criando uma página web responsiva

Ferramentas para criar uma página web responsiva

Design, Dicas, Internet, Programação, Tecnologia

Há alguns anos, quando a internet não era muito mais que um sonho, a ideia de fazer compras pela tela de um smartphone ou computador parecia surreal. Hoje, isso é possível utilizando o marketing digital como plataforma. Atualmente, mais de 40% da população mundial possui acesso à internet e faz uso desta ferramenta por meio de diferentes dispositivos. E é por conta disso que uma página web responsiva se torna essencial.

A criação de uma página web responsiva não ocorre por acaso e, neste artigo, contaremos tudo que você precisa saber sobre o assunto. Confira, a seguir.

O que é uma página web responsiva e qual sua importância?

Atualmente, são muitos os usuários que navegam na internet utilizando tablets, smartphones e notebooks. Por isso, conseguir que uma página seja exibida com perfeição nos dispositivos móveis e no desktop é o que chamamos de página web responsiva.

O design responsivo é uma técnica de design web que permite que um site tenha a capacidade de se adaptar a diferentes tamanhos de tela, por meio de uma reorganização de conteúdo, imagens e simplificação do menu. Este tipo de design se tornou muito comum e está sendo utilizado por diversas empresas por três motivos: é econômico, rápido e funciona.

Além disso, o próprio Google recomenda o design web responsivo, como forma de otimizar a experiência do usuário, impedir as duplicações de conteúdo e também conseguir oferecer uma imagem consistente.
Com isso, criar uma página web responsiva é importante pelos seguintes motivos:

  • ela é capaz de cobrir todas as resoluções de tela e evita criar diversas páginas para cada um dos tipos de dispositivos, o que reduz o tempo de desenvolvimento;
  • a página web responsiva se adapta à navegação e leitura de uma maneira automática;
  • pensando no SEO, as páginas responsivas se posicionam muito mais rápido, uma vez que a técnica evita duplicação das páginas ou redirecionamentos;
  • favorece a viralização de conteúdos, pois permite compartilhamentos de uma maneira natural e simplificada.

4 dicas para criar uma página web responsiva

como criar uma página web responsiva

1- Saiba quando mudar

Se você possui uma landing page, blog ou site com um design convencional e pesado e deseja torná-lo responsivo, este é o momento de decidir, de uma vez por todas, pela mudança. Por isso, o primeiro passo para criar uma página web responsiva é decidir a hora de mudar.

Não tenha medo de fazer essa opção e nem sinta que todo o trabalho feito até agora será desperdiçado. Criar um design responsivo em um site convencional é possível sem que seja necessário descartar todo conteúdo criado.

2- Monitore o tráfego do site

Antes de decidir pela criação de uma página web responsiva, o ideal é que você olhe nas estatísticas o número de pessoas que acessam a página por meio do celular. Ter conhecimento destes dados pode te ajudar a projetar o sucesso que você terá adotando este tipo de design.

3- Procure inspiração

No momento em que você busca criar sua própria página web responsiva sempre é válido dar uma espiada ao seu redor para buscar inspiração. Navegue pela internet, investigue a página dos seus concorrentes e se inspire para criar o melhor para aqueles que irão acessar seu site.

4- Busque especialistas em programação e design responsivo

Se você não se sente preparado para programar um site, não se sinta envergonhado de buscar por especialistas. O ideal é você buscar por designers com experiência em design responsivo e por programadores experientes, e você pode encontrar por um pacote completo contando com uma agência de marketing digital, como a Agência Trii. Somos especialistas na criação de sites para ajudar pequenas e médias empresas a venderem mais pela internet.

Oferecer um site adaptável deixou de ser uma opção para se tornar um pré-requisito para o sucesso. Por isso, se você deseja modificar sua maneira de abordagem web, entre em contato com a melhor agência digital do RJ e saiba o que podemos te oferecer.

Links úteis:
anunciar no google
marketing digital rj
agência digital

» Design, Dicas, Internet, Programação, Tecnologia » Ferramentas para criar uma página...
Em 24/01/2018
Por
, , ,

Não é possível comentar este artigo.

« »