O BBB 2021 trouxe a tona um grande debate nas redes sociais sobre a cultura do cancelamento. Isso ocorreu por conta, principalmente, das atitudes tomadas pela cantora Karol Conká no programa. Por conta de ações e falas ditas dentro da casa, ela perdeu uma parcela de seus seguidores no instagram e patrocinadores. Todavia, esta cultura não afeta somente personalidades públicas, mas também grandes e pequenas empresas.
Ficou curioso para saber como a cultura do cancelamento afeta as empresas? Confira este artigo que a Trii preparou sobre o assunto. Desejamos uma ótima leitura!
O que é a cultura do cancelamento?
A cultura do cancelamento segue o mesmo pensamento que o linchamento, porém restrita às plataformas digitais e ataques cibernéticos.
O cancelamento nada mais é que um boicote a uma marca ou pessoa que se posicione de maneira ofensiva, polêmica ou preconceituosa. Ou seja, longe da opinião mais aceita pela sociedade.
Vendo por esta perspectiva, a cultura do cancelamento parece ser inofensiva e até muito saudável, pois aponta os erros das pessoas e estimula a discussão sobre o assunto. Todavia, esse esclarecimento nem sempre é feito da maneira mais didática e saudável. Muitas vezes não há um debate para mostrar ideias e, sim, um ataque às personalidades e a terceiros. Um exemplo, é o filho da Karol Conká foi atacado nas redes sociais por conta das atitudes da mãe no BBB21.
A relação entre o cancelamento e as empresas
Como falamos anteriormente, a cultura do cancelamento não afeta só celebridades, mas também marcas. A firma Osklen é um exemplo. Ela foi “cancelada” por conta do preço da máscara que estava vendendo em suas lojas virtuais.
As empresas precisam ter um cuidado extra com a reputação e imagem uma vez que o cancelamento pode gerar boicote aos produtos e serviços.
Há várias razões pelas quais uma marca pode ser cancelada, são elas:
- um post que seja ofensivo;
- caso a empresa não se posicione rapidamente quando um blogueiro ou artista que ela patrocina seja “cancelado”;
- funcionários que reproduzem atos e palavras ofensivas usando a imagem da empresa;
- produtos da firma serem considerados nocivos pela sociedade;
- entre outros exemplos.
Como evitar o cancelamento?
O melhor a fazer é sempre evitar que a cultura do cancelamento atinja a sua marca. Para isso, é importante adotar algumas medidas que falaremos a seguir.
Converse com a sua equipe
Entre em consenso com os seus colaboradores. Peça que evitem publicar sobre assuntos polêmicos quando estiverem no ambiente de trabalho. Ou seja, solicite a eles que separem bem as opiniões pessoais do trabalho. Assim, eles terão uma orientação sobre o que deve ser feito ou não em nome da firma.
Oriente o marketing
Oriente a sua equipe de marketing sobre quais são os valores que você quer promover para a sua empresa. Além disso, também aproveite para ver qual tom de voz que a sua marca vai ter. Assim, ele será reproduzido em posts e conteúdos condizentes com o seu propósito.
Você também pode contratar uma empresa focada em marketing digital, como a Trii, uma vez que seus times que cuidam do conteúdo digital são diversificados. Assim, eles estarão sempre atentos a qualquer post que possa ser interpretado de maneira errônea ou ofensiva.
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Conte com a Trii! Somos uma agência de marketing digital e nosso time está pronto para evitar qualquer post ou conteúdo que leve ao cancelamento da sua marca. Conte com os nosso profissionais para alavancar suas redes sociais e contato virtuais com o seu cliente. E também aumentar as suas vendas. Entre em contato e saiba mais sobre os nosso serviços!
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