Por Agência Trii
01 de agosto de 2019

Dentro de um negócio, é importante que tudo que possa carregar a identidade visual e filosofia da empresa, realmente o faça – incluindo a assinatura de email corporativo.

Assinar todos os emails enviados com dados que passem confiança e credibilidade para seu destinatário, além de informações de contato, juntamente com elementos gráficos que representem a empresa, é essencial.

Hoje em dia, já é possível ultrapassar os limites textuais e criar artes digitais mais harmônicas, e que passem a mensagem que você quer passar.

Neste artigo, você irá conferir os passos essenciais para criar uma assinatura de email útil, marcante, e que poderá ajudar a criar uma relação de confiança entre você e seus prospects, fornecedores, clientes, ou mesmo colegas de trabalho. São dicas para a elaboração do que deve resultar em um conteúdo visual atraente.

Mas, fique tranquilo! Compartilhamos também alguns métodos gratuitos para criar assinaturas de e-mail com facilidade, sem que você precise ser um especialista em design gráfico para isso. Ficou curioso? Então pode pular direto para o finalzinho deste artigo.

Boa leitura!

 

Saiba como criar assinatura de email personalizada

Mas, antes de mais nada, o que é exatamente uma assinatura de email?

Antes de criar assinatura de email, é necessário entender a sua definição e funções predeterminadas.

Basicamente, essa assinatura é um conteúdo fixo ao final dos emails que, como diz o nome, aponta o autor do que está sendo enviado (o remetente). Esse conteúdo é cadastrado nas Configurações da própria plataforma que você usa para enviar e ler seus emails (como Gmail, Outlook, dentre outros), o que torna muito simples que todos as suas mensagens fiquem dentro de um mesmo “padrão”.

A assinatura de email é não só uma indicação para empresa e seus dados, mas para o profissional em questão também.

Ou seja, é uma excelente maneira de reunir os dados mais importantes de contato, e inclusive definir o “tom de voz” de comunicação da empresa.

Aqui na Trii, por exemplo, costumamos incluir um adjetivo ou apelido que define uma característica positiva de cada colaborador – além do nome próprio, é claro. Assim, esperamos estabelecer uma comunicação mais próxima e humana em nossas mensagens por emails, fugindo de modelos antigos e engessados.

Veja um exemplo:

Exemplo de assinatura de email da Trii

De certa forma, a assinatura funciona como um cartão de visitas para toda a empresa ou profissional na sua individualidade. Principalmente porque, ainda hoje, muitos contatos são iniciados justamente por email – e a assinatura é uma aliada na hora de passar credibilidade, dizer quem você é, e provar que você não é apenas (mais um) robôzinho de spam em sua caixa de entrada.

E o melhor é que nos dias atuais existem muitas formas de embelezar e chamar atenção para esse item!

Ao longo deste artigo, vamos te dar mais dicas para criar assinatura de email corporativa. Mas, o limite é sua imaginação!

Tenha em mente que essa é uma maneira econômica, senão gratuita, de começar a investir na sua presença digital.

Ok, mas por que ter uma assinatura de email é tão importante assim?

Ainda não está convencido?

  • Criar uma assinatura de email possibilita que as pessoas desenvolvam uma imagem mais humana sobre você e o negócio em geral.
  • Além disso, ela fornece informações valiosas de antemão, como telefones de contato ou horários de atendimento.

Por isso, esse item é considerado, no caso de primeiros contatos, como um cartão de visitas virtual.

Àqueles que costumam manter uma periodicidade no contato, a assinatura permanece cumprindo sua função de fornecer credibilidade.

Em suma, investir em uma assinatura de email reforça a marca e sua confiabilidade no mercado em que está inserido.

 

6 dicas importantes para a criação de assinaturas de email marcantes

1 – Tome cuidado com o tamanho

Não criar uma assinatura de email grande demais é um dos principais itens para se atentar.

Afinal, se a assinatura fosse escrita em papel, não faria sentido que ela ocupasse a maior parte de uma página, certo?

Por essa razão, foque nas informações principais e não bombardeie o cliente (ou possível cliente, fornecedor, parceiro e etc) com o que não precisa ser passado agora.

Geralmente, um espaço de três a quatro linhas é suficiente para uma assinatura. Esse é o espaço que você precisa para expôr seu nome, nome da empresa, sua função, telefone para contato e redes sociais, por exemplo.

2 – Escolha uma boa fonte para a assinatura de email

O design é uma das etapas mais criteriosas ao criar assinatura de email.

Se você optou por criar um design sozinho, sem a ajuda de ferramentas automáticas que gerem uma assinatura gratuita, então a escolha da família tipográfica será mais um ponto que você deverá dar atenção.

Algumas pessoas podem pensar que, quanto mais diversificadas forem as fontes, mais destaque os títulos e informações ganharão. Entretanto, essa é uma informação falsa!

Criar uma arte visualmente poluída, ou seja, com elementos em demasia, pode ser prejudicial.

Para resolver isso, escolha uma paleta tipográfica que apresente variações da mesma fonte. Seja na espessura, tamanho e densidades, poder criar uma assinatura usando a mesma fonte, só alterando suas características, é o recomendado.

Mas, essa não precisa ser a única opção! Incluir mais uma família tipográfica ao conjunto também pode dar certo, mas exige bom gosto e compreensão técnica do designer. Pode ser o caso em que a junção de uma fonte com serifa e outra sem funcione positivamente.

Lembre-se: sempre é possível testar e avaliar qual tipo de assinatura funciona melhor, ou qual agradou mais.

3 – Separe uma paleta de cores a serem trabalhadas

A mesma regra sobre as fontes se repete em relação às cores a serem utilizadas ao criar assinatura de email.

O recomendado é que até três cores sejam escolhidas para a composição da arte da assinatura. Para essa escolha, você pode utilizar a própria identidade visual da marca.

Quanto mais cores, mais poluído visualmente a assinatura poderá ficar. Portanto, procure uma forma de transmitir as informações necessárias sem distrair o leitor do e-mail com detalhes que não deveriam estar ali.

4 – Priorize o alinhamento do texto à esquerda

Investir na qualidade do design conversa diretamente com o sucesso da assinatura.

Esse sucesso, na verdade, é a receptividade que ele terá com os clientes e leitores em geral.

É recomendado que os elementos textuais estejam alinhados à esquerda. Isso facilita a leitura (que, como dissemos antes, não deve ser extensa) e gera melhor entendimento acerca das informações apresentadas.

5 – Respeite as regras do direcionamento de olhar

Ao criar assinatura de email, deve-se priorizar determinadas informações. Com priorizar, entende-se escolher a melhor diagramação que valorize cada item de acordo com sua importância.

Para isso, a hierarquia de direcionamento de olhar deve ser bem trabalhada.

Em outras palavras, elementos gráficos, cores e espessura de fontes devem chamar atenção para itens de prioridade. Seja o nome do autor, da empresa, função, entre outros. Lembre-se: o item de maior prioridade deve estar no topo da assinatura.

Mais uma vez: não esqueça de seguir a regra de alinhamento à esquerda para o texto, já que é a maneira como a leitura funciona no Ocidente.

As redes sociais ou o link para o seu site, por exemplo, podem ocupar o rodapé da assinatura. Por mais que sejam importantes para estender o contato, elas se destacam por conta dos elementos gráficos que as representam (ícones, ou cor diferente e sublinhado do link).

6 – E o que você NÃO DEVE incluir

  • Não é necessário incluir o próprio e-mail na assinatura. Afinal, o leitor pode diretamente clicar em “responder” ou verificar nos dados de quem o enviou;
  • para e-mails empresariais ou corporativos, não incluir telefone, skype ou blog de cunho pessoal;
  • frases e citações;
  • mini currículo;
  • gifs animados.

Veja alguns exemplos de assinaturas de email:

Exemplo de layout para assinatura de email

 

Dica de ouro: como criar assinaturas de e-mail grátis

Para criar assinatura de email rapidamente e de graça, a dica é utilizar as ferramentas da Hubspot. A plataforma oferece diferentes opções de templates prontos, é bastante intuitiva, e permite que você edite seus dados com facilidade.

Lá, você consegue gratuitamente personalizar assinaturas que se encaixem com o seu negócio.

Mas, caso queira criar assinatura de email totalmente personalizada e no HTML, recomendamos que você baixe o programa Notepad++.

Depois, para adicioná-la, tanto no Gmail, quanto no Outlook, basta acessar as configurações e encontrar o campo Assinaturas (que pode estar inserido nas categorias Opções > Layout, dependendo da versão).

 

E continue a aprimorar continuamente a sua presença digital!

A assinatura de email é um excelente começo, mas, você e sua empresa ainda podem extrair muito mais da sua presença na Internet.

Para isso, você pode contar com os serviços da Agência Trii. Atuamos como agência de marketing digital em SP e no RJ, oferecendo gerenciamento de links patrocinados, gestão de google ads e outros serviços que podem ajudar a criar ou aprimorar a sua imagem na Internet.

Ainda tem dúvidas? Preencha o formulário abaixo:

    Qual é o seu nome?*
    DDD + Telefone*
    Empresa*
    Segmento da empresa*
    Qual é a sua necessidade?*

    Para entender como realizamos o tratamento dos seus dados, conheça nossa Política de Privacidade

    Entre em contato e conheça nossas soluções!