Muita gente sabe que para vender tem que investir. Mas, quando falamos de micro e pequenas empresas o budget nem sempre é alto ou, às vezes, é até inexistente. Dessa forma, é preciso caminhar por outros caminhos que não vão levar para anúncios. A estrada de tijolos amarelos, então, chega até o SEO. A otimização para sites de busca da sigla de Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que ajuda o seu negócio a melhorar o posicionamento e, consequentemente, os resultados orgânicos. Pensando nisso, no artigo de hoje, a Trii trouxe mais sobre busca orgânica. No texto explicamos o que é a estratégia de verdade e damos algumas dicas para você começar a praticar. Confira!
A busca orgânica são aqueles resultados de pesquisa que aparecem de forma não paga em sites de busca, como o Google, por exemplo. Esses resultados são gerados com base na relevância do conteúdo das páginas em relação à consulta de pesquisa que cada pessoa faz. Em outras palavras, os resultados da busca orgânica são determinados pelos famosos algoritmos, que avaliam vários fatores para classificar as páginas do seu site de acordo com a qualidade, conteúdo e pertinência para as palavras-chave pesquisadas.
A otimização para esses sites é uma prática comum usada para melhorar a classificação de um site nos resultados de busca orgânica. Isso envolve ajustar vários aspectos do site, como a estrutura do conteúdo que vão além das palavras-chave utilizadas. Outros fatores essenciais para melhora da visibilidade do site e na atração de tráfego de qualidade (pessoas realmente interessadas no seu negócio) são:
Os resultados orgânicos são exibidos abaixo dos anúncios pagos e não tem a palavra “anúncio” do lado. Nem sempre esses existem.
Quando não têm os resultados orgânicos começam logo na parte de cima da página. No geral, eles são considerados mais confiáveis e autênticos pelos usuários. Isso acontece justamente porque ninguém precisou pagar para que o conteúdo tivesse esse destaque.
Muito se fala nas palavras-chave e elas são realmente muito importantes. Mas, você sabia que não precisa ficar “adivinhando” quais são as melhores para o seu tipo de negócio? Antes de iniciar qualquer ação de SEO, é importante identificar as palavras-chave relevantes e para isso você pode utilizar ferramentas como o Google Keyword Planner, por exemplo. Ele ajuda a encontrar termos que tenham um bom volume de busca e sejam relevantes para o seu público-alvo. Mas, para ir muito além disso, sabia que existem meios de analisar as palavras que os seus concorrentes estão usando?
É isso mesmo! Algumas ferramentas são bem úteis para isso. É o caso do Semrush. O site permite que você busque palavras-chave de cauda longa (aquelas que usam um termo com mais palavras) e perguntas específicas que as pessoas pesquisam online. Além disso, pode saber para quais vai ser mais fácil ranquear com as métricas como dificuldade de palavras-chave, densidade competitiva e volume.
Outra grande funcionalidade e poder colocar o site do seu concorrente e ele ajuda a encontrar as palavras mais relevantes e que têm mais acessos. Essa pode ser uma boa dica para cortar caminho até chegar ao grande mágico de Oz.
Ainda em relação às palavras-chave, outra boa dica é investir naquelas que têm baixa concorrência. Essas são termos em que há menor dificuldade para performar entre os melhores resultados dos mecanismos de busca. Ou seja, não tem tanta gente direcionado suas páginas para essas palavras. É preciso entender apenas se o volume de buscas delas valem a pena. Algumas vezes mesmo que não tenham tantas buscas, pode ser uma palavra fácil de ranquear.
Além disso, as palavras-chave de baixa concorrência ajudam a conquistar posições mais altas na busca orgânica, com mais tráfego natural e de forma mais rápida. Assim, com o passar do tempo, seu conteúdo (que precisa ser de qualidade e relevante) vai reforçar a força do seu site.
Os títulos e descrições das páginas são fatores importantes para o SEO. Temos exemplos de clientes que já passaram pela agência que até tinham um conteúdo bom nas páginas, mas a configuração do site não tinha um título atraente com a palavra-chave principal. Além disso, a meta descrição não era utilizada como deveria.
Ela deve fornecer uma breve descrição do conteúdo da página, incentivando os usuários a clicarem no seu link nos resultados de pesquisa. Para ser mais claro, a meta descrição é aquele conteúdo que aparece abaixo do nome do site, na página de resultados da busca orgânica.
Sempre que você faz uma busca, os sites são listados com títulos, endereços e uma pequena descrição. Dessa forma, é preciso criar um texto que transmita exatamente o que você tem para oferecer e se diferenciar. O grande problema é que esse espaço tem um limite de palavras e caracteres. Em um pequeno espaço, você precisa unir todas essas estratégias para que o usuário entenda do que se trata e se interesse pelo seu site. Não precisa pegar dicas com o Homem de lata ou com o Leão covarde. A grande sacada aqui é focar no que realmente importa para o seu público-alvo. Essa descrição afeta diretamente a experiência do usuário e, consequentemente, acaba resultando em mais benefícios para quem sabe utilizar de forma estratégica.
Muito se fala de conteúdo de qualidade, mas afinal, como saber se o que você está fazendo é realmente bom e relevante? Pense que o conteúdo é o coração de qualquer estratégia de SEO. Assim, você precisa garantir que está criando um conteúdo original e que desperte o interesse do seu público-alvo. E para isso, temos que usar as palavras-chave. Mas será que temos que voltar toda a estrada de tijolos amarelos para ver, de novo, sobre essas palavras? Não!
Quando falamos sobre o conteúdo em si, essas palavras que já devem ter sido definidas devem aparecer no texto de forma natural. Use-as ao longo dos parágrafos, mas sem colocar em excesso. O contrário também pode ser penalizado pelos motores de busca e fazer com que você não apareça na busca orgânica.
Pode parecer complicado, mas é uma questão de entender o que realmente precisa ser explicado e conter em cada página. Vamos a um exemplo prático. Nossa agência é especializada em SEO e estratégias de marketing de conteúdo. Sendo assim, faz sentido que nosso site tenha uma página dedicada a esses serviços. Nessa página, temos um conteúdo explicativo que fala como é o nosso trabalho em relação ao SEO e como ele pode ajudar, principalmente micro, pequenas e médias empresas. Mas, não são apenas palavras soltas. Temos prova social de clientes que já usam o serviço e têm resultados positivos. Temos dados estatísticos, perguntas e respostas, temos informações bem divididas na página, com fotos ilustrativas, temos informações que os nossos clientes gostam e precisam saber para contratar esse serviço. E é isso que falamos, quando repetimos a palavra “relevância”. Não tem uma fórmula única e mágica.
Falando das imagens, elas também fazem parte do conteúdo. Elas também podem (e devem) ser otimizadas para os motores de busca. Para isso, você deve utilizar nomes descritivos para os arquivos de imagem e adicione atributos ALT relevantes. Isso ajudará os algoritmos a entenderem o conteúdo das imagens e melhorar a visibilidade do site na busca orgânica.
O link building é uma estratégia importante para aumentar a autoridade do site. Ele envolve o processo de obtenção de links de outros sites para o seu próprio site. Ou seja, se você trabalha com limpeza de salas corporativas, auditórios e escritórios, por exemplo, pode buscar sites de empresas que tenham coworking, ou até salas alugadas para eventos para fazer uma relação (com link) para o seu negócio.Busque por oportunidades de conseguir links de qualidade, como parcerias com outros sites relevantes, participação em diretórios.
Essa estratégia visa melhorar a autoridade, visibilidade e classificação do seu site nos resultados de busca. Para eles, quando o seu site tem o link em outro, é um voto de confiança a mais, quer dizer que você é autoridade e pode falar daquele assunto em outros sites porque sabe o que está falando. Lembre-se de que a qualidade é mais importante do que a quantidade. Links inseridos naturalmente em conteúdos relevantes têm mais peso do que links em locais não relacionados ou inseridos de maneira forçada.
E pouca gente sabe, mas as redes sociais também são uma ótima forma de fazer a estratégia. E o melhor é que você pode usar as suas próprias redes e não precisa depender de ninguém. Compartilhe seus artigos no Instagram, por exemplo. Você pode pensar que não vale a pena porque a rede não aceita links na legenda. Mas você pode colocar na bio e pedir para o usuário clicar lá. Se o conteúdo da imagem e da legenda forem interessantes e do agrado dele, eles não vão ter problemas em ter mais uma etapa para chegar no destino final.
É fundamental monitorar e analisar os resultados das suas ações de SEO na busca orgânica. Essas informações ajudarão você a identificar o que está funcionando e a fazer ajustes na sua estratégia. Na teoria você achou uma palavra ótima, que tem relação com o seu negócio e é fácil de ranquear. Usou ela na construção do título, meta descrição e até nas imagens. E, na prática, o negócio não sai como o esperado. Essa não é a deixa para você largar tudo e desistir. É a hora de monitorar os resultados para avaliar o desempenho atual do site. E como fazer? Simples! Verifique as classificações nas páginas de resultados, a quantidade de tráfego orgânico que você está recebendo e como as métricas-chave, como taxa de cliques (CTR) e taxa de conversão, estão sendo afetadas. Ferramentas como o Google Analytics são gratuitas e ajudam a acompanhar o tráfego e quais palavras estão gerando mais visitas, além de outras métricas importantes.
Além disso, monitorar os resultados também permite identificar melhor as oportunidades. Ao analisar os dados, você consegue identificar o que ainda é falho e o que pode ser melhorado no seu site. De repente uma página pode ter um desempenho bem maior que a outra e assim, pode fazer ajustes estratégicos. Isso pode incluir:
De uma forma geral, as análises permitem ainda que você acompanhamento tendências. Essa ação é valiosa para entender como o comportamento dos usuários está mudando. Isso mostra ainda como a concorrência está evoluindo e como as atualizações dos algoritmos dos mecanismos de busca estão impactando seu site.
Lembre-se que o SEO é um processo contínuo, e a análise regular dos resultados permite que você faça otimizações constantes. O site precisa ser atualizado periodicamente. Somente com dados em mãos você poderá tomar decisões mais assertivas e sem suposições.
Não somos o Mágico de Oz (e nem precisamos fazer nenhum tipo de magia). Mas, se você quer parar de escolher caminhos, pegar atalhos, ou ter que voltar de ruas sem saída para tentar chegar ao sucesso, venha ser cliente da Trii.
Nossa agência pode te ajudar a aparecer entre os primeiros na busca orgânica. Temos um time de especialistas para lhe auxiliar em todas as etapas, visando sempre o fortalecimento da sua empresa no mundo digital. Pare de perder tempo e invista em SEO. Entre em contato com a nossa equipe e comece agora mesmo!
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