Conheça nosso Blog
sinal de localização sendo emitido de celular para identificar brand persona e buyer persona

Diferença entre brand persona e buyer persona

Profissionais de marketing, principalmente aqueles ligados à área de conteúdo, estão familiarizados com o termo persona. O conceito surgiu no livro ”Os loucos estão controlando o sanatório”, de Alan Cooper em 1998. O que muitos empresários não sabem é que este termo pode ser dividido em brand persona e buyer persona. E ambos são essenciais nas estratégias digitais de uma organização. Quer aprender a diferenciá-los? Continue a leitura do novo artigo da Agência Trii.

Entendendo brand persona e buyer persona

brand persona e buyer persona se comunicando

Brand persona

Sua empresa possui valores que devem ser percebidos pelo mercado, correto? Pois bem, a brand persona é a representação de tais valores. A partir do momento em que é criada, consegue dar personalidade à marca e humanizar a comunicação.

Pensa comigo: você consegue criar um personagem que tenha a cara da sua empresa? Que gere engajamento e aproximação entre os valores da marca e os valores do cliente? Não é tão difícil quanto parece. Entenda!

A sua brand persona pode ser o tom de voz da sua marca (comunicativo, informal e brincalhão, por exemplo) ou até mesmo um personagem criado para tal objetivo. Um exemplo de brand persona que deu certo é a Lu, da Magazine Luiza.

Quando bem feita, gera empatia e aproximação entre marca e cliente, ajudando na fidelização.

Como criar uma brand persona?

Para que você crie uma brand persona de qualidade, documente a voz e o tom de voz da sua marca.

  • A voz são os adjetivos que a definem. É a personalidade da sua brand persona. Ela é mais séria ou despojada? Tradicional ou inovadora?
  • Já o tom de voz é a forma com a qual sua marca se comunica. Ela é mais formal e estratégica ou informal e persuasiva? Quando você conseguir definir tais conceitos, sua brand persona estará criada. E caso você deseje criar um mascote ou personagem, já saberá como ele deve agir para com o público.

Buyer persona

Agora chegou o momento de entender o que diferencia brand persona e buyer persona. Como já esclarecemos o primeiro conceito, se torna mais fácil entender o segundo.

Dissemos que brand persona representa a marca, certo? Pois bem, buyer persona é a representação de quem compra. Ou seja, seu cliente. Mas não é qualquer cliente, é o seu cliente ideal. Aquele que certamente iria converter em uma estratégia de qualidade.

“Buyer persona é a mesma coisa que público-alvo?”, você pode se perguntar. E a resposta é não. São conceitos diferentes, mas calma que a gente te explica melhor.

O público-alvo é um conceito muito amplo, baseado em dados demográficos e socioeconômicos, como gênero, idade, renda e localização. Ou seja, representa um grupo de pessoas que têm tais características em comum.

A buyer persona representa um indivíduo e não um grupo. Ela é humanizada e possui características mais definidas. Além dos dados encontrados no público-alvo, também é possível saber os gostos pessoais, as dificuldades, os hábitos e as necessidades da sua persona. Quando você define tais questões, consegue criar conteúdo assertivo e de qualidade.

É importante ressaltar que a sua buyer persona sempre fará parte do seu público-alvo, mas nem todo seu público-alvo será uma buyer persona.

Para captar as informações necessárias para definir sua buyer persona, é importante fazer pesquisas com os clientes que já estão fidelizados e também com o público que você deseja atingir. Uma outra ferramenta é o benchmarking. Clicando no link você encontra um conteúdo completo sobre esse assunto.

Conte com a Trii!

E então, conseguiu entender a diferença entre brand persona e buyer persona? Na Agência Trii, os dois conceitos são utilizados para definir as estratégias de marketing digital de nossos clientes. Somos uma agência com anos de mercado e resultados surpreendentes. Multiplique resultados conosco!

No Blog da Trii você encontra outros conteúdos exclusivos para começar a vender mais imediatamente! Veja:

Posts Recentes Categorias Tags