Por Agência Trii
21 de outubro de 2019

Cada dia que passa, o Google se interessa mais em proporcionar uma experiência eficiente quando o usuário pesquisa por algo no mecanismo de buscas. A prova que temos disso, por exemplo, é o ponto zero do Google. Até um tempo atrás, era o primeiro resultado orgânico aquele que continha o conteúdo com mais autoridade segundo os parâmetros do Google. Hoje em dia, existe uma caixa de resposta fixa ao topo, antecipando os resultados orgânicos, que traz o resultado melhor otimizado de acordo com o que o usuário busca. Neste artigo, conheça melhor o featured snippet!

Entenda o featured snippet

Na imagem é possível ver como um featured snippet fica exposto na página de busca do Google

O featured snippet aparece na página de resultados de pesquisa (da sigla inglesa SERP) do Google. É a posição de maior destaque nos resultados, por isso o termo “posição zero”, já que fica acima do primeiro resultado. Fazendo uma tradução ao pé da letra, significa “trechos em destaque”, mas snippet acabou virando mais um dos jargões usados no dia a dia sem traduzir, portanto, “snippets em destaque” é uma expressão comum entre os profissionais em marketing digital.

O objetivo principal do featured snippet é entregar uma resposta imediata ao que o usuário está pesquisando, sem que ele tente sintetizar o assunto por meio da meta-descrição dos outros links, por exemplo. Neste destaque, o texto vem bem diagramado dentro do bloco. Na caixa fixa do snippet, fica o título da página na qual o conteúdo foi extraído, a URL e o link que redireciona o usuário para a página que contém o conteúdo na íntegra.

Principais tipos de featured snippet

  • Lista: na maioria das vezes, esse tipo destaca trechos de sites com respostas diretas e objetivas para pesquisas relacionadas a tutoriais com passo a passo ou outras informações possíveis de serem ranqueadas. Por exemplo, numa pesquisa pelas cidades mais caras do mundo, o featured snippet lista quais são elas e disponibiliza um link para conferir na íntegra no site que melhor otimizou o conteúdo;
  • parágrafo: é o tipo mais comum de featured snippet. Quando a pergunta requer uma resposta mais direta, sem muita prolixidade, o Google passa um pincel na concorrência que já trabalhou o tema e seleciona o trecho que condiz positivamente com o que o usuário precisa saber. Se você pesquisar sobre o que é featured snippet, o Google seleciona um parágrafo que melhor resumiu o assunto;
  • tabela: quadro ou tabela costuma aparecer para pesquisas sobre produtos. Para destacar as versões e preços do produto, o modelo tabela é o melhor para isso. Pesquise por “valor do iphone 7” e você verá a tabela aparecer.

E quais são os benefícios?

A imagem retrata o endereço de rede (URL) do Google para exemplificar o featured snippet

Tráfego orgânico

Quando seu site aparece em um featured snippet, as chances de aumentar o tráfego orgânico crescem potencialmente. Ainda mais se, organicamente, seu site não está entre os TOP 3 dos resultados. A explicação para isso é clara: o destaque no Google atrai mais chance de cliques.

Competição com os grandes

Estamos sempre em constante concorrência, ainda mais quando os outros sites possuem mais autoridade e mais conteúdos otimizados para SEO. Alguns sites como Globo, Exame e Wikipedia lideram as pesquisas para muitas palavras-chave. Quando o seu post ganha uma boa otimização e informações completas, se tornar um featured snippet o coloca na frente desses gigantes.

Autoridade máxima

O Google não reconhece e destaca um site à toa. Quando o conteúdo ganha consideração e credibilidade do buscador na hora de solucionar problemas e dúvidas dos usuários, o site ganha mais autoridade. Ser um featured snippet é ganhar um selo de qualidade, uma garantia do próprio Google de que você sabe do que está falando.

Ascensão nos resultados

Não necessariamente o site precisa estar em primeiro lugar nas pesquisas. Ele pode ocupar o nono, por exemplo. Ou até a oitava página, como já aconteceu. O que importa é que um featured snippet, como visto, atrai tráfego orgânico, compõe a autoridade, compete com sites grandes e, claro, gesticula numa ascensão mais rápida nos resultados.

Afinal, como aparecer em Featured Snippet?

Tamanho

Para aparecer em um featured snippet, é necessário que o texto publicado seja otimizado. Porém, trata-se da resposta para o que o usuário procura, ou seja, seu conteúdo não pode ser nem muito grande, nem muito pequeno. Portanto, na hora de fornecer uma solução para o que a palavra-chave demanda, é bom investir nas diagramações mais comuns nos featured snippets – parágrafos, listas ou tabelas – e o tamanho recomendado para cada uma.

  • Parágrafos: de 40 a 50 palavras;
  • listas: quanto maior a lista, melhor. Porém, para cada item é essencial que tenha uma média de 10 palavras. Para listas que não aparecem na íntegra no featured snippet, o Google oferece a opção de “ver mais”. Para isso, o conteúdo tem que ser de fato interessante e convencer o buscador de que tem as informações necessárias para o usuário;
  • tabelas: quando aparece em tabelas, o comum é que sejam 3 fileiras para 2 colunas, limitando-se a 9 fileiras e 3 colunas. A ideia é parecida com a das listas. Quanto mais linhas a tabela tiver no post original, melhor. Muito indicado para sites que naturalmente precisam informar preços de itens. Com a tabela, maiores as chances de se tornar featured snippet.

Aplicações

  • Identificando oportunidades: antes de realizar ou otimizar um conteúdo, deve-se buscar no Google por termos relacionados e analisar quais já estão na posição zero. Essa é uma forma de identificar em quais temas você possui mais chances de conquistar o destaque. Forneça mais informações, construa um conteúdo rico!
  • entendendo o público: todas as estratégias de SEO partem da compreensão de quais são as necessidades da audiência, do público. Por isso, sempre adapte o conteúdo a essas pessoas. Avalie tempo de permanência no site e taxa de compartilhamento das páginas para mensurar se o público está sendo agradado;
  • fornecendo soluções: em consequência de entender o público, está a importância de fornecer um conteúdo que solucione problemas e dúvidas do usuário. Aqui, é importante se antecipar em relação ao que público-alvo poderia se questionar que o levaria até o site e já preparar um material otimizado. Dê preferências por frases curtas e diretas ao longo do texto;
  • superando a concorrência: mesmo com outros sites abordando o tema e até mesmo já no featured snippet, é possível aprimorar um conteúdo para agradar usuários e algoritmo do Google e, então, mostrar superioridade em relação ao que é oferecido pela concorrência. Resultando na conquista da posição zero.

Dúvidas comuns

O primeiro resultado se torna um Featured Snippet?

Até então, não existe relação entre o primeiro lugar orgânico das pesquisas e a posição zero. Porém, uma pesquisa apontou que 30% dos snippets encontrados eram puxados do primeiro lugar das pesquisas, enquanto 70%, de outras posições.

Backlinks influenciam no posicionamento?

O post rankeado em primeiro lugar, geralmente, provém de uma página e domínio com mais autoridade, onde o fator para tal são os links. Como o posicionamento orgânico e featured snippet não estão correlacionados, os backlinks não influenciam diretamente a escolha do post como posição zero.

Como fazer com que apareçam e permaneçam?

É muito relativo. Porém, se fala muito do CTR (Click Through Rate) – Google avalia quantos cliques recebeu uma resposta à pesquisa. Baixo CTR demonstra que o que é oferecido talvez não seja tão bom assim. Isso nos leva ao fato de que, no fundo, no lado mais cruel da posição zero, o Google quer que o usuário se informe sem sair da página de busca, ou seja, sem clicar no seu site. Se o CTR for reduzido na sua página, mais chances de permanecer em destaque. Porém, essa tramanha do Google não funciona tão bem. As páginas de resultados sem snippets recebem cliques em seus links 74% das vezes. Com snippets, o número cai apenas 4%. Resumindo: mesmo com snippet, o usuário clica em alguma página 70% das vezes.

Um post pode agregar mais de um Snippet?

O mesmo post pode aparecer em diferentes snippets, sim. Isso dependerá da forma, por exemplo, que os H2 são trabalhados. Se em um post bem otimizado tem-se “Benefícios do marketing digital” e “origem do marketing digital”, ele pode se tornar snippet para buscas relacionadas aos benefícios e origem do marketing digital de forma distinta.

É a mesma coisa que Knowledge Graph?

Muitas pessoas confundem knowledge graph com featured snippet. Se você pesquisar por “o que fazer no cristo redentor” aparecerá um trecho de um post com dicas de como visitar a atração turística. Agora, se a pesquisa for “tamanho do cristo redentor”, um mesmo box fixado aparece, porém as informações não são extraídas de nenhum outro site. É o próprio Google quem te passa tal conhecimento, sendo assim conhecido por knowledge graph. Você não consegue roubar a posição da palavra-chave onde o conteúdo fixado é um knowledge graph.

Funciona com e-commerce?

Páginas de produtos não costumam virar featured snippets, mas essas empresas e-commerce podem, sim, criar um espaço para blog onde serão trabalhados textos otimizados para isso.

Como começar a investir?

Se você tem um site e busca por mais autoridade para ele, saiba que investir em conteúdo é a principal solução. A Trii é uma agência de marketing digital que pode te ajudar com as melhores soluções! No nosso blog, já falamos sobre usabilidade, experiência do usuário, o que faz um analista de conteúdo, como começar um blog e muito mais. Agora, se sua intenção é contratar os nossos serviços e quem sabe alcançar um featured snippet, entre em contato agora mesmo!