes sociais e muito mais. Confira agora!

5 dicas pré-Black Friday para preparar seu e-commerce 

1 – Aprenda a gerar novos leads 

Em primeiro lugar, para conseguir gerar novos leads, você precisa oferecer alguma informação em troca. E para começar a preparar o público, ou esquentá-lo, proporcionamos assuntos que o cliente nem está procurando em si, mas que, de alguma forma, já resolvem o seu problema

Dessa forma, nossa Analista do time de Mídia, Karoline Montenegro, dá alguns exemplos de campanha que ajudam nessa captação: 

  • No seu site

Separe no seu site os produtos que vão entrar em promoção e crie uma campanha de Shopping no Google Ads específica para esses produtos.

  • No Google Ads

Na plataforma você também pode criar uma campanha de Performance Max. Esse é um novo tipo de campanha que roda em todo o inventário do Google (Shopping, Pesquisa, YouTube, Gmail, Discover, Display e Maps). 

  • Redes sociais

Já no Facebook (e Instagram), suba uma lista de e-mails de clientes que já compram na sua loja e crie um público de semelhantes. 

Além de divulgar a campanha para pessoas que já compram e confiam na sua loja, ainda pode aproveitar a inteligência do algoritmo para impactar pessoas com um perfil e comportamento semelhantes aos dos seus clientes.

  • Outras mídias

Vá atrás de outras mídias menos populares, o Microsoft Ads pode ser uma boa oportunidade de impactar pessoas que usam o Bing, por exemplo.

2 – Invista em campanhas precedentes

Todo mundo que tem um e-commerce deve ter em mente que as estratégias digitais não são apenas uma força de vendas. O investimento em ações de marketing digital é fundamental para que o seu site seja conhecido e tenha tráfego (visitas). Por isso, é ideal que você comece investindo em anúncios

O gerenciamento de campanhas Ads pode ser feito por rede de pesquisa (aqueles anúncios que aparecem nas páginas de resultados do Google ou em sites parceiros) e rede de display (ação que instala banners em locais estratégicos de diversos sites).

Nossa analista, Karoline, completa ainda: “Na pré-Black Friday, você pode começar a divulgar vídeos “teaser” nas redes sociais. Essa ação é ideal para criar um sentimento de antecipação, gerar mais expectativa e despertar um desejo de compra no seu público. Depois disso, você pode criar campanhas específicas no Facebook para pessoas que viram esses vídeos.”

3 – Planeje as ações de marketing digital além das campanhas

Nem só de anúncios vive o e-commerce na pré-Black Friday. O marketing de conteúdo também é uma ação muito importante para fazer a loja crescer e aumentar as vendas. 

Nossa coordenadora do time de conteúdo, Samantha Valente, explica: “Quando você investe em um conteúdo de qualidade, relevante, verdadeiro e original consegue ser reconhecido como autoridade no seu setor. Além disso, trabalhar bem os textos com técnicas de SEO ajuda o seu site a ficar nas primeiras posições do Google. Ou seja, com o tempo há redução de custos. Você “aparece para o mundo” sem pagar, só por ser uma referência. Só precisamos ter em mente que essa é uma ação de médio a longo prazo, por isso é tão importante começar com as estratégias o quanto antes e não deixar apenas para o mês da Black Friday! ” 

Outra dica que entra dentro do marketing digital de uma forma geral é o Inbound Marketing. A estratégia combina diversas ações com um único objetivo: atrair clientes. Samantha completa: “Nós usamos o Inbound para induzir o consumidor a procurar a empresa e não o contrário. É o caminho oposto dos anúncios (onde a empresa procura o cliente). E não, isso não quer dizer que as estratégias são contraditórias. Elas se completam, na verdade. Nós usamos a metodologia dividida em cinco fases: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Na prática, isso funciona da seguinte forma. O cliente procura sobre a função de um produto e acha um texto em seu blog falando sobre o que é, os benefícios, com exemplos e bem completo com todas as informações importantes. Depois de ler, ele acaba visitando o seu site. Dessa forma já conseguimos começar um relacionamento com o possível cliente. Conforme ele precisar de outras informações sobre o seu mercado, ele vai lembrar do seu nome como uma referência. Se você tem um e-commerce, essa ação pode resultar no sucesso:  a venda finalizada.

Dados da consultoria Provokes nos mostram que desde 2019 o número de compradores nas lojas físicas está bem parecido com o do comércio eletrônico. Ou seja, se você tem uma loja online, precisa usar esses meios com sabedoria. 

Assim, outra ação importante para investir no período pré-Black Friday são as redes sociais. A seguir, nossa líder-técnica do time de Social Media, Amanda Pereira, separou  algumas estratégias que podem ser eficientes. Confira: 

1) Preparar a audiência com antecedência

Publicando posts e stories avisando para o público se preparar é uma forma de surpreender com as ofertas. Posts com frases como “Não compre na concorrência, faça a alegria do seu bolso e espere a nossa Black Friday” ou “Save the Date – DD/MM as melhores ofertas aparecerão aqui” são ótimas para chamar a atenção. 

2) Faça uma campanha que chame a atenção

Vale fazer live durante os dias para apresentar as ofertas e mostrar modos que cada produto vai facilitar a sua vida.

3) Realize parceria com influenciadores 

Essa também pode ser uma estratégia positiva. Assim, serão mais perfis com audiência relevante que terão acesso às informações sobre as suas ofertas. Vale enviar produto para o influencer divulgar e disponibilizar um código de desconto que vai somar ao desconto já dado a Black Friday ou até mesmo disponibilizar frete grátis.

4) Faça vídeos divertidos no Reels apresentando a sua oferta e produto. 

O reels atualmente é formato que consegue melhor alcance orgânico no Instagram, ainda mais se fizer parte de uma trend da plataforma. É um ótimo caminho para fazer mais pessoas verem a sua oferta e se diferenciar da concorrência que só está fazendo as propagandas usuais.

5) Personalize o seu perfil para a data

Vale atualizar as imagens de perfil, capa e descrição. Tudo para deixar sempre um lembrete que a sua empresa está com ofertas especiais.

6) Faça enquetes 

Use os stories para fazer enquetes com opções de produtos e deixe o seu público decidir qual será o próximo produto a entrar em promoção. Eles vão sentir que são ouvidos. Além disso, a ação ajuda a gerar maior engajamento para as redes sociais, pois eles passarão mais tempo no perfil olhando as ofertas e você terá certeza de anunciar o produto que de fato o seu público quer.

7) Utilize hashtags relacionadas a data

E você também pode criar uma hashtag exclusiva para a sua campanha de promoções. Assim, fica mais fácil do seu público pesquisar e achar todas as publicações e anúncios sobre o assunto.

8) Tenha uma equipe de SAC preparada

É essencial ter pessoas treinadas para responder todos os comentários e mensagens no inbox. Lembre-se que estamos esperando aumento no fluxo, ou seja, mais dúvidas e perguntas de pessoas interessadas nas suas ofertas. Treine a equipe para ser sempre solícita, simpática, empática e oferecer respostas o mais rápido possível. 

Mantenha isso também no período de pré-Black Friday até o pós-venda. Isso ajuda a garantir que o seu consumidor tenha uma ótima experiência, além de fidelizá-lo para comprar em outras épocas do ano também.

9) Faça lista de transmissão no WhatsApp 

Elas funcionam muito bem, principalmente para os seus clientes mais fiéis. Você pode criar uma promoção exclusiva para eles com ofertas diferenciadas. Isso vai fazer com que o cliente se sinta especial e recompensado de estar na sua lista de transmissão. 

4 – Dê desconto dentro das suas possibilidades

Em primeiro lugar é essencial fazer uma análise dos preços dos concorrentes. E isso não vale apenas para o período pré-Black Friday, mas todo o ano. Depois disso, nessas datas, vale ter em mente qual valor promocional seus clientes estão aplicando. Para ter certeza que é válido, você precisa acompanhar os preços no dia a dia e fora da época. Dessa forma você consegue saber a média de preços praticadas para atrair a clientela.

Agora vem a parte da sua empresa em si. Lembre-se que oferecer um preço muito abaixo dos seus concorrentes pode ter o efeito contrário a causar prejuízos. Nesse ponto, vale fazer as contas e ver, de acordo com os seus custos, quanto pode oferecer de desconto

Algumas boas estratégias para fazer com que esse desconto chame a atenção é a de frete grátis. Fique atento ao valor cobrado. De repente, se não puder competir com um desconto atraente, pode diminuir o valor da entrega ou, até mesmo, do prazo. 

5 – Prepare o site e seu estoque

Descontos e oportunidades de vendas têm uma coisa em comum: geram muita demanda. Sendo assim, não adianta você pensar em uma estratégia poderosa para impulsionar suas vendas, como dar o frete grátis se você não tem o produto em estoque. 

Pode ser uma boa ideia focar em quantidade em vez de variedade. Durante o pico da Black Friday, o maior diferencial são os descontos agressivos. Mas, não você não precisa oferecer super promoções em todos os produtos da sua loja virtual. Escolha um produto que saiba que é competitivo.

A regra é clara e lógica. Você tem um carro-chefe que é o seu produto/serviço mais vendido durante o ano. Se durante o período da pré-Black Friday você já consegue adicionar uma vantagem para aumentar as vendas, precisa trabalhar com estoque. Portanto, se você normalmente vende 10 unidades e conseguiu dar um desconto de 15% sobre o valor desse mesmo produto, a demanda tende a, no mínimo, triplicar. 

Fique atento aos números. Uma pessoa que gosta do seu produto/serviço conta para um amigo. Já a que tem uma experiência negativa, faz propaganda negativa para até 10 pessoas. Já imaginou se a pessoa paga um valor promocional e você não tem em estoque. 

Ou pior, tem que comprar de forma urgente e não consegue garantir o mesmo preço de sempre com seu fornecedor e o desconto que você passou para seu cliente vai virar um débito para você causando um prejuízo maior a cada venda. 

Se preferir, você também pode selecionar produtos que estão parados há muito tempo em estoque. Dar um desconto maior neles, pode te dar a oportunidade de vendê-lo.

A Trii ajuda você a preparar seu e-commerce para a pré-Black Friday!

A Trii é uma agência digital com o selo Google Partner. Isso significa que estamos entre 3% das agências do Brasil que apresentam melhor desempenho para os clientes. E nesse período de pré-Back Friday você não pode dar mole! Conte com a nossa equipe.

Podemos te ajudar desde a montagem do seu site e gerenciamento das redes sociais, até as campanhas no Google e marketing de conteúdo. 

Entre em contato com nossa equipe agora mesmo e veja como podemos ajudar a aumentar suas vendas.