O surto de coronavírus no Brasil se alastrou de forma tão grandiosa que impactou não somente a saúde pública, como também a economia do país. No cenário atual, grande parte da população está seguindo a quarentena e evitando ao máximo sair de casa. Obviamente, essa situação impacta diretamente no volume de vendas, especialmente nas redes varejistas. Para sobreviver em meio à crise, os negócios deverão entender as mudanças que ocorreram no comportamento do consumidor. Leia este artigo até o final para saber mais sobre o assunto.
O primeiro caso de coronavírus no Brasil ocorreu em fevereiro de 2020. Desde então, o rápido alastramento do Covid-19 fez com que milhares de brasileiros adotassem medidas de distanciamento social. O intuito é evitar que o vírus se espalhe ainda mais e cause uma situação mais grave no país.
A partir disso, os shoppings tiveram recuo de 20% no fluxo de consumidores. Outros estabelecimentos e empresas também sentiram o impacto na queda das vendas. Logo, muitos negócios começaram a se perguntar: como enfrentar esse momento de instabilidade econômica? A resposta não é fácil de ser encontrada, mas é possível começar pelo reconhecimento das mudanças no comportamento do consumidor. Veja na sequência.
Nos países em quarentena, registrou-se um aumento de demanda por alguns produtos específicos. Na China, por exemplo, notou-se um evidente crescimento do número de downloads de aplicativos de celular. As categorias mais populares são: Jogos, Educação, Entretenimento, Negócios, Foto e Vídeo. É provável que essa preferência se repita em território brasileiro.
Além disso, a procura por determinados produtos físicos também mostram um aumento expressivo. Ao passo que as vendas de carros e smartphones estão em queda, a busca por itens de saúde, entretenimento e cosméticos está em constante escala de elevação.
Durante o período de reclusão social, o tédio é uma realidade. E é exatamente nesse ponto que as empresas devem direcionar os seus esforços! O comportamento do consumidor chinês – que foi o primeiro a enfrentar a crise do coronavírus – é um espelho do futuro para os negócios brasileiros.
Continuar vendendo em meio à pandemia do Covid-19 é um desafio! Dessa forma, o comércio eletrônico surge como a solução mais eficaz para contornar a crise enfrentada pelas lojas físicas. Assim como em outras situações emergenciais, o comportamento do consumidor se transformou e exigiu que os negócios se reinventassem, pelo menos, por ora.
Com o número de pessoas reclusas em casa aumentando dia após dia, o momento torna-se propício para vender on-line. Muitos consumidores estão estocando alimentos, produtos de higiene e outros insumos nesse período de reclusão. Grande parte das empresas está seguindo essa tendência e oferecendo a opção delivery para a maioria dos produtos físicos.
Eventos, reuniões, viagens e todos os processos que envolvem a presença física de pessoas estão sendo cancelados. Para fugir disso, a melhor solução é investir ainda mais em marketing digital. Produzir conteúdo on-line é uma medida eficaz para se conectar com os clientes, principalmente para compartilhar as medidas de proteção adotadas pela empresa.
Uma agência de marketing digital pode te ajudar a se comunicar com seus clientes em tempos difíceis como esse. A Trii é especialista nisso! Agende uma conversa conosco por vias onlines e veja como poderemos te ajudar a entender as mudanças no comportamento do consumidor.
Essa informação foi útil para você?
Continue lendo o blog da Trii e acompanhe todas as notícias do mundo do marketing digital. Confira nossos últimos artigos:
Não para de pensar em "como fazer minha empresa aparecer no Google"? Leia esse artigo…
Já pensou em fazer anúncio no Google Ads para sua marca ou empresa? No artigo,…
Sabe como a otimização para motores de busca pode ajudar no ranqueamento do seu site?…
Você sabe qual é a diferença de consultoria em redes sociais e serviço de social?…
No artigo, a Trii te explica o que é SEO orgânico. Leia e saiba como…
Você sabe como um especialista SEO pode ajudar a vender mais e aumentar o seu…